Cultivo do agrião

Cultivo do agrião

Cultivo e características do agrião


O  agrião Nasturtium Officinale é uma planta rústica e resistente que atinge de 10 a 20 centímetros. É uma planta herbácea perene, semi aquática, fácil de cultivar. É um  legume de folhas ovais de um verde forte com muitas vantagens para a saúde (Benefícios do agrião). Trata-se de um vegetal com um sabor picante muito apreciado em saladas, sandes, sopas e ultimamente entrou na nova moda dos sumos detox.

Onde plantar o agrião de água 


Gosta de solos húmidos e frescos, argilosos ricos em matéria orgânica, com o PH entre os 6 e os 6,8
Aprecia climas amenos, com temperaturas noturnas situadas entre os 12 e os 20 graus.
Os canteiros devem ser fertilizados com composto bem curtido, tendo em atenção que o estrume mal concebido pode ser um vector de parasitas em conjunto com as águas estagnadas.

Sementeira e plantação do agrião


O agrião poder ser semeado em canteiros ou cuvetes para posterior plantação , ou pode ser semeado diretamente no local definitivo.
A semente deve ser enterrada a uma profundidade de 0,5 centímetros.
Para uma boa germinação a terra deve ser mantida sempre húmida.
O espaçamento entre as plantas deve ser de 20 a 25 centímetros.
Também é possível a sua multiplicação por meio de  de estacas.

Tratos culturais do agrião


Quando a plantação do agrião é feita em valas ou outra zonas inundadas deve-se ter especial atenção a evitar águas estagnadas.
Na plantação em canteiros deve-se ter o cuidado de fazer regas frequentes, de forma a nunca deixar a terra secar e manter o solo encharcado.
Fazer o controle de ervas daninhas para evitar a concorrência com as plantas.
A colheita do agrião dá-se normalmente 60 a 80 dias após a sementeira.

Curiosidades do agrião Nasturtium Officinale


O agrião não se fica apenas pela alimentação humana, também são dados aos animais. Há quem forneça agriões aos pintos nos primeiros dias de vida, alegando que crescem mais fortes e saudáveis.

Nomes populares: Agrião aquático, agrião da água, mastruço dos rios, rabaça dos rios, agrião da ribeira, agrião das fontes, cardamia jontana, cresson (francês), water-cress (inglês), crescione (italiano).

Foto pixabay

Lepra nos coelhos

Prevenção da lepra dos coelhos

Características e prevenção da lepra nos coelhos


A mixomatose , conhecida vulgarmente por lepra dos coelhos é uma doença transmitida por um vírus, que raramente têm cura e que leva na maioria das vezes à morte dos coelho de 4 a 8 dias. Normalmente há sempre animais que resistem à doença, encontrando-se estes numa percentagem muito reduzida.

Esta doença é altamente contagiosa, normalmente é transmitida por contacto directo ou pela picada de insectos como por exemplo o  mosquito, os ácaros, as  caraças e as pulgas. Estes insectos alimentam-se do sangue do animal e podem manter o vírus activo durante meses.
Os meses quentes e húmidos, são os mais propícios a surtos epidémicos.

Os sintomas da mixomatose, caracterizam-se por corrimento nasal que vai aumentando gradualmente, inflamação e congestão ocular  com secreção purulenta,  formação de tumores na base  das orelhas, do nariz e da boca e cabeça inchada. Com a evolução deste quadro todo o corpo acaba por ficar afectado, principalmente os órgãos genitais e o ânus.

Prevenção da mixomatose


A melhor forma de prevenir a mixomatose é a vacinação, que pode ser feita logo a partir de um mês de idade, com continuação semestral. Contudo não é totalmente eficiente.
Prevenir os mosquitos nas zonas de alojamento  é outra medida importante, que pode ser feita com garrafas mosquiteiras.


Leia mais sobre a mixomatose


Tratamento da lepra dos coelhos


Água de cinza e cal

Água de cinza e cal contra doenças e pragas

Os vantagens da água de cinza e cal nas plantas 


A água de cinza e cal é uma calda ecológica obtida a partir da mistura da cinza e da cal que actua como fertiprotetor das plantas, aumentando a sua resistência contra as doenças e contra as pragas, reduzindo significativamente a sua ocorrência.
Estes dois elementos juntos exercem um papel fundamental na resistência das plantas, contribuem na estrutura e fortalecimento das suas células e têm uma acção repelente contra as pragas.
Esta mistura contém uma quantidade significativa de macro nutrientes como cálcio, magnésio, potássio e vários tipos de micronutrientes, que estimulam a resistência das plantas contra as doenças fúngicas e bacterianas. (As vantagens da cinza na agricultura).

Como preparar a calda de cinza e cal


Coloca-se a cinza na água por 24 horas. Findo este tempo acrescenta-se a cal. Deixa-se a mistura em repouso, pelo tempo mínimo de 1 hora.
Por fim a água de cinza e cal deve ser filtrada para não entupir os pulverizadores.
Outra regra de ouro é nunca aplicar a calda pelas horas de maior calor.

Para o control de pragas: 500 gr de cinza e 500 gr de cal para 10 litros de água.
Para proporcionar resistência ás folhas: 1 Kg de cinza e 1 Kg de cal para 10 litros de água.

Pasta de cinza e cal para árvores de fruto


Outra maneira de usar este preparado passa por fazer uma pasta. Use as duas matérias na mesma proporção, ou seja 500 gr de cinza e outras 500 gramas de cal. Dilua os dois elementos em água, apenas a necessária para obter uma pasta liquida.
Pincele os troncos das árvores com esta mistura até à base dos ramos principais.
Esta prática permite tratar as formas hibernantes de algumas pragas e doenças, que se alojam na superfície lenhosa. 

As vantagens da cinza na agricultura

As vantagens da aplicação de cinza na agricultura

Já pensou em utilizar as cinzas de madeira da sua lareira, para fornecer nutrientes à sua horta e ao seu jardim?
As cinzas que resultam da combustão das madeiras das nossas lareiras tem diversas utilidades, sendo um excelente recurso para a agricultura. São um fertilizante perfeito em termos de proporções, à exceção do azoto. São uma notável fonte macro nutrientes tais como o potássio e o fosforo, mas também incluem cálcio, magnésio e algum enxofre, boro, contém vestígios de ferro, manganês, zinco, cobre, sódio e molibdénio. Acrescentam nutrientes essenciais ao desenvolvimento equilibrado das plantas, sem se apresentarem poluentes ou contaminantes.

Como reutilizar cinzas na agricultura


A aplicação de cinzas minimiza os custos de produção, reduz a aplicação de adubos químicos, aumenta o teor de matéria orgânica no solo e favorece a microbiologia do mesmo. Deste modo contribuí para um planeta mais saudável e uma alimentação mais sã.

Age como um corretor de solo, contribui para a redução da acidez do solo. As cinzas contém carbonato de cálcio e pode ser usado como substituto da cal, com a vantagem de atuarem mais rápido, devido ao tamanho diminuto das suas partículas..

Usada sob a forma de calda juntamente com cal  têm um efeito repelente e protetor das plantas. Leia também: Como preparar a água de cinza e cal

As cinzas de madeira podem ser adicionadas à pilha de compostagem, enriquecendo-a principalmente com potássio. Contudo devem-se usar com moderação devido ao seu elevado PH.

Benefícios da cinza na agricultura


  • Têm um efeito protetor sobre as plantas, torna as plantas mais fortes, permitindo que elas fiquem mais resistentes a pragas e fungos.
  • Nutre e torna as frutas mais doces, devido ao seu alto teor em potássio. Este componente também aumenta a resistência das plantas a fatores externos.
  • Têm ação repelente, colocada ao redor das plantas afugenta caracóis e lesmas. Polvilhada sobre as plantas repele coelhos.
  • Corrige solos ácidos, devem ser usadas com precaução em solos alcalinos.
  • Polvilhar as plantas nas noites frias com geada, ajuda-as a resistir melhor ao frio.
  • Ajudam a prevenir ataques de brocas nas árvores, para tal fazer uma pasta e pincelar o tronco da árvore.

Plantas que gostam de cinzas de madeira


As cinzas de madeira contém uma grande percentagem de carbonato de cálcio, portanto as plantas que apreciam solos calcários ou ligeiramente calcários, são as que mais vão beneficiar.
Plantas que beneficiam com a adição de cinza: A macieira, o tomateiro, alface, couve flor, cenoura, batatas, couve repolho, couve bruxelas, brócolos, aipo, alho, espinafres, entre outras.

A maioria das árvores de fruto beneficia com a adição de cinza, desde que seja aplicada com moderação. Espalhe cerca de 1 a duas pazadas de cinzas à volta do tronco das árvores, passe levemente um ancinho. Além de outras vantagens , as cinzas são ricas em potássio e vão influenciar positivamente a doçura dos frutos.

O uso de cinza em plantas que apreciam solos ácido deve ser restrito. Plantas acidófilas: Mirtilos, pinheiros, azáleas, rododendros, gardênias, crótons, ixoras.

Precauções com a cinza de madeira


Aplique apenas as cinzas obtidas da combustão de madeira não tratada. Não utilize briquetes ou outros produtos comerciais que se usam para acender as lareiras. Evite as cinzas de carvão, que contenham sal e restos de gorduras.

As cinzas obtidas da combustão de madeira de carvalho e plátano, apresentam um concentração maior de nutrientes em relação às outras. 

Interacção do fumo com as plantas

Interacção e vantagens do fumo nas plantas
O fumo é composto por dióxido de carbono, este gás já existem em quantidade suficiente no ar, caso contrário não existiriam plantas na terra, contudo o seu aumento estimula o desenvolvimento e crescimento das plantas, aumenta o seu vigor e resistência. O CO² torna-as mais eficazes a captar a luz solar, a água, os nutrientes e consequentemente uma melhor realização da fotossíntese.
Estudos revelaram que o aumento de dióxido de carbono pode diminuir o ataque de insectos e reduzir o desenvolvimento de larvas. Pode inclusivamente inibir algumas comunidades de fungos, o ponto negativo é  que também pode afectar as comunidades microbianas úteis.


Vantagens do fumo na estufa de hortícolas


Quando a concentração de CO² aumenta acima da média, o ar torna-se irrespirável e letal para animais , esta características foi pensado e e usada em estufas com o fim de matar diversos tipos de pragas.  

Sou adepta desta prática na estufa, há já algum tempo. Noto melhorias significativas na resistência das plantas e na redução de pragas. Antes de adoptar este procedimento tinha sérios ataques de ratos e toupeiras, foram diminuindo gradualmente e deixaram de ser um problema.
Não posso provar que estes resultados positivos sejam consequência do do fumo mas tudo indica que sim e eu vou continuar a apostar nesta pratica.