12.27.2014

A influencia da lua na agricultura

A influencia da lua na agricultura, já é conhecida e seguida com sucesso pelos agricultores mais velhos, desde a antiguidade. Este conhecimento e prática milenar estão implantados em várias culturas no mundo.

Este astro recebe a luz do sol e reflecte-a sobre a terra, emite energia e força de gravidade, que influencia a vida sobre a terra. Além da sua comprovada influencia na maré, sabe-se que a lua influencia outros líquidos como a seiva das plantas.

A lua passa por 4 fases minguante, nova, crescente e cheia, cada uma dura sete a oito dias e o ciclo completo cerca de 20 dias. Cada fase determina um tipo de comportamento entre as plantas.

Imagen retirada de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua

A influencia das 4 fases da lua sobre as plantas


Num resumo simples, diz-se que tudo o que cresça debaixo da terra como a cenoura, beterraba, batata cebola, alhos, entre outros, deve ser plantado na lua minguante e tudo o que cresça acima da terra como as frutas, o milho, trigo, feijão, entre outros deve ser plantado na lua crescente.

Lua minguante- Nesta fase da lua a seiva concentra-se sobre as raízes e as partes que crescem do solo para cima minguam e as partes que crescem abaixo do solo vigoram.
No minguante deve-se plantar as plantas cuja cuja finalidade de consumo é a raiz, como a batata, a cenoura, beterrabas, nabos, rabanetes entre outros. A planta demora mais a germinar e direcciona a sua energia para a raiz.
Esta é uma boa fase para fazer a poda das árvores, da vinha e cortar canas.
As vagens e as raízes são melhores colhidas nesta altura, já que nesta fase da lua a planta encontra-se com menos seiva na parte superior,o que facilita o cozimento.
As colheitas das sementes ou a apanha das batatas, dos alhos e cebolas,  devem ser feitas no minguante, com a finalidade de atrasar a germinação e e pela sua maior resistência a pragas no armazenamento.

Lua nova- A sementeira e plantação da maioria das plantas são desaconselhas nesta fase, as únicas permitas são as destinadas ao consumo da folha. Na lua nova a seiva predomina no caule em direcção aos ramos. As plantas ficam mais frágeis e mais propicias às pragas. Ganham muita folhagem, mas produzem pouco ou dão frutos de má qualidade.

Quarto crescente-  A lua nesta fase exerce uma boa influencia sobre as plantas, a seiva nesta altura encontra-se em maior quantidade  nas folhas e nos ramos. Uma boa fase para se semear todas as plantas com interesse na produção de frutos ou folhagem, as frutíferas, os legumes e os cereais.
Também é um bom período na realização das podas. Proceda à enxertia das frutíferas de flor temporã como o pessegueiro, amendoeira e ameixoeira.

Lua cheia- Nesta fase a seiva predomina na copa da planta. Uma excelente altura para as colheitas, nesta fase os frutos estão no auge da qualidade, mais suculentos e saborosos.
Na lua cheia as sementeiras e plantações não são indicadas e as podas devem ser evitadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...