Repelentes caseiros

Veja como preparar 5 repelentes caseiros fáceis e eficazes, contra vários tipos de insectos. São económicos e não agridem o ambiente.

1- Repelente caseiro contra melgas, mosquitos, formigas e pulgas.


O cravo da índia é rico em óleos essenciais responsáveis pelo odor que afugenta estes insectos. Este repelente não é indicado para crianças com idades inferiores a 3 anos.
  • 500 ml de álcool
  • 100 ml de óleo de amêndoas doces
  • 10 gr de cravo da india
Verter o álcool num frasco de vidro e acrescentar os cravos da índia. Deixar a macerar durante 5 dias em local escuro e mexer duas vezes por dia. Ao fim deste tempo juntar o óleo e agitar e fica assim pronto a usar.
O óleo de amêndoas doces pode ser substituído por outro óleo essencial com características idênticas.

2- Repelente caseiro para combater formigas


  • 35 gr de borato de sódio
  • 8 gr de folhas secas de hortelã pimenta
  • 40 gr de pimenta caiena em pó
Misturar todos os ingredientes e aplicar no trajecto das formigas e nas zonas invadidas. (Outras soluções contra as formigas)

3- Repelente caseiro contra moscas, mosquitos, pulgas e formigas


  • 500 ml de água
  • 125 ml de álcool
  • 50 gr de folhas secas de arruda
Misturar todos os ingredientes e passar a varinha mágica.
Coar a mistura e usar num borrifador.
Usar como um insecticida normal, também pode ser usado para afastar as pulgas dos animais.

4- Repelente caseiro contra mosquitos e moscas


O cravo da índia tem propriedades que irritam os insectos, que em contacto com os cítricos ficam mais evidenciadas.
  • 1 laranja ou limão
  • 10 gr de cravo da india
Cortar a laranja ou limão ao meio. Espetar os cravos da índia na parte interna da fruta e colocar nas zonas pretendidas.

5- Repelente caseiro contra aranhiço vermelho e afídeos


  • 1 cebola
  • A mesma quantidade de água da cebola
Picar a cebola na trituradora e acrescentar a mesma quantidade de água quente à mesma proporção.
Deixar arrefecer, coar o preparado e usar num borrifador.
Pulverizar as plantas de forma preventiva.

Repelentes de pulgas caseiros

Repelente de pulgas caseiros de cães

As pulgas e outros parasitas tendem a atacar animais com a imunidade baixa, portanto o primeiro passo é controlar a saúde do animal.
Estes insetos provocam uma comichão constante nos nossos cães, sugam-lhes o sangue provocam doenças como a dermatites alérgicas e transmitem viroses, vermes e doenças causadas por bactérias.

Repelentes de pulgas ecológicos para os cães


Com componentes acessíveis, baratos e sem contra indicações é possível combater estes parasitas e mantém-los afastados.
Acrescentar uma colher de vinagre de cidra na água do bebedouro do cão, à razão de uma colher de sopa para 4 litros de água, ajuda a manter as pulgas e carrapatos afastados.
A proteção dos nossos animais também poderá começar a nível interno com levedura de cerveja. Ela mantém o animal saudável ao fornecer-lhe vitaminas do complexo B e ao manter-lhes a flora intestinal equilibrada. Além disso ela irradia um odor no corpo do animal que é desagradável ás pulgas e aos carrapatos. Poderá mistura-la na ração dos animais, aproximadamente uma colher de sobremesa ou uma colher de sopa para cães de grande porte.


Repelente de pulgas com erva cidreira


Deve-se pulverizar os animais 2 vezes por semana e ter atenção de afastar a mistura dos olhos, nariz e ouvidos.
➢100 ml de álcool
➢1000 ml de água
➢Erva cidreira
➢Meia colher de sal grosso
Preparação: Verta o álcool num frasco, acrescente a erva cidreira picada de modo a ocupar metade do volume do álcool. Fechar o frasco e deixar a macerar 24 horas. A ideia é o álcool extrair os princípios ativos da erva cidreira.
Findo este prazo, deve-se coar a mistura, acrescentar a água e o sal.

Repelente de vinagre


Esta mistura é indicada para passar no corpo do cão, após o banho e secagem. Também é muito útil para usar no balde da esfregona e passar na casa.
➢ 2 colheres de sopa de vinagre branco
➢ 1 colher de sopa de álcool
➢ 1 litro de água
Preparação: Misturar todos os ingredientes e usar num borrifador, afastar do rosto do cahoro.

Repelente de pulgas de cravos da índia


Este repelente também é útil contra caraças. Deve-se ser usado nas superficies pretendidas e em animais limpos e secos. Ter atenção em não atingir os olhos, nariz e os olhos do cachoro. Não se deve abusar deste repelente nem aumentar a dose de cânfora, porque esta também têm os seus efeitos colaterais.
➢1 litro de álcool
➢30 pedras de cânfora
➢10 gr de cravo da índia
➢1 copo de vinagre branco
Preparação: Misturar todos os ingredientes num frasco ou garrafa. Deixar em infusão 24 horas. Findo o tempo coar o preparado e usa-lo num borrifador. 


Repelente de alho


O alho é um ótimo repelente natural contra estes parasitas. O alho contém subtancias que podem provocar anemia nos cães, quando ingerido. Contudo esta condição verifica-se apenas quando o alho é ingerido em excesso.
➢ 2 dentes de alho
➢ 100 ml de óleo de cozinha
Preparação: Esmagar alguns dentes de alho e acrescentar óleo de cozinha. Passar no corpo do animal. Deixar atuar alguns minutos e passar por água. Afastar dos olhos e do nariz do cachoro.

Chorume de urtiga

Como fazer chorume de urtiga

A urtiga (Urtica dioica) é uma infestante que surge em zonas húmidas e ricas em matéria orgânica. Apesar de menosprezada ela guarda em si grandes virtudes, têm propriedades medicinais  já bastante conhecidas (benefícios das urtigas)  e oferece inúmeras aplicações na agricultura. 

O chorume de urtiga é um líquido concentrado obtida através do processo de maceração e fermentação destas plantas ao longo de vários dias. É um auxiliar precioso para as nossas hortas, atua como ativador de composto, têm ação fertilizante, fungicida, fortificante, inseticida e repulsiva contra afídeos, ácaros vermelhos e amarelos, têm ação repulsiva contra afídeos e ácaros e ação fungicida.



Vantagens do uso das urtiga na horta


O chorume de urtigas é totalmente natural, não deixa resíduos e pode ser usado durante todo o ano. É um precioso aliado da agricultura biológica, ajuda a tratar as plantas e a combater pragas. O seu modo de atuação baseia-se no fortalecimento das plantas, tornando-as mais resistentes a determinadas pragas e doenças, principalmente as que são causadas por fungos, designadamente o míldio e oídio.

Como fertilizante é uma mais valia, têm alto teor em azoto, silício, ferro e ainda é rico ,potássio, magnésio e micronutrientes. Estimula o crescimento das plantas e fortalece-as  e protege-as contra várias doenças. Possui  ação inseticida contra afídeos, pulgões e ácaros. Além disso é um excelente dinamizador do solo e estimular a flora microbiana. Pode ser usado via foliar ou na rega das plantas.


Como fazer chorume de urtiga


A parte mais complicada na preparação do chorume é a apanha das urtigas, como tal, recomenda-se o uso de luvas, calças grossas e mangas compridas, de modo a prevenir irritações na pele.
Depois da colheita, corte aproximadamente 1 Kg de urtigas e coloque-as dentro de um saco de ráfia.
Introduza o saco num recipiente de plástico com 10 Lt de água, coloque uma pedra por cima. Não utilize recipientes de metal.
Coloque o recipiente à sombra, terá de escolher um local o mais afastado de casa possível, a fermentação do preparado vai libertar um odor bastante desagradável.
O processo de fermentação do chorume de urtiga é lento, começa quando começam a surgir bolhas à superfície e acaba quando essas bolhas terminam. Geralmente demora sempre acima de uma semana, a duração depende das condições ambientais, o frio atrasa e o calor acelera o processo.

Como armazenar o chorume de urtigas


Após o processo da fermentação, a preparação começa a alterar-se e deve ser guardada de imediato. Quando o chorume de urtiga estiver pronto, começa a etapa mais chata e desagradável, mexer na mistura mal cheirosa. Retire a pedra e o saco com os resíduos das urtigas. Coe a solução e verta-a com a ajuda de um funil para um garrafão ou garrafa, conforme a quantidade. O chorume deve ficar o mais limpo possível, não devem ficar vestígios da planta, estes podem deteriorar, alterar a qualidade e durabilidade do chorume.
Aproveite os restos de urtigas para enriquecer a pilha de compostagem.
Guarde num lugar fresco ao abrigo da luz, nestas condições o preparado de urtigas pode ser guardado durante vários meses.

Como aplicar e utilizar o chorume ou calda de urtigas


➢ Como estimulante foliar: Usa-se à razão de 1 litro de chorume para 10 litros de água. Deve ser pulverizado diretamente sobre as plantas afetadas, entre duas vezes por semana a uma vez a cada duas semanas, dependendo das necessidades.

➢ Para estimular as raízes: Deve ser aplicado à razão de 2 litros de chorume para 10 litros de água. Deve aplicado no solo, com ajuda de um regador com o cuidado de não molhar as folhas. Pode ser aplicado semanalmente ou uma vez a cada duas semanas, dependendo das necessidades.

➢ Como inseticida: Aplique-o puro após uma maceração de apenas 12 horas. Pulverize toda a superfície das plantas atacadas.

➢ Como fungicida: Aplique-o no modo preventivo à ração de 1 litro de chorume para 1o0 litros de água.

➢ Estimular a germinação das sementes: mergulhe as sementes numa solução de 1 dl de chorume em 1 litro de água, por um máximo de 30 minutos.

Curiosidade: A urtiga também é usada por alguns povos no tratamento de aves, principalmente perus, com a finalidade os fortalecer. A técnica consiste em cozer as urtigas e mistura-las com os farelos ou ração.

Se procura soluções com efeitos insecticidas e fungicidas veja também: Calda de cavalinha contra doenças fúngicas e insectos

Cultivo e multiplicação do Lúcia lima (Aloysia triphylla)

Cultivo e multiplicação do limonete (Lúcia lima)
Nome cientificoAloysia triphylla 
Ordem: Lamiales
Família: Verbenaceae
Género: Aloysia
Época de floração: Maio-setembro
Nomes vulgares: Bela Luísa, erva luísa, doce lima, falsa erva cidreira, salva limão, cidrão, cidró, cidrilha, cedrina e verbena.

Descrição: A lúcia lima, conhecida também por limonete cujo nome cientifico é Aloysia triphylla é oriunda da América do sul e pertence à família das verbenaceae. Trata-se de um arbusto de folha caduca, que pode atingir 2 a 3 metros e sobreviver até 20 anos.
As folhas exalam um forte e agradável aroma a limão. São muito usadas e apreciadas em infusões, pela sua suavidade, agradável sensação doce ao palato e pelas suas inúmeras propriedades terapêuticas : Benefícios do Limonete (Lúcia Lima)

É usada na culinária por conferir um sabor alimonado aos pratos, sejam de peixe ou de carnes, em bebidas, molhos de saladas, compotas, etc.

Também é usada para repelir insetos, basta borrifar os locais pretendidos com uma infusão da planta, ou colocar fragmentos de limonete seco dentro de armários e gavetas.

Cultivo e cuidados da lúcia lima (Aloysia triphylla)


A lúcia lima adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que bem drenado, contudo prefere solo leve, bem arejado e alcalino.
Prefere clima quente e húmido, e uma boa exposição ao sol.
Requer podas regulares, permite manter um aspeto equilibrado e favorece o rebentamento de novos ramos. Apos a floração, a poda deve ser geral e profunda.
Embora a planta tenha alguma resistência ao frio, ela não tolera temperaturas muito baixas, quando chega aos 0º o limonete perde as folhas, embora resista até aos -10º. Se for uma planta jovem, dever ser protegida das geadas mais intensas.
Quando a Lúcia lima é cultivada em vaso, deve escolher os recipientes acima dos 30 centímetros de profundidade.
As regas devem ser regulares, mas sem deixar o solo encharcado. O excesso de água pode contribuir para o surgimento da podridão radicular. regue sempre que possível no pé, evitando molhar as folhas, especialmente nas alturas de maior calor. De modo a não favorecer o surgimento do oídio, uma doença fúngica da qual a planta é muito suscetível.

Como reproduzir a lúcia lima (Aloysia triphylla)


Floresce de Junho a Setembro, mas no nosso país, o limonete não produz sementes viáveis, como tal a propagação da planta só é possível por meio de estacas, sendo esta mais bem sucedida com material herbáceo em plena primavera/verão.

A maneira mais viável é através da mergulhia, que consiste no mergulho de um ramo da plana diretamente na terra, sem se efetuar a separação da planta mãe. A separação só se realiza depois do enraizamento do novo ramo.

Mas também é possível realizar a multiplicação da lúcia lima com estacas. Com as mão lasque um pequeno galho, mantendo o pequeno pedúnculo na base. base e retire as folhas da base. Coloque a estaca numa solução enraizante (Hormonas de enraizamento caseiras). Plante as estacas de limonete num substrato rico em matéria orgânica, deixando apenas a parte sem folhas enterrada. Mantenha a terra húmida e vaporize as estacas regularmente.

Pragas e doenças da lúcia lima (Aloysia triphylla)


A lúcia lima é suscetível ao ataque da mosca branca devido a tal, é conveniente manter a planta arejada. Para combater esta praga deve pulverizá-la com água de sabão ou com insecticidas naturais.
É propensa à podridão radicular, deve portanto evitar regas intensas, que levem ao encharcamento.
A planta também é sensível ao oídio, pelo o que se deve evitar molhar as folhas na hora da rega.

Secagem das folhas da lúcia lima (Aloysia triphylla)


Um a dois meses após a plantação, já é possível colher as folhas frescas. 
Um a dois meses após a plantação, a infusão é excelente com as folhas frescas. Tem um aroma muito agradável a limão.

As folhas devem ser colhidas de manha, assim que ficarem enxutas do orvalho e antes dos raios de sol se tornarem fortes. nestas condições as folhas vão manter o sabor mais tempo e ficam menos propensas ao mofo.
Também é importante colher as folhas antes da planta florescer, nesta fase as folhas contém mais óleos essenciais.
As folhas devem secar num local escuro e arejado, quando a secagem é bem feita as folhas desidratadas mantém o aroma durante anos.