Cultivo da beterraba vermelha

Sementeira e Cultivo da beterraba vermelha


beterraba vermelha (Beta vulgaris)é um legume muito apreciado pelo valor nutricional, pelas suas propriedades e benefícios para a saúde. Leia mais sobre: Benefícios da beterraba vermelha. A maioria dos cultivares apresenta tonalidades avermelhadas, mas também existem beterrabas de tonalidade amarela e alaranjada.

Cultivo e manejo das beterrabas vermelhas


A beterraba é uma planta é de fácil cultivo, aprecia um clima temperado e húmido. Pode cultivar-se durante todo o ano, quando devidamente protegidas.
Cresce em quase todos os terrenos, embora prefira um solo fértil e com boa drenagem, com pH situado entre os 6 e os 7,5.
Requer uma boa exposição solar, com algumas horas de sol direto.

Sementeira da beterraba vermelha

Cada semente de beterraba vermelha é na realidade um cacho de várias sementes dentro do granulo, sendo por isso importante executar a sementeira de um modo ralo. A germinação da semente demora em média entre 2 a 3 semanas conforme as condições ambientais.
Semear em blocos de terra a 2,5 cm de profundidade, quando já não houver riscos de geada.

Transplante da beterraba vermelha

O transplante da planta dá-se 30 a 40 dias depois da sementeira, quando a planta atinge em média os 5 cm de altura.
Plantam-se em fileiras com uma distancia aproximada a 30 cm.

Pragas e doenças da beterraba vermelha

Os pássaros e as lesmas são as principais pragas desta planta .
Esta cultura é sensível ao boro e a outras carências minerais, facilmente ultrapassáveis com boas estrumações.

Cuidados posteriores

A beterraba vermelha necessita de uma rega regular sem contudo encharcar. Se passar sede e de seguida for regada abundantemente as raízes podem gretar.
Mantenha as raízes cobertas, quando elas ficam expostas tendem a endurecer. Cubra-as com terra ou palha.
Os adubos ricos em azoto provocam o desenvolvimento exagerado das folhas em detrimento das raízes.
Controlar as ervas daninhas, fazendo mondas para evitar que estas entrem em competição com as beterrabas.
Quando houver ameaças de geada convém cobri-las com palha.

Colheita e conservação da beterraba vermelha

Entre a sementeira e a colheita decorrem 3 a 4 meses até alcançarem o tamanho ideal.
Devem-se arrancar à medida das necessidades, contudo quando a colheita é muito atrasada, elas tendem a ficar fibrosas.

Recolha as raízes das beterrabas antes das primeiras ocorrências de geadas severas. Guarde-as em caixas de areia ou turfa ligeiramente humedecidas e protegidas.

Cultivo dos brócolos

Cultivo e plantação dos brócolos

Os brócolos são vegetais crucíferos, pertencem à  família das Brassicaceae e a espécie Brassica Oleraceae. São de origem Europeia, mas o seu cultivo alargou-se aos quatro cantos do mundo, destacam-se pelo seu valor nutritivo e pelo facto de serem muito saudáveis. (Benefícios dos brócolos).
Produzem colheitas abundantes durante todo o ano, porém os meses mais frios produzem brócolos mais doces e agradáveis.
Por norma 10 a 15 plantas são suficientes para alimentar uma família de 4 pessoas por uma temporada. Um intervalo de 3 a 4 semanas entre as plantações é o suficiente para garantir o stock de brócolos em casa.

Características e exigências dos brócolos


Preferem solos areno-argilosos, ricos em matéria orgânica, com boa drenagem e o pH entre os 6 e os 7. São exigentes em Boro e molibdénio.
Os brócolos suportam as geadas matinais e temperaturas diurnas entre os 10º e os 20º. Algumas variedades não suportam temperaturas acima dos 26º.

Sementeira e plantação dos brócolos


Antes da sementeira é importante escolher as sementes das variedades indicadas à estação do ano.

Directamente na terra: Efectuar uma sementeira rala em sulcos pouco profundos. Desbastar quando necessário de modo a deixar as plantinhas a uma distancia aproximada de 2,5 cm entre si.
Regar com regularidade de modo a encorajar o crescimento e o vigor das plantas.

Bandejas ou vasinhos: Esta será a opção mais fácil e prática, facilita o transplante e garante maior sucesso na pega.

O transplante faz-se aproximadamente 30 a 35 dias após a sementeira ou quando a planta apresentar 4 a 6 folhas. Preferencialmente deve ser feito ao fim da tarde, com o solo bem irrigado.

Para calcular o espaçamento deve ter em conta que quanto maior for a distancia , maior serão as cabeças de brócolos. Contudo a planta produzirá mais rápido em espaços menores, desde que seja respeitado o espaçamento mínimo de 30 x 60 cm.

Tratos culturais dos brócolos


O brócolo é exigente em água, é aconselhada uma rega regular durante o seu desenvolvimento, porem sem encharcar.
Convém fazer um alporque, ou seja depositar terra sobre os pés dos brócolos.
Controlar as ervas daninhas de modo a prevenir a competição de nutrientes.
Em altura de geadas muito severas, dobrar uma folha da planta sobre a cabeça do brócolo.

Os brócolos tal com toda a família das couves pode sofrer da hérnia da couve, uma doença que aparece normalmente em terrenos pesados e húmidos e e que afecta principalmente a raiz.
As lagartas, a mosca da couve e os pulgões são três pragas habituais das couves, o controle poderá ser feito com Produtos naturais.

Colheita dos brócolos


A colheita dá-se 4 a 5 meses após a sementeira, dependendo da variedade, da região e das condições climáticas.
Cortar a primeira cabeça floral, depois à medida que se vão desenvolvendo, cortam-se os rebentos laterais. Devem-se colher com regularidade e antes que as flores fiquem abertas.

Podem se conservar entre 4 a 5 dias no frigorífico, protegidos com uma película plástica.
Também se podem congelar. Escaldam-se 3 minutos, passam-se por água fria, escorem-se e congelam-se.

Adubos Orgânicos

Utilidades dos adubos organicos

Os melhores adubos para as nossas plantas


Os adubos orgânicos possibilitam manter equilíbrio natural do solo, favorecem a vida dos microrganismos, melhoram a estrutura do solo, aumentam a capacidade de retenção de água e tornam os solos mais permeáveis.

Cinzas da madeira:

As cinzas da madeira são ricas em potássio, em fosforo, elementos que favorecem a floração e aumentam a resistência da planta. São ainda ricas em cálcio e oligoelementos. As cinzas de madeira e suas aplicações

Terriço das folhas

A decomposição das folhas que as árvores perdem, é ideal para misturar com a terra, no jardim ou nos vasos, é um ótimo adubo na fomentação dos microrganismos do solo. Em cobertura é muito útil na prevenção de ervas daninha e no atraso da evaporação de água do solo.

Borras de café:

Geralmente as pessoas desconhecem os benefícios das borras de café e jogam-nas fora. (Fertilizante de borras de café com casca de ovo).
É um excelente adubo orgânico, rico em nitrogênio por ser ácido é ótimo para fertilizar plantas que gostam do PH baixo, como azáleas (Cultivo das azáleas), camélias, rododendros, entre outras.

Composto orgânico

De entre todos os adubos orgânicos é o que têm mais nutrientes. Trata-se de composto orgânico feito com vários tipos de desperdícios.
Do jardim e da horta: ervas daninhas sem sementes, restos de relva, folhas, palha, flores murchas e ramos podados, etc.
Da cozinha: borras de café, cascas de ovo, cinzas, papéis, sacos de chá, etc.

Adubos verdes

Consiste na sementeira de plantas, que depois são trituradas e incorporadas à terra Todas as plantas servem como adubo verde, embora as mais utilizada sejam as leguminosas (tremoceiro, ervilhaca, os trevos, etc). O facto das leguminosas serem as mais utilizadas, deve-se à sua associação com a bactéria “Rhizobium”, que se fixa nas suas raízes e conseguem retirar o nitrogênio do ar. Um macronutriente (N), essencial ao crescimento das plantas. Esta prática além de incrementar a fertilidade do solo, evita a sua erosão e a invasão das ervas daninhas.

Casca de banana:

A casca da banana é muito rica nos elementos minerais potássio (K) e magnésio (Mg).
Devem-se triturar ou cortar em tiras finas e aplicar na cova de plantação, ou juntá-las à compostagem e desta forma enriquecer o adubo final com os seus minerais.

Sumos de fruta:

Sumos de fruta passados, não se devem desperdiçar. Juntos com a água de rega são um ótimo fertilizante.

Meios naturais para controlar pragas

Meios naturais no controle de pragas

Poucas plantas se encontram a salvo das pragas, em poucos dias elas podem dizimar uma plantação. Veja aqui abaixo alguns truques caseiros para proteger a sua horta, sem recurso a químicos e sem prejudicar o ambiente.

Controlar pulgões, mosca branca e ácaros


Para manter os pulgões, a mosca branca e os ácaros afastados das nossas plantas, podemos recorrer a um insecticida biológico à base de cebola e alho.
Tritura-se um dente de alho com a pele, três cebolas com a pele, três malaguetas frescas e um copo de água fria. Deixa-se repousar esta mistura durante uma noite. No dia seguinte passa-se o preparado por um filtro, dilui-se em 4 litros de água e pulveriza-se as plantas afetadas.

Afastar as lagartas, repelindo as borboletas


Aplicar uma  infusão de boldonas fases de maior risco, repetir a operação de 2 em 2 dias.  Esta infusão têm a particularidade de afastar as borboletas, impedindo-as de fazer a postura dos ovos nas plantas. Quando o ataque de lagartas ocorre só em algumas plantas, pode optar pela catação manual das mesmas e dos ovos.

Eliminar caracóis e lesmas


As vitimas favoritas das lesmas e caracóis, são os rebentos tenros, as pequenas plantas e as folhas carnosas.
Para controlar estas pragas sem recorrer a pesticidas, polvilhamos no solo à volta da planta, cinza ou casca de ovo bastante triturada.
Poderemos também recorrer ao leite e à cerveja, que são substancias atrativas. Enchemos um recipiente baixo com um destes líquidos e coloca-se no solo perto das plantas. Os caracóis e as lesmas caem no seu interior e afogam-se. Saiba que o leite têm outas funções na horta, veja aqui quais: Leite de vaca no tratamento das plantas

Malaguetas para controlar os pulgões


Por norma os pulgões surgem em tempo seco e quente, por tal deve dar preferência a irrigação por aspersão.
Aplicar um preparado à base de malagueta. Colocar malaguetas num recipiente, cobri-las com álcool e deixá-las em repouso por 3 dias. Pulverizar as plantas com esta mistura, à razão de uma colher de sopa por litro de água. Deve esperar 12 dias para fazer a colheita, para minimizar o sabor da malagueta.

Folhas de tomateiro contra pulgões


As folhas do tomateiro têm um efeito insecticida que atua em várias pragas, incluindo estes insectos.
Ferver cerca de 200 gr de folhas de tomateiro  1/2 litro de água. Deixar arrefecer, coar e diluir em 2 litros de água. Pulverizar as plantas afetadas com esta solução. Veja aqui todos os pormenores: Calda inseticida de tomateiro

Eliminar as pragas do solo


Normalmente as pragas do solo atuam durante a noite, roendo raízes, caules e folhas das plantas mais jovens.
Para atrair as lagartas, deve enterrar pedaços de batata ou de cenouras entre as plantas. Para ser mais fácil reconhecer a localização, pode espetar estes pedaços com pauzinhos de espetadas. Depois estas pragas são recolhidas à mão.

Controlar os fungos


Os fungos surgem quando há um teor de humidade alto,associada a uma temperatura confortável.
É essencial uma boa drenagem, manter as plantas arejadas, revolver a terra de vez em quando e na hora de regar ter o cuidado de não encharcar.
Faça um litro de chá de camomila, deixe arrefecer e junte uma colher de sopa de vinagre. Borrife as plantas com esta solução.

Controlar as bichas cadela


Estes insectos causam alguns prejuízos mas também trazem benéficos à nossa horta, portanto não convém aplicar fitossanitários. As bichas cadela têm por hábito comer de noite e esconderem-se durante o dia. Devoram pétalas e flores.
Para as apanhar podemos colocar vasos cheios de palha invertidos, onde elas se vão esconder e assim serão facilmente apanhadas.

Controlar as lagartas


Picar uma cabeça de alho e uma cabeça de cebola com pele, misturar uma colher de pimenta e 1,8 litros de água. Levar esta mistura a ferver 20 minutos quando arrefecer tapar e guardar durante 6 semanas.
Depois filtra-se o preparado e dilui-se à razão de uma colher de sopa em 600 ml de água. Borrifam-se as plantas atacadas, com esta mistura.

Afastar formigas


Espalhar borras de café por cima dos formigueiros. As formigas não gostam do cheiro do café, nem da sua acidez. Seja persistente e ao fim de uma semana, a maioria das formigas já foram procurar outro lugar. Veja aqui mais dicas: 12 maneiras de afastar formigas sem pesticidas

Afastar gatos da horta


Estes nossos amigos não são pragas mas estragam as sementeiras, as plantações e os troncos das árvores novas. Para os afastar vamos espalhar cascas de laranja pelo terreno.

Sabão contra pulgões, lagartas cochonilhas e piolho


Cortar 100 gr de sabão em pedaços pequenos, leva-los ao lume com 1 litro de água, até dissolverem. Deixar arrefecer e pulverizar as plantas com esta mistura.