As vantagens da cinza na agricultura

As vantagens da aplicação de cinza na agricultura

Já pensou em utilizar as cinzas de madeira da sua lareira, para fornecer nutrientes à sua horta e ao seu jardim?
As cinzas que resultam da combustão das madeiras das nossas lareiras tem diversas utilidades, sendo um excelente recurso para a agricultura. São um fertilizante perfeito em termos de proporções, à exceção do azoto. São uma notável fonte macro nutrientes tais como o potássio e o fosforo, mas também incluem cálcio, magnésio e algum enxofre, boro, contém vestígios de ferro, manganês, zinco, cobre, sódio e molibdénio. Acrescentam nutrientes essenciais ao desenvolvimento equilibrado das plantas, sem se apresentarem poluentes ou contaminantes.

Como reutilizar cinzas na agricultura


A aplicação de cinzas minimiza os custos de produção, reduz a aplicação de adubos químicos, aumenta o teor de matéria orgânica no solo e favorece a microbiologia do mesmo. Deste modo contribuí para um planeta mais saudável e uma alimentação mais sã.

Age como um corretor de solo, contribui para a redução da acidez do solo. As cinzas contém carbonato de cálcio e pode ser usado como substituto da cal, com a vantagem de atuarem mais rápido, devido ao tamanho diminuto das suas partículas..

Usada sob a forma de calda juntamente com cal  têm um efeito repelente e protetor das plantas. Leia também: Como preparar a água de cinza e cal

As cinzas de madeira podem ser adicionadas à pilha de compostagem, enriquecendo-a principalmente com potássio. Contudo devem-se usar com moderação devido ao seu elevado PH.

Benefícios da cinza na agricultura


  • Têm um efeito protetor sobre as plantas, torna as plantas mais fortes, permitindo que elas fiquem mais resistentes a pragas e fungos.
  • Nutre e torna as frutas mais doces, devido ao seu alto teor em potássio. Este componente também aumenta a resistência das plantas a fatores externos.
  • Têm ação repelente, colocada ao redor das plantas afugenta caracóis e lesmas. Polvilhada sobre as plantas repele coelhos.
  • Corrige solos ácidos, devem ser usadas com precaução em solos alcalinos.
  • Polvilhar as plantas nas noites frias com geada, ajuda-as a resistir melhor ao frio.
  • Ajudam a prevenir ataques de brocas nas árvores, para tal fazer uma pasta e pincelar o tronco da árvore.

Plantas que gostam de cinzas de madeira


As cinzas de madeira contém uma grande percentagem de carbonato de cálcio, portanto as plantas que apreciam solos calcários ou ligeiramente calcários, são as que mais vão beneficiar.
Plantas que beneficiam com a adição de cinza: A macieira, o tomateiro, alface, couve flor, cenoura, batatas, couve repolho, couve bruxelas, brócolos, aipo, alho, espinafres, entre outras.

A maioria das árvores de fruto beneficia com a adição de cinza, desde que seja aplicada com moderação. Espalhe cerca de 1 a duas pazadas de cinzas à volta do tronco das árvores, passe levemente um ancinho. Além de outras vantagens , as cinzas são ricas em potássio e vão influenciar positivamente a doçura dos frutos.

O uso de cinza em plantas que apreciam solos ácido deve ser restrito. Plantas acidófilas: Mirtilos, pinheiros, azáleas, rododendros, gardênias, crótons, ixoras.

Precauções com a cinza de madeira


Aplique apenas as cinzas obtidas da combustão de madeira não tratada. Não utilize briquetes ou outros produtos comerciais que se usam para acender as lareiras. Evite as cinzas de carvão, que contenham sal e restos de gorduras.

As cinzas obtidas da combustão de madeira de carvalho e plátano, apresentam um concentração maior de nutrientes em relação às outras. 

35 comentários:

  1. Essa matéria foi ótima para que eu me decidir em utilizar cinzas em minha horta sem agrotóxicos. Estou com uma plantação de quiabos e vou começar uma de pimenta de cheiro. Obrigado pela dica! Visite meu blog: olericulturafenix.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As cinzas eu pego das fogueiras de São João

      Eliminar
    2. Exelemte publicaçao muito útil... ✨👀✨

      Eliminar
    3. Ótimas dicas com relevância para o pequeno agricultor

      Eliminar
  2. Fico feliz que tenha gostado, eu tenho muito bons resultados com a cinza.
    Já estou visitando seu blog e acho-o muito interessante, parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Ahhhhh...trabalho com festas em meu sítio e não vou jogar + jogar fora as cinzas da churrasqueira pq vou utilizar em volta das minhas plantas, afugentando bichinhos indesejáveis...VLW...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faca isso, pois as cinzas da churrasqueira contei gordura que reslinga da carne.

      Eliminar
    2. Pelo visto não leu toda matéria ou não entendeu, cinza de churrasqueira não pode usar nas plantas por causa do sal e da gordura

      Eliminar
    3. eu pego cinzas em pedarias sem custo nenhum. Minhas plantas agradecem

      Eliminar
    4. Minha vizinha usa somente as de churrasqueira e toda a horta dela cresce maravilhosa sem adição d químicos

      Eliminar
  4. A cinza funciona no lugar do calcário obrigado

    ResponderEliminar
  5. Ótima matéria tudo que precisava saber!

    ResponderEliminar
  6. Me ajudou muito,sempre tive duvidas na utilização. Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Fiquei nuito feliz em saber sobre o pode que a cinza exerce sobre as plantas.parabens por esta materia tão valiosa.
    Meu cunhado fez esta esperiencia e notamos uma grande diferença ,as plantas estavam sem vida,derrepente começou a sair brotos por todos os galhos ficamos muito animados com
    estas informações muito obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Cinza de papel pode ser utilizada nas plantas?

    ResponderEliminar

  9. Grupo no WhatsApp sobre morangos

    https://chat.whatsapp.com/L9gRedG7MA87h7cX6Fp23Y

    ResponderEliminar
  10. Tenho um coqueiro posso colocar a cinza. Posso está utilizando a cinza uma vez por mês no meu coqueiro e outras plantas que tenho no quintal?

    ResponderEliminar
  11. Por isto que a plantação em coivara funciona tão bem.

    ResponderEliminar
  12. ola posso colocar em rosas do dezerto????

    ResponderEliminar
  13. Posso usar cinza da maconha estragada? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  14. Desde criança via minha mãe usar cinza na horta não sabia exatamente como usar hoje estou com 62 anos obrigada por está matéria me levou mto longe.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. boa noite, será que posso usar as cinzas da queimada de pasto e mato seco no terreno onde vou plantar relva, e como o devo fazer?

    ResponderEliminar
  17. Utilizei para plantar alguns pés de jiló,agora vou confiante,aguardar os resultados. Amei a matéria!

    ResponderEliminar
  18. Gostaria muito de fazer um trabalho de fim de curso sobre a utilização do carvão na cultura da batata, mas gostaria de saber como podem me ajudar para formular um tema a respeito disso..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este artigo pode ser muito benefico para as regioes onde tem restos de madeira de serracoes que esta sendo queimado em especial em Mocambique.

      Eliminar