Lagarta da couve

Lagarta da couve combate e tratamento

Hoje vamos falar da lagarta da couve a Pieris Brássicae, elas causam grandes buracos na folha, deixando apenas as nervuras mais grossas. Atacam principalmente a couve galega, a couve flor, os brocolos, o nabo, o rabanete e o rábano.

Características das lagartas da couve


Os adultos são borboletas brancas com manchas negras na extremidade das asas, as fêmeas apresentam duas marcas negras no interior das mesmas.
As lagartas medem aproximadamente 3,5 a 4 cm de comprimento, com cor verde amarelado,  dorso com pontas pretas e uma tira branca ao longo do corpo.
Os adultos depositam os ovos na parte inferior das folhas das couves, a eclosão dos ovos dá-se após 10 a 15 dias.

Como eliminar e afastar as lagartas da couve


As lagartas têm uma particularidade, são gregárias, ou seja vivem em conjunte, esta particularidade permite fazer a eliminação manual de uma forma eficaz.
Logo que as detecte, elimine as lagartas ou os ovos que são facilmente reconhecidos pela sua coloração amarelada , inspecione bem toda a planta , principalmente a página inferior da couve, quando a infestação é grande a maneira mais viável é destruir toda planta. Todas as lagartas devem ser removidas e esmagadas, uma lagarta esquecida é suficiente para provocar uma nova infestação em poucos dias. Por norma esta prática é suficiente para erradicar a praga numa fase inicial.

Sabemos que a eliminação manual nem sempre é viável, particularmente nas grande áreas, nesses casos a  melhor forma de combate  é a prevenção, poderá ser feita com armadilhas sexuais ou com infusão de boldo.
Depois da praga instalada, poderá ser combatida polvilhando-a com pó de rocha, cinzas de madeira ou insecticida de sabão. Veja aqui: Como preparar uma calda de inseticida de sabão.
Outro método biológico eficaz passa pela utilização do bacillus thuringiensis, é uma bactéria que produz proteínas que têm efeito insecticida que atuam por ingestão contra vários tipos de lagartas.

Algumas práticas populares passam por colocar folhas de tomateiro sobre as couves, O cheiro do tomateiro têm um efeito repulsivo sobre as borboletas e evita que elas depositem os ovos na planta.
Há também quem plante hortelã nas imediações das couves, porém este método é um pouco arriscado, a hortelã têm características invasivas. (Cultivo da hortelã)


5 comentários:

  1. Bom dia eu tenho couve em cása as vezes da largatas oque Eu faço pra evitar elas

    ResponderEliminar
  2. Olha um método bem simples de fazer e aplicar nas verduras em geral em um litro coloque um copo vinagre de álcool meia garrafinha detergente e um sachê de cravo deixe curtir por um dia e aplique vai detonar largadas formigas e outros insetos isto pode ser usado até dentro de casa contra pernilongos e mosca muito bom
    Faca e depois repasse!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela partilha Germano. Só uma duvida, a que cravo se refere, cravo da da Índia?

      Eliminar
  3. Eu fiz o vinagre com o detergente coloquei bem pouco detergente daí foi pior amarelou de vez as folhas da couve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vinagre queima.
      Se deitar vinagre em ervas daninhas estas desaparecem por uns tempos atenção vinagre queimas não entendo está paragem para as lagartas

      Eliminar