Cultivo da macieira

Nome Científico: Malus domestica
Família: Rosaceae
Subfamília: Maloideae
Género: Malus

Características da macieira

As macieiras são fruteiras de clima temperado da família das rosaceae. Por norma entram em floração na primavera e o fruto colhe-se no fim de Verão, principio de Outono.
O consumo regular da maça acarreta muitos benefícios para a saúde e é a fruta que à exceção da laranja que aguenta mais tempo em armazenamento, sem perder as suas qualidades nutritivas (Os benefícios da maçã)

Solo e localização ideal para o cultivo da macieira


O cultivo da macieira é relativamente fácil em Portugal, onde encontra um clima é favorável. A macieira aprecia Outonos e Invernos frios. 
O local escolhido deve ser soalheiro e protegido de ventos fortes. O sol permite que as maçãs desenvolvam toda a sua coloração e sabor. Poderão tolerar algum sombriamento, desde que recebam pelo menos 6 horas diárias de luz solar direta.
Os locais ventosos poderão dificultar a polinização dos insetos, por interferir no voo destes invertebrados. Nos locais mais expostos, o uso de cortinas de vento, sejam de vegetação ou de qualquer outro meio artificial, poderão ser a solução.
A macieira prefere solos de textura franca, com boa drenagem e com profundidade superior a 60 centímetros. Poderá tolerar solos arenosos e ligeiros desde que lhe incorpore matéria orgânica e regue assiduamente.

Plantação e manutenção da macieira


Efetue a plantação das macieiras na época de repouso, de Novembro a Março.
A profundidade deve ser a mesma a que a macieira estava sujeita no viveiro. É recomendado uma boa distribuição das raízes.
É importante dar preferência a macieiras com idade superior a um ano, não são recomendadas as árvores com mais de três anos.
O solo deve ser preparado antecipadamente no inicio do Outono, incorporando matéria orgânica.

Em Fevereiro, começa-se a remover as ervas daninhas num raio de 60 centímetros. Incorpora-se matéria orgânica, ou um adubo composto.

As macieiras pequenas, beneficiam com uma boa cobertura de solo à volta do tronco, numa camada de 5 cm de espessura (Conheça as vantagens do Mulching).  O empalhamento não deve entrar em contacto com o caule da árvore.

Ao longo do seu crescimento a árvore deve ser suportada por uma estaca. Deve ser  dada importância ao material escolhido para a fixação, os arames ou cordéis duro podem provocar danos irremediáveis no tronco. Prefira materiais naturais ou flexíveis.  
Existem muitas formas de conduzir as macieiras, as orientações mais utilizadas são a condução em vaso e a condução em cordão.
 

Poda da macieira


As podas devem ser efetuadas no inverno, de Novembro a Fevereiro, é recomendado evitar as alturas em que a temperatura do ar se situa abaixo do congelamento.
Remova todos os ramos cruzados e todos os "ramos ladrões"
Toda as partes de madeira morta, doente, descamada ou com más formações deve ser retirada. Sempre com o cuidado de fazer um corte inclinado, de forma a permitir que a água escora pelo tronco e não se acumule provocando podridões.
Pode os restantes galhos, cerca de metade do seu comprimento. Esta prática vai incentivar o engrossamento do ramo e promover a floração da macieira para o ano seguinte. Ao fazer o corte tenha sempre o cuidado de o fazer acima de um broto que esteja virado para fora.

Pragas e doenças da macieira


As macieiras são muito  afetadas por pragas e doenças, o que leva muitas vezes ao uso exagerado de químicos nocivos. Uma boa manutenção da frutífera e a aplicação tratamentos preventivos, podem reduzir substancialmente a incidência das doenças e pragas. 

O pedrado e o cancro das pomóideas são as principais doenças da macieira e as que causam maiores prejuízos.Podem ser controlados por meio de aspersões regulares com um fungicida adequado, começar no inicio da emergência dos gomos e fazer o ultimo tratamento em Julho. Nos casos de cancro deve-se eliminar a madeira morta, limpar e passar um produto unguento apropriado nas feridas.
Após a colheita das maçãs e a queda de 50% das folhas, deve-se fazer uma pulverização com uma solução de cobre, repetir a operação à emergência dos gomos.

 A doença das manchas amargas (bitter pit), é um transtorno fisiológico que se caracteriza, inicialmente com pequenas manchas na polpa e se torna desidratada com o tempo, criando assim pequenas depressões na epiderme do fruto. Esta anomalia pode estar associada à carência ou ao bloqueio do cálcio no fruto, bem como ao excesso de potássio e de azoto no solo, podas muito severas, verões muito secos, adubação nitrogenada excessiva.

Quanto ás pragas podemos apontar como as mais comuns: os afídeos, o bichado da fruta, o aranhiço vermelho, a cochonilha de são José, as mineiras das folhas e a mosca do mediterrâneo

Colheita  armazenamento das maçãs


Uma macieira dá frutos ao fim de 3 a 5 anos e atinge a sua máxima produtividade entre os 10 e os 30 anos.
A época de colheita varia muito das condições do ano decorrente, ou até mesmo da região de instalação do pomar. Por norma esta dá-se entre o fim do Verão e princípio do Inverno. Para um armazenamento adequado, não deve esperar pela maturação total, já que as maças depois de apanhadas continuam a amadurecer. A fruta com maior exposição aos raios solares amadurece primeiro e é por estas que devemos iniciar a apanha.
As maçãs devem ser manuseadas com estremo cuidado e só devem ser armazenados os frutos que apresentem bom estado sanitário. A colheita deve ser realizada em dias secos, de modo a reduzir o excesso de humidade no armazenamento, que pode favorecer o aparecimento de fungos e consequentemente levar à contaminação dos frutos.
Armazene em local escuro, fresco e  seco. O ideal de armazenamento seria um local com uma temperatura média entre os 2º e os 5º.

6 comentários:

  1. Muito obrigada pelas informações agora já sei como cuidar das minhas macieira

    ResponderEliminar
  2. Obrigada ajudo-me imenso todas estas informações da macieira 👍👍😀😀

    ResponderEliminar
  3. Ótimas explicações!
    Gostaria de uma ajuda: minhas mudas de macieira ficam com as bordas das suas folhas dobrando para baixo. O que poderia ser ?

    ResponderEliminar
  4. Posso plantar macieira no vaso grande.

    ResponderEliminar