Criação de galinhas

Criar galinhas é uma experiência muito interessante. Não requer muitos cuidados e beneficia-nos com ovos frescos e carne de qualidade muito superior à dos supermercados.

Com uma pequena capoeira que poderá comprar em qualquer loja de bricolage, poderá ter a oportunidade de criar as suas aves, sem dificuldade.

O ideal é manter as galinhas à solta, para comerem ervas frescas e pequenas pedras que contribuem para auxiliar a digestão. Ter terra à disposição é muito importante para a saúde das aves, já que ao empoeirarem-se protegem-se dos parasitas.

Nos meios rurais deve dar especial atenção à segurança das suas galinhas. Os predadores como a raposa e os saca rabos são uma ameaça constante, pelo que tomar medidas para este efeito torna-se essencial.

Não é necessário ter um galo, no entanto estes são importantes para manter a hierarquia entre as galinhas. Outra grande vantagem de possuir um galo deve-se ao facto de os ovos virem a ser galados. Possibilitando a multiplicação das suas aves em casa. Para este efeito deve ter o cuidado de não exceder o numero de galinhas por galo. Eu não ultrapasso 7 galinhas por macho.

A alimentação das galinhas


A alimentação verde é muito importante para a alimentação da maioria das aves. São uma excelente fonte de vitaminas e minerais indispensáveis. Favorecem a digestão e favorecendo a assimilação dos outros alimentos.
As aves que se alimentam de pastos e verduras são mais resistentes e registam uma taxa de mortalidade mais reduzida.

A alimentação básica das galinhas, mesmo se tratando de criação caseira, deve composta por duas partes de ração e uma parte de milho. A quebra desta base poderá resultar na queda da postura.

Cuidados com as galinhas


As galinhas são aves que defecam e sujam muito. É fundamental manter a capoeira limpa, para evitar contaminações indesejadas.

É conveniente desparasitar as galinhas, para protegê-las contra os vermes. Se pretender fazê-lo pelo modo mais natural use o alho. Para alem de outras propriedades, ele também é muito eficaz na desparasitação. Coloque 1 ou 2 dentes de alho cortados, num litro de água. Deixe a macerar durante a noite. No dia seguinte forneça esta água às galinhas. Repita esta operação durante 3 dias seguidos.

Os piolhos são parasitas que podem causar grandes danos, podem mesmo levar a criação à morte. Alimentam-se do sangue das aves, enfraquecendo-as e causando-lhes anemia.
A higiene das instalações é fundamental. Como este parasita passa de ave para ave, será necessário o tratamento de todas as aves e a desinfecção do ambiente.
Poderá desinfectar o local com creolina ou cloro. Deve ter em atenção todos os recantos, já que os piolhos podem se alojar em qualquer fresta.
Nesta fase é importante reforçar alimentação das galinhas, para reabilitá-a«las de uma possivel anemia.

Como acabar com as formigas

Como acabar com formigas

Os insetos domésticos como as formigas, circulam por locais contaminados, lixo, esgotos e matérias em decomposição. Ao entrarem em contacto com os alimentos podem contamina-los com elementos patogénicos e comprometer a nossa saúde, principalmente com doenças do forro gastrointestinal.

A utilização de substancias químicas no controle das formigas, é o mais recorrente. Contudo a prática embora seja eficiente acarreta prejuízos sérios no meio ambiente e na saúde.

Antes de mais, em casa deverá  deverá ter o cuidado de não deixar alimentos ou migalhas que atraiam as formigas. Limpe frequentemente e chão e as bancadas, principalmente a da cozinha.
Deve seguir o trajeto das formigas e definir a sua origem. Deste modo conseguirá escolher a melhor forma de combate, em conformidade com a situação, seja em casa no jardim ou na horta.

12 maneira de eliminar as formigas sem pesticidas


1-As formigas protegem-se com uma substancia ácida. Desfaça esse equilíbrio e comprometa a saúde destes insetos, espalhando taças plásticas em sítios estratégicos, com açúcar e bicarbonato de sódio misturados em partes iguais. O açúcar funciona como um chamariz e o bicarbonato de sódio destrói a proteção ácida das formigas, causando a morte das formigas.

2-Vaporize as formigas com uma mistura de vinagre e água em partes iguais. As formigas não resistem a pH baixo desta mistura e acabam por sucumbir. Este preparado também é indicado para usar em casa, até porque o vinagre é usado na limpeza da casa.

3- Capture as formigas com fita cola. Coloque a fita sobre elas e pressione. Repita o processo até liquidar todas as formigas. Esta opção é indicada nas superfícies pavimentadas.

4- Despeje água fervente com sabão na extensão de todo o ninho. Esta prática não vai aniquilar totalmente as formigas, mas vai reduzir consideravelmente a grande maioria.

5- Forneça farinha de trigo ou de milho. A razão está no facto da farinha dificultar a digestão das formigas e provocar a sua morte.

6- Passe vaselina sobre as superfícies a proteger, em recipientes, as taças dos seus animais ou até em troncos de árvores.

7- No jardim espalhe cascas de laranja ou limão nos formigueiros ou nas superfícies a proteger, funcionam como um repelente. As formigas não gostam do odor cítrico e afastam-se.

8- Coloque uma pequena quantidade de grãos de arroz à volta dos formigueiros. As formigas vão acarretar os vagos de arroz para dentro do ninho. Uma vez dentro do formigueiro o arroz vai fermentar e dar origem a fungo que vai contaminar e matar as formigas.

9-Dentro de casa poderá usar o cravo da índia, um forte repelente. Algumas cabecinhas dentro do açucareiro ou à volta dos bolos poderão fazer toda a diferença.
10-A hortelã também é uma ótima escolha. Na horta espalhe-a as folhas nos locais a proteger. Em casa poderá usar as folhas frescas ou o óleo essencial. Além de ter efeitos repelentes, ainda lhe deixam um agradável aroma no ambiente.

11- Em casa coloque sabão azul nos orifícios de entrada. Retire uma pequena quantidade deste sabão e amoleça-o com os dedos, até conseguir uma bola parecida com pastilha elástica. Coloque a porção necessária de forma a tapar o orifício por completo.  ´

12- Salpique as possíveis entradas ou ninhos das formigas com pimenta caiena ou borras de café.


Remédio caseiro para combater formigas


  • Folhas de tomateiro qb
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 3 litros de água

Coloque uma parte da água num liquidificador, acrescente as folhas de tomateiro, o amido de milho e triture. Misture com a restante água, coe e coloque num borrifador. Aplique a calda nas plantas afetadas. Descortine outras qualidades e outas funções da: Calda Insecticida de folhas de tomateiro

Eliminar as formigas das árvores


E agora por ultimo vou deixar uma atualização. Uma dica deixada pelo Sr Francisco Domingos, que teve a amabilidade de a compartilhar connosco. nos comentários desta publicação. Segundo ele trata-se de um modo 100% eficaz e biológico para eliminar as formigas das árvores. 
Ele faz dois círculos de arame, um da largura do tronco, outro com o dobro do tamanho.
Liga-os com 3 ou arames e coloca-os à volta do tronco da árvore, fechando os dois círculos, que vão ficar com aspeto de saia..
Por cima coloca uma tira de plástico um pouco mais comprido que a saia de arame, em forma de abajour.
  Unem-se bem as junções do plástico de modo a ficar sem fugas.
Ajusta bem o plástico ao aro mais pequeno, com ajuda de fita cola.
As formigas ao tentar subir, vão esbarrar com o plástico, escorregam e não conseguem dar a volta.
➢ Sugiro que vejam melhor os pormenores, abaixo no comentário do Sr Francisco Domingos.

Calendário Agrícola de Março

Calendário Agrícola e sementeiras de Março

  • Prepare os terrenos destinados às sementeiras de primavera. Realize os trabalhos de estrumação, se deixar para o mês que vem, corre o risco dos estrumes não se decomporem a tempo.
  • Neste mês diminuem os dias frios e os raios de sol começam a ser mais fortes. Vigie as estufas, abra-as quando necessário, de forma a não comprometer as plantas.
  • Inicie os tratamentos contra o míldio e o oídio com sulfato de cobre e enxofre.
  • No quarto minguante efetue as ultimas podas nas árvores frutíferas.
  • Continue com os tratamentos contra a cochonilha, ovos de insetos, ácaros e formas hibernantes de pedrado. 
  • Proteja os pessegueiros contra a lepra e o crivado, pulverizando-os preventivamente com calda bordalesa (Utilidades e preparação da Calda bordalesa)
  • Conclua as trasfegas dos vinhos, escolhendo os dias mais secos e com menos oscilação de temperaturas. Prossiga o engarrafamento dos vinhos.

As luas de Março de 2023


🌕 Lua cheia- 07 Março
🌖 Quarto minguante - 14 Março
🌑 Lua nova - 21 Março
🌒 Quarto crescente - 28 Março

Leia mais aqui sobre: (Influencia da lua nas plantas)

Sementeiras e plantações do mês de Março


Sementeiras: Couves flor, brócolos, couves de Bruxelas, espargos, beterraba, acelgas, favas, cebolinho, cebolas, ervilhas de cortar, alface, salsa, espinafres, alho Francês, aipo, nabos, endívias frisadas, cenouras, salsa, coentros, espinafres, . Forragens: milho, cevada, trigo de Primavera, centeio, aveia, etc.

Semear em estufa ou cama quente: Feijão verde anão e trepador, abóboras, melancia, pepino, tomate, melão precoce, beringela, pimento, etc.

Semear ou plantar plantas e flores como: Amores perfeitos, anémonas, begônias, papagaios, sécias, ervilhas, cravos, roseiras, túnicos, cíclames, alegrias, dálias, ervilhas de cheiro, goivos, gladíolos, papoilas, sempre vivas, girassóis, etc.

Plantações: Beringelas, repolho, endívias, batatas, cebolas, couves, alfaces, espargos, beterrabas, etc.

Ditados populares de Março


"Março marçagão, de manhã cara de cão, ao meio dia de rainha e à noite de fuinho"
"Quem poda em Março vindima no regaço"
"Em Março tanto durmo como faço"
"Se ouvires trovejar em Março, semeia no alto e no baixo"
"Inverno de Março e seca de Abril, deixam o agricultor a pedir"
"Março marçagão de manhã Inverno de tarde Verão, de noite nariz de cão"