3.13.2015

Como acabar com formigas

11 maneiras de acabar com a formigas
Os insectos domésticos como as formigas, circulam por locais contaminados, lixo, esgotos e matérias em decomposição. Ao entrarem em contacto com os alimentos podem contaminá-los com elementos patogénicos e comprometer a nossa saúde, principalmente com doenças do forro gastrointestinal.

A utilização de substancias químicas no controle das formigas, é o mais recorrente. Contudo a prática embora seja eficiente acarreta prejuízos sérios no meio ambiente e na saúde.

Antes de mais, em casa deverá  deverá ter o cuidado de não deixar alimentos ou migalhas que atraiam as formigas. Limpe frequentemente e chão e as bancadas, principalmente a da cozinha.
Deve seguir o trajecto das formigas e definir a sua origem. Deste modo conseguirá escolher a melhor forma de combate, em conformidade com a situação, seja em casa ou no jardim.

Livre-se das formigas naturalmente, com alguns produtos naturais, sal, vinagre, limão, farinha de milho, pimenta de caiena, casca de laranja, canela, fita adesiva, açúcar, borras de café, vaselina e bicarbonato, de sódio.  

11 maneira de acabar com as formigas sem prejudicar o ambiente


1-As formigas protegem-se com uma substancia ácida. Desfaça esse equilíbrio e comprometa a saúde destes insectos, espalhando taças plásticas em sítios estratégicos, com açúcar e bicarbonato de sódio misturados em partes iguais. O açúcar funciona como um chamariz e o bicarbonato de sódio destrói a protecção ácida das formigas, causando a morte das formigas.

2-Vaporize as formigas com uma mistura de vinagre e água em partes iguais. As formigas não resistem a pH baixo desta mistura e acabam por sucumbir. Este preparado também é indicado para usar em casa, já que o vinagre é usado na limpeza da casa.

3- Capture as formigas com fita cola. Coloque a fita sobre elas e pressione. Repita o processo até liquidar todas as formigas. Esta opção é indicada nas superfícies pavimentadas.

4- Despeje água fervente com sabão na extenção de todo o ninho. Esta prática não vai aniquilar totalmente as formigas, mas vai reduzir consideravelmente a grande maioria.

5- Forneça farinha de trigo. A razão está no facto da farinha dificultar a digestão das formigas e provocar a sua morte.

6- Passe vaselina sobre as superfícies a proteger, em recipientes, as taças dos seus animais ou até em troncos de árvores.

7- No jardim espalhe cascas de laranja ou limão nos formigueiros ou nas superfícies a proteger. As formigas não gostam do odor cítrico.

8-Salpique as possíveis entradas ou ninhos das formigas com pimenta caiena ou borras de café.

9-Dentro de casa poderá usar o cravo da índia, um forte repelente. Algumas cabecinhas dentro do açucareiro ou à volta dos bolos poderão fazer toda a diferença.

10-A hortelã também é uma óptima escolha. Na horta espalhe-a as folhas nos locais a proteger. Em casa poderá usar as folhas frescas ou o óleo essencial. Além de ter efeitos repelentes, ainda lhe deixam um agradável aroma no ambiente.

11- Em casa coloque sabão azul nos orifícios de entrada. Retire uma pequena quantidade deste sabão e amoleça-o com os dedos, até conseguir uma bola parecida com pastilha elástica. Coloque a porção necessária de forma a tapar o orifício por completo.  

4 comentários:

  1. Boas dicas, Marli... As formigas chegam a ser uma verdadeira praga. É evidente que há métodos radicais para as liquidar, mas são processos que envolvem produtos químicos e eu sou avesso a tudo o que seja agressivo para o meio ambiente.
    Este é um verdadeiro "Blog de Serviço Público"...

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade João, há muitos métodos radicais para as matar e eu também sou avessa a esses métodos. Eu tenho uma horta e praticamente é auto suficiente para o consumo cá de casa e produzo tudo sem adubos e sem químicos.
      Obrigado pelo elogio João :)
      Um abraço

      Eliminar
    2. Tenho ainda um outro método 100% eficaz e biológico para eliminar as formigas das árvores: a saia de plástico colocada a meio do tronco. Fazer uma armação de arame, 2 círculos (um da grossura do tronco da árvore e outro sensivelmente o dobro) ligados por 3 ou 4 arames ou fios de c. 20cm cada. Feita a saia, aplica-se na árvore, fechando os 2 círculos. Por cima, fazendo um abat-jour, estende-se plástico, um pouco mais comprido que a saia de arame, ficando as junções bem justapostas e ficando hermeticamente fechado por cima do aro mais pequeno que está colado ao tronco, e prende-se com fita adesiva. Assim: as formigas tentam subir mas escorregam no plástico pois não conseguem dar a volta a toda a saia. Bem feito, resulta a 100%!

      Eliminar
    3. Francisco Domingues obrigado pela partilha!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...