Remédios naturais para aves

Remédios naturais para aves
O uso de remédios naturais, já vem sendo uma prática usada ao longo dos anos no tratamento de doenças humanas. Através de conhecimentos adquiridos tem-se vindo a usar estes mesmos meios naturais nas aves.

Trate as suas aves com remédios naturais


Embora não comprovado cientificamente, o uso de remédios naturais têm vindo a mostrar resultados satisfatórios. Também é verdade estes métodos não são milagrosos, deu já esta! Não!
Deverá haver alguma paciência e não desistir nos primeiros dias. Para obter o efeito desejado é necessário haver uma toma sistemática. Alias o uso de produtos naturais favorece a saúde das aves a longo prazo, mas principalmente de forma preventiva, embora existam métodos curativos.

Aves com catarro


  • Faça um chá de eucalipto e deixe arrefecer. Consiga uma melhor assimilação retirando a água às aves duas horas antes de fornecer o chá. Deixe por umas duas hora e troque por água fresca. A infusão têm uma acção directa nas vias respiratórias, é um remédio natural indicado nas aves com sintomas de constipação.
  • Aplique aguardente sobre as aves. Coloque uma pequena quantidade num pulverizador e vaporize as aves com a aguardente. As aves não gostam, ficam um pouco agitadas, mas os resultados são bastantes satisfatórios. Este procedimento é curativo e não é usado de forma preventiva. 


Remédios naturais contra infecções respiratórias


  • Corte dois dentes de alho e junte-os a um litro de água. Deixe repousar durante a noite e forneça esta água às aves de manhã. Repita a operação durante 3 dias, caso as suas aves estejam muito afectadas continue por mais uma semana. Para além de outras propriedades conhecidas os alhos contribuiem no controle e prevenção de infecções respiratórias e outro tipo de doenças infecciosas originadas por bactérias ou fungos. Este remédio natural funciona melhor de forma preventiva, mas também é usado como curativo.
  • Os antigos usavam aguardente e açúcar no tratamento dos sintomas de infecções respiratórias. Colocavam uma gotas de aguardente e um pouco de açúcar na água do bebedouro.


Desparasitante  natural


  • Uma das formas de desparasitar suas aves é com alho. O procedimento é igual ao das infecções respiratórias. Alguns criadores adicionam alho em pó na ração das aves. Aquele que se vende como condimento nos supermercados. O método é mais indicado em aves de pequeno porte, já que em grandes quantidades encarece muito o tratamento.
  • A pimenta de caiena é outro meio utilizado por alguns criadores. Neste caso junta-se à ração uma pequena porção. Não exceda os 3 dias.
  • Também poderá atirar às aves um ramos de hortelã. As aves não apreciam muito esta planta. Contudo as que estão habituadas e gostam de comer verde, depenicarão bem a hortelã após a privação de outros vegetais por um um dia ou dois. Cultivo e utilização da hortelã


Fortificante para as aves


O limão é um dos bons remédios na estimulação das defesas naturais das aves e de outros animais.
Corte um limão ao meio e esprema-o na água do bebedouro. Faça-o durante 3 dias e repita todas os meses.




2 comentários:

  1. Excelente matéria. Para Alves qual a proporção do alho para 01kg de ração.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, estas dicas aplicam-se a roseicollis? obrigado

    ResponderEliminar