8.01.2014

Cultivo da physalis




A physalis é uma planta rústica de cultivo extremamente fácil  e com uma produção muito interessante. Os seus frutos são delicados com uma cor que vai do amarelo ao laranja, rodeadas de uma capa delicada com aspecto de balão. São procurados pelos seus imensos benefícios para a saúde ( benefícios do physalis), no entanto são encontrados no mercado com um preço muito elevado.

O seu cultivo não é só reservado a quem tenha um jardim ou uma horta, porque também produz muito bem em vaso. Trata-se de uma planta com poucas exigências e que resiste muito bem às pragas e doenças sendo por isso uma boa opção de escolha como fruta biológica.

A  physalis  é uma planta arbustiva de ciclo rápido que chega a alcançar os 2 metros de altura. É nativa da Amazónia, pertence às solenaceas a mesma família dos tomateiros.
Apresenta uma boa adaptação aos climas e solo e não mostra sensibilidade a algum tipo de doença em especifico.

Muitos se deparam com  a dificuldade de obter esta planta, no entanto ela está acessível a todos. Basta comprar os frutos em qualquer loja e semear as suas sementes. Elas têm uma alta taxa de germinação e  até podem se tornar invasoras.

Sementeira e plantação da physalis


Deve ser  semeada em local protegido, a terra deve ser mantida húmida mas sem encharcar
Plantar quando a planta atingir 10 a 15 cm, com espaçamento superior a 80 cm.
Prefere solos ricos em matéria orgânica com o pH entre entre os 5,5  e os 6, com preferência por local protegido.
Produzira melhor se for tutorada e conduzida.
A planta de physalis pode produzir entre 2 a 3 kg. Os frutos começam a alcançar a maturação no inicio do verão devendo ser colhidos gradualmente à medida que amadurecem.

4 comentários:

  1. Physalis, pelas suas propriedades químicas nutricionais, medicinais, cosmeticas, pela sua resistência a pragas doenças e baixa exigência hídrica e por ser uma solanacea talvez seja viável ao melhoramento do cultivo do tomate caqui, seja como porta encherto ou fortalecimento genético. A priincípio um cruzamento com tomate cereja pode se ter um tomate tipo saco de bode como é conhecido aqui no sul da Bahia. Até lá vou apreciando o que por aqui é erva daninha. Ouro pisoteado, considerando os preços que tenho visto em algumas praças..

    ResponderEliminar
  2. como consigo semente ou muda dessa planta, pois tenho quintal com excelente espaço disponível para cultivo 360m². obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá em mercados comprar as frutinhas e plante é muito fácil cultivar. Mercado japonês tem.As grandes confeitarias da sua cidade podem te informar onde compram. Se vc morar em SP eu te mando

      Eliminar
  3. Ola,
    Parabens pelo blog ;)

    Deixo o meu blogue sobre physalis e aproveito para deixar a ideia que compramos fruta de physalis.
    Blog - physalisperuvian.blogspot.pt
    Atentamente
    Luis Manso

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...