Armadilhas para eliminar a mosca da fruta

Armadilhas para eliminar mosca da fruta
Colocar armadilhas com isco para a mosca da fruta, é um método biológico preventivo que não vai erradicar a praga, mais vai reduzir consideravelmente a sua população e permitir uma percentagem muito maior de fruta sadia.
A técnica consiste em colocar um isco liquido atrativo numa garrafa plástica pet. Faz-se uns pequenos furos, estes buracos devem ficar acima da solução escolhida. Para fazer os orifícios eu uso um ferro aquecido, com um diâmetro inferior a 5 mm. A rolha também leva um furo, de modo a deixar passar um cordão com um nó, que vai permitir pendurar a armadilha de moscas na árvore ou no local desejado.

A mosca depois de entrar vai tentar a fuga e voa para cima, como não há saída acaba por cair no liquido atrativo e acaba por se afogar. Conheça melhor

A colocação das garrafas deve ser efetuada após a floração e de preferência viradas ao sol. É necessária a retificação periódica, com o tempo a solução vai evaporando e é necessário retificar o liquido atrativo.

A mosca da fruta ataca variadíssimas espécies de fruteiras: laranjas, pêssegos, damascos, ameixas, maçãs, dióspiros, peras, entre muitos outros. Conheça melhor o ciclo desta praga e veja outras maneiras de a controlar: Controle da mosca da fruta

Líquidos atrativos para a mosca da fruta (Mosca do Mediterrâneo)


  • Vinagre. A armadilha para mosca com vinagre é uma das mais usadas.  Misture uma parte de vinagre com três partes de água e acrescente uma colher de sopa de açúcar. Também poderá utilizar esta mistura para atrair a mosca doméstica ou os mosquitos. Como se trata de uma combinação inodora, poderá colocá-la nas imediações da casa ou mesmo dentro da habitação. 
  • Restos de sumos de fruta misturados meio por meio com água e uma colher de sopa de açúcar.
  • Sumo da fruta da própria árvore misturada com açúcar.
  • Restos de vinhos ou licores sem utilidade. Utilizar na proporção de meio por meio.

Líquidos atrativos para eliminar todo o tipo de moscas 


As garrafas poderão servir para capturar outro tipos de moscas, como mosquitos, moscas, varejeiras, etc. São igualmente úteis nas instalações dos animais como coelhos, onde os mosquitos são os principais vetores das doenças. As misturas com mau cheiro também servem para repelir coelhos e não são aconselhadas nos alojamentos dos animais.
Poderá utilizar as combinações já referidas atrás ou as seguintes:

  • Rabos de bacalhau. Com a ajuda de uma tesoura corte os rabos de bacalhau, introduza-os na garrafa e acrescente água até ao nível desejado. Resulta numa mistura com muito mau cheiro. Também funciona muito bem como repelente de coelhos na horta.
  • Restos de peixe. Os restos que resultam do amanhar do peixe também resultam muito bem, basta amiudaçá-los de maneira a passar pelo gargalo da garrafa e acrescentar água, esta é outra opção com mau cheiro
  • Urina. Sugiro esta opção para os mais arrojados, consiste simplesmente em verter urina na garrafa até ao nível desejado, com o tempo emana um cheiro bastante desagradável.

5 comentários:

  1. Nesta sua afirmação: "Misture 1 parte de vinagre com 3 partes de água e acrescente 1 colher de sopa de açúcar" fico sem saber a quanto litros da mistura vinagre + água se acrescenta 1 colher de sopa de açúcar, porque 1 parte tanto pode ser 1 litro como qulquer outra quantidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagine que quer um litro do preparado, assim coloca 2.5dl de vinagre. 7.5dl de água e fica com 1 litro. Depois é se for o caso de colocar 4 garrafas coloque 2.5dl em cada garrafa e acrescente a cada garrafa o colher de açúcar.
      Para quantidades maiores ou menores siga o mesmo exemplo.

      Eliminar
  2. Uma proporção é sempre uma proporção (1-3-1) quer se trate de peso ou volume. O erro está na questão do vinagre e água ser volume, e o açúcar ser ao peso (massa). Seria preferível reduzir tudo ao peso. Assim a questão do açúcar fica ao critério do próprio, mas no meu entender, vale mais acrescentar por excesso do por defeito.

    ResponderEliminar
  3. Eu faço com suco de pacotinho, qualquer sabor. Coloco menor quantidade de água, adiciono vinagre e um pouco de detergente. Tem que fazer os furos pequenos, prego quente ou soldador elétrico, para evitar capturar abelhas

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, muito obrigada pelo seu blog. Optima informação. Em relação ao vinagre , tem de ser vinagre de vinho, cidra ou vinagre branco de limpeza?

    ResponderEliminar