A influencia da lua na agricultura

A influencia da lua na agricultura, já é conhecida e seguida com sucesso pelos agricultores mais velhos, desde a antiguidade. Este conhecimento e prática milenar estão implantados em várias culturas no mundo.

Este astro recebe a luz do sol e reflecte-a sobre a terra, emite energia e força de gravidade, que influencia a vida sobre a terra. Além da sua comprovada influencia na maré, sabe-se que a lua influencia outros líquidos como a seiva das plantas.

A lua passa por 4 fases minguante, nova, crescente e cheia, cada uma dura sete a oito dias e o ciclo completo cerca de 20 dias. Cada fase determina um tipo de comportamento entre as plantas.

Imagen retirada de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua

A influencia das 4 fases da lua sobre as plantas


Num resumo simples, diz-se que tudo o que cresça debaixo da terra como a cenoura, beterraba, batata cebola, alhos, entre outros, deve ser plantado na lua minguante e tudo o que cresça acima da terra como as frutas, o milho, trigo, feijão, entre outros deve ser plantado na lua crescente.

Lua minguante- Nesta fase da lua a seiva concentra-se sobre as raízes e as partes que crescem do solo para cima minguam e as partes que crescem abaixo do solo vigoram.
No minguante deve-se plantar as plantas cuja cuja finalidade de consumo é a raiz, como a batata, a cenoura, beterrabas, nabos, rabanetes entre outros. A planta demora mais a germinar e direcciona a sua energia para a raiz.
Esta é uma boa fase para fazer a poda das árvores, da vinha e cortar canas.
As vagens e as raízes são melhores colhidas nesta altura, já que nesta fase da lua a planta encontra-se com menos seiva na parte superior,o que facilita o cozimento.
As colheitas das sementes ou a apanha das batatas, dos alhos e cebolas,  devem ser feitas no minguante, com a finalidade de atrasar a germinação e e pela sua maior resistência a pragas no armazenamento.

Lua nova- A sementeira e plantação da maioria das plantas são desaconselhas nesta fase, as únicas permitas são as destinadas ao consumo da folha. Na lua nova a seiva predomina no caule em direcção aos ramos. As plantas ficam mais frágeis e mais propicias às pragas. Ganham muita folhagem, mas produzem pouco ou dão frutos de má qualidade.

Quarto crescente-  A lua nesta fase exerce uma boa influencia sobre as plantas, a seiva nesta altura encontra-se em maior quantidade  nas folhas e nos ramos. Uma boa fase para se semear todas as plantas com interesse na produção de frutos ou folhagem, as frutíferas, os legumes e os cereais.
Também é um bom período na realização das podas. Proceda à enxertia das frutíferas de flor temporã como o pessegueiro, amendoeira e ameixoeira.

Lua cheia- Nesta fase a seiva predomina na copa da planta. Uma excelente altura para as colheitas, nesta fase os frutos estão no auge da qualidade, mais suculentos e saborosos.
Na lua cheia as sementeiras e plantações não são indicadas e as podas devem ser evitadas.

Veja as fazes da lua deste ano: Calendário lunar de 2018

3 comentários:

  1. As pessoas mais velhas conheciam todas as influências da lua e as usavam em benefício próprio. Fiquei feliz em ver esta postagem, temo que esse conhecimento aos poucos vá se perdendo, já que hoje quase ninguém os conhece.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...