Insecticida natural à base de alho

Insecticida natural à base de alho é cebola

O aparecimento de pragas é uma grande preocupação de quem têm ligação com as plantas e a terra. A propagação dos insetos revela-se num grande problema, que afeta a saúde e produção dos vegetais. Neste artigo vamos oferecer 4 receitas caseiras de inseticidas naturais feitos à base de alho e cebola.
O alho contêm substancias que permitem afastar pragas e tratar várias doenças das plantas, ele atua como inseticida, fungicida e acaricida.

Como preparar o 4 inseticidas naturais à base de alho


1º método

- 1 dente de alho com pele
- 3 cebolas com pele
- 3 malaguetas frescas
- 1 copo de água fria

Coloque o alho, as cebolas e as malaguetas no liquidificador com o copo de água fria e triture.
Deixe a mistura macerar durante toda a noite e coe.
Dilua a mistura em 4 litros de água fria. Pulverize as plantas atacadas com pulgão. Repita o tratamento com intervalo de 10 dias entre cada aplicação. Esta solução é eficaz para combater o pulgão, a mosca branca e a aranha vermelha.

2ºmétodo

- 3 cebolas picadas
- 5 dentes de alho
- 5 litros de água

Triture o alho e a cebola com uma porção dos 5 litros de água. Depois de bem esmagados acrescente a restante água.
Coe o preparado com ajuda de um tecido fino. Antes de usar, adicione mais 5 litros de água, prefazendo 10 litros de extrato.
Aplique sobre s culturas em que se observem a ocorrência de pulgão, ácaros. No tomateiro funciona como um fungicida.

3º método

- 100 gr de alho
- 500 ml de água quente
- 10 gr de sabão neutro
- 2 colheres (de café) de óleo mineral

 Esmague dentes de alho e junte-os com o óleo mineral, deixe repousar por 24 horas, dentro de um recipiente fechado. Dissolva o sabão nos 500 ml de água quente. Misture as duas soluções e coe. Antes de plicar dilua a mistura em 20 partes de água. Ou seja, 100 ml de água para 2 litros de água.
Esta calda é indicada para: brocas, ácaros, cochonilhas, pulgões e lagartas.

4º método

- 1 dente de alho
-  1 litro de água

Triture o alho no liquidificador juntamente com a água. Coe a calda e pulverize as plantas atacadas. Insetos controlados: ácaros e pulgões.

Recomendações da aplicação do inseticida natural 


A pulverização das plantas deve ser realizada fora dos períodos de maior calor, como por exemplo no inicio da manhã ou no fim da tarde.
Por se tratar de caldas feitas com produtos naturais, é recomendado aplicar as soluções no mesmo dia em que são feitas.
Não use estas soluções sobre feijões, porque o alho inibe o seu crescimento.

Multiplique os seus gerânios


Os gerânios ou sardinheiras pertencem ao género perlargonium, estão associados ao grupo de flores de cultivo fácil com floração abundante.

Com o tempo a planta vai ficando com o caules envelhecidos, com prejuízo para a vegetação e floração, a melhor solução será a renovação.

Provavelmente é de seu interesse aumentar o seu numero de exemplares, assistir ao crescimento de uma nova planta, cobri-la de cuidados ou talvez oferecer a um amigo.

Multiplicar esta planta através de sementes é possível, mas nem sempre é o método escolhido por ser um processo demorado. Esta operação é executada na primavera com a temperatura ideal a rondar os 21º.

O modo mais viavel para a multiplicação da sardinheiras é através de estacas. Esta prática pode ser feita em qualquer época do ano, mas o Outono é a melhor altura e ainda possibilita obter exemplares novos para a Primavera.

Como multiplicar seus gerânios através de estacas.



A escolha do substrato é muito importante para o sucesso de uma boa propagação. Deve escolher um que facilite a drenagem já que esta planta não tolera o encharcamento.

Escolha ramos saudáveis.Com uma faca ou uma tesoura bem afiadas corte uma estaca de 7 a 10 centímetros de comprimento e retire as folhas inferiores. Esta operação deve ser feita pela manhã, que é quando quando as plantas estão repletas de água.

Encha um vazo com o substrato. Com o dedo faça buraco e introduza a estaca. Regue e mantenha a planta em ambiente quente e húmido. Identifique a cor da flor de cada estaca.

O enraizamento poderá levar de 3 a 8 semanas. Após o enraizamento estar bem desemvolvido transplante para vasos maiores.

Insecticida natural de cebola e alho


Se as suas plantas estão sendo atacadas por pragas como lagartas, piolhos ou pulgões, anote este insecticida caseiro amigo do meio ambiente que têm por base cebola e alho.
Previna-se e ponha mãos à obra, tenha em conta que este insecticida natural leva 6 semanas para estar pronto.

Como fazer inseticida caseiro de cebola e alho


1º passo
Pique uma cebola com pele  e uma cabeça de alho.
Coloque tudo num tacho com 2 litros de água com mais 1 colher de sopa de pimenta de cayena.

2º passo
Leve a mistura ao lume brando, por uns 20 minutos e vá mexendo.
Verta o preparado num recipiente hermético, juntamente com as partes solidas.
Deixe arrefecer e feixe o recipiente.
Guarde em local fresco e escuro durante 6 semanas.

3º passo
Passado as 6 semanas, coe o preparado  e retire as partes solidas.
Utilize uma colher de sopa da mistura diluida em 500 ml de água.
Vaporize as plantas afectadas com este insecticida natural.

Solução de cebola e alho


Ferva cinco a seis dentes de alho com meia cebola, em um litro de água. Mantenha a fervura por uns quinze minutos e retire do calor. Quando o preparado esfriar, coe e pulverize as plantas atacadas.

Prevenção do míldio

Prevenção do míldio
O míldio é uma doença das plantas causada por fungos . O seu tratamento é difícil e a melhor forma de controle passa pela prevenção.
É uma das doenças que mais quebras provoca nas produções.

O míldio é originado por vários tipos de fungos., que apresentam uma propagação muito rápida, pela facilidade em que têm de produzir as esporas.
O fungo do míldio sobrevive como micélio nos restos das plantas e é facilmente disseminado pelo vento e pela água.

Condições favoráveis ao míldio


O fungo do míldio é um patogénico que é favorecido pela humidade relativa superior a 90º e por uma temperatura entre os 10º e os 25º. Estas duas associações criam as condições ideais para o desenvolvimento da doença.
As temperaturas acima dos 30º, não são favoráveis à doença, no entanto este agente patogénico mantém-se vivo e assim que as condições voltam a ser favoráveis ele reinicia o seu ciclo.

Sinais do míldio

Sintomas e danos do míldio


Inicialmente a doença manifesta-se nas folhas, surgem umas manchas oleosas que vão evoluindo até adquirir um aspeto acastanhado, enrugado e seco.
Com a evolução da doença o pecíolo e o caule também acabam por ser afetados.
Na parte inferior da folha podem surgir uns esporos brancos que representam o corpo vegetativo do fungo.
Nos frutos a doença caracteriza-se por uma mancha marmorizada acastanhada que acaba por invadir todo o fruto e leva a podridão do mesmo.

Como prevenir o míldio


Escolha variedades mais resistentes à doença.
Facilite a ventilação ao redor da planta.
Elimine os resíduos das plantas, dado que estes além do míldio podem disseminar outras doenças.
Faça tratamentos com um fungicida preventivo.
Plantas muito azotada são mais suscetíveis de adquirir esta doença.

Tratamento do míldio


Elimine todas as parte afetadas com uma tesoura de poda bem afiada.
Não aproveite os detritos para a compostagem, porque infetaria todo o composto.
Finalizado o trabalho. desinfete com álcool a tesoura de poda e qualquer outra ferramenta que tenha usado.
A melhor maneira de combater o míldio é na forma preventiva com fúngicidas preventivos. Quando a doença se encontra instalada, recorra ao tratamento com um fungicida curativo, peça aconselhamento personalizado numa loja especializada. Se preferir os meios naturais experimente a calda de cavalinha, ela atua contra vários tipos de fungos: (Calda de cavalinha contra doenças fúngicas e insetos)

Detergente da louça para matar piolho e cochonilha

Detergente da louça para matar piolho e cochonilhaUsar detergente da louça para controlar os piolhos e a cochonilha na horta, pode ser a solução ideal para pequenas áreas.
Este processo mata os insetos sugadores por asfixia, ao serem envolvidos pela película do detergente ficam impedidos de respirar.

Como aplicar o detergente contra as pragas


Para esta prática surtir efeito, as pulverizações têm de atingir diretamente os insetos, cobrindo-os totalmente.
Não deve ser aplicado em hora de calor, a película do detergente intensifica a ação do sol, provocando queimaduras nas folhas.

Desconheço os efeitos secundários, mas acredito que caso existam sejam inferiores aos químicos usados habitualmente.

A concentração que eu uso é de uma colher de sopa de detergente para um litro de água. Nas infestações mais graves aumento a doze para duas colheres de detergente.
Esta operação deve ser repetida até erradicar a praga totalmente, mas geralmente uma aplicação não é suficiente. Recomendo que repita a aplicação uma vez por semana até acabar com o problema.

Se acrescentar uma ou duas colheres de sopa de óleo ao preparado intensificará o efeito do mesmo no combate da cochonilha. Contudo os cuidados com a hora de aplicação deverão de ser redobrados, em conjunto com o sol esta solução pode provocar sérias queimaduras foliares.

Outra hipótese é acrescentar uma colher de sopa de vinagre ao preparado (Usos do vinagre na horta e no jardim)

Sugerimos que veja também outras duas caldas que levam como base principal o sabão. Veja todos os pormenores aqui: Como preparar duas caldas inseticidas de sabão

Impatiens ou alegria da casa

Cultivar Impatiens, alegria da casa ou Maria sem vergonhaAs alegrias da casa (Impatiens walerana) são plantas eretas de cultivo fácil e muito requisitadas pela sua exuberante floração, que pode durar vários meses. Suas flores podem ir do branco ao rosa, laranjas, vermelhos vivos, etc.
Com caules carnudos e  folhas que podem ter vários tons de verde, passando pelo avermelhado e matizado. A sua presença enriquece e alegra terraços, jardins e janelas.

É uma planta herbácea perene da familia das balsamináceas, que pode ser cultivada no de interior, ou no exterior. Geralmente é cultivada como anual, pelo facto de perder a beleza com o tempo, devendo ser replantada. Não é difícil mante-la florida durante quase todo o ano e é muito fácil multiplica-la.

Cuidados com as Impatiens


Luz.Necessita de muita luz para estimular a floração, tolera o sol directo, salvo os dias mais quentes de verão.
Adubação. Durante a época de crescimento deve ser adubada quinzenalmente com um adubo liquido.
Temperatura. Gosta de temperaturas médias, de preferência acima dos 12º.
Água. Regue com regularidade, sem encharcar e evitando molhar as flores. Aumente a frequência à medida que sobem as temperaturas.
Terra. É uma planta que se adapta a qualquer tipo de terra, mas prefere um substrato ligeiro e rico em húmus.

Como prolongar a floração da impatiens


Elimine as flores murchas.
Na primavera corte as pontas dos caules jovens para estimular a floração.
Não mude de vaso durante a floração.
Administre um adubo liquido na água.
Regue com frequência, evitando o encharcamento.

Multiplicação da impatiens


Estacas.Conseguem-se plantas novas  através de estacas, que enraizaram muito facilmente em água. Poderá espetá-las directamente no composto. Em poucos meses resultam em lindas plantas floridas
Sementes.A multiplicação através de sementes também é viável, sendo no entanto este método um pouco mais demorado.

Pragas e doenças das Impatiens


Pragas. É suscetível ao ataque do pulgão, mosca branca e da aranha vermelha. Pulverize-a com uma mistura de água e sabão.
Podridão. Inicia-se com umas manchas negras no colo, que são causados por excesso de humidade. Deixe secar o composto e siga regando com moderação.
Falta de floração e folhas da base amarelada. Escassez de luz, mude-a para um lugar mais iluminado.
Perda de folhas no inverno. Temperaturas demasiado baixas, mude-a para um lugar mais quente.

Nomes populares: Maria sem vergonha, não me toques, alegria, alegria da casa, beijo turco, beijo pintado, Maria regateira, alegria do lar.