Cultivo e multiplicação do Lúcia lima (Aloysia triphylla)

Cultivo e multiplicação do limonete (Lúcia lima)
Nome cientificoAloysia triphylla 
Ordem: Lamiales
Família: Verbenaceae
Género: Aloysia
Época de floração: Maio-setembro
Nomes vulgares: Bela Luísa, erva luísa, doce lima, falsa erva cidreira, salva limão, cidrão, cidró, cidrilha, cedrina e verbena.

Descrição: A lúcia lima, conhecida também por limonete cujo nome cientifico é Aloysia triphylla é oriunda da América do sul e pertence à família das verbenaceae. Trata-se de um arbusto de folha caduca, que pode atingir 2 a 3 metros e sobreviver até 20 anos.
As folhas exalam um forte e agradável aroma a limão. São muito usadas e apreciadas em infusões, pela sua suavidade, agradável sensação doce ao palato e pelas suas inúmeras propriedades terapêuticas : Benefícios do Limonete (Lúcia Lima)

É usada na culinária por conferir um sabor alimonado aos pratos, sejam de peixe ou de carnes, em bebidas, molhos de saladas, compotas, etc.

Também é usada para repelir insetos, basta borrifar os locais pretendidos com uma infusão da planta, ou colocar fragmentos de limonete seco dentro de armários e gavetas.

Cultivo e cuidados da lúcia lima (Aloysia triphylla)


A lúcia lima adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que bem drenado, contudo prefere solo leve, bem arejado e alcalino.
Prefere clima quente e húmido, e uma boa exposição ao sol.
Requer podas regulares, permite manter um aspeto equilibrado e favorece o rebentamento de novos ramos. Apos a floração, a poda deve ser geral e profunda.
Embora a planta tenha alguma resistência ao frio, ela não tolera temperaturas muito baixas, quando chega aos 0º o limonete perde as folhas, embora resista até aos -10º. Se for uma planta jovem, dever ser protegida das geadas mais intensas.
Quando a Lúcia lima é cultivada em vaso, deve escolher os recipientes acima dos 30 centímetros de profundidade.
As regas devem ser regulares, mas sem deixar o solo encharcado. O excesso de água pode contribuir para o surgimento da podridão radicular. regue sempre que possível no pé, evitando molhar as folhas, especialmente nas alturas de maior calor. De modo a não favorecer o surgimento do oídio, uma doença fúngica da qual a planta é muito suscetível.

Como reproduzir a lúcia lima (Aloysia triphylla)


Floresce de Junho a Setembro, mas no nosso país, o limonete não produz sementes viáveis, como tal a propagação da planta só é possível por meio de estacas, sendo esta mais bem sucedida com material herbáceo em plena primavera/verão.

A maneira mais viável é através da mergulhia, que consiste no mergulho de um ramo da plana diretamente na terra, sem se efetuar a separação da planta mãe. A separação só se realiza depois do enraizamento do novo ramo.

Mas também é possível realizar a multiplicação da lúcia lima com estacas. Com as mão lasque um pequeno galho, mantendo o pequeno pedúnculo na base. base e retire as folhas da base. Coloque a estaca numa solução enraizante (Hormonas de enraizamento caseiras). Plante as estacas de limonete num substrato rico em matéria orgânica, deixando apenas a parte sem folhas enterrada. Mantenha a terra húmida e vaporize as estacas regularmente.

Pragas e doenças da lúcia lima (Aloysia triphylla)


A lúcia lima é suscetível ao ataque da mosca branca devido a tal, é conveniente manter a planta arejada. Para combater esta praga deve pulverizá-la com água de sabão ou com insecticidas naturais.
É propensa à podridão radicular, deve portanto evitar regas intensas, que levem ao encharcamento.
A planta também é sensível ao oídio, pelo o que se deve evitar molhar as folhas na hora da rega.

Secagem das folhas da lúcia lima (Aloysia triphylla)


Um a dois meses após a plantação, já é possível colher as folhas frescas. 
Um a dois meses após a plantação, a infusão é excelente com as folhas frescas. Tem um aroma muito agradável a limão.

As folhas devem ser colhidas de manha, assim que ficarem enxutas do orvalho e antes dos raios de sol se tornarem fortes. nestas condições as folhas vão manter o sabor mais tempo e ficam menos propensas ao mofo.
Também é importante colher as folhas antes da planta florescer, nesta fase as folhas contém mais óleos essenciais.
As folhas devem secar num local escuro e arejado, quando a secagem é bem feita as folhas desidratadas mantém o aroma durante anos.

10 comentários:

  1. Adoro essa planta, pelo seu odor forte a limão, o chá feito com as folhas é delicioso e também para outros fis quer medicinais, quer aromáticos ! 👏👏👏🍀☘🍀☘🍀☘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode me escrever onde comprar no Brasil. Está escrito no internet que é a planta nativa do América do sul mas não consigo achar nem nas lojas de chá, nem no internet! Têm nos EUA, na Europa, nas não acho no Brasil.
      Meu email n.drogalska@gmail.com

      Eliminar
  2. Obgda pelo artigo,foi de muta ajuda para mim ,amo esta planta agora sei como cuidar ,dessa vez vou tentar reproducao dela😁

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito! Só um detalhe: o nome científico é Aloysia citriodora, não Aloysia.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho essa erva mais não sabia o nome e quais eram os benefícios, muito obrigada

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso da infusão de lucia lima, pelo que gostei imenso deste texto que me ensinou muita coisa. Tenho tentado fazer estacas mas nunca consegui nenhuma olanta nova. Com o que li espero vir a ter algum êxito. Vivo em Portugal.

    ResponderEliminar