Dieffenbachia ou comigo ninguém pode

Cuidados da Dieffenbachia ou comigo ninguém pode
Nome científico: Dieffenbachia
Família: Araceae
Género: Dieffenbachia
Ciclo de vida: Perene
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América Central
Nomes populares: Comigo ninguém pode, Difembáquia.

A planta Dieffenbachia mais conhecida como comigo possui um caule carnudo que ostenta as folhas variegadas de verde, branco ou amarelo, formando padrões simétricos relativamente à nervura central. É uma planta extremamente tóxica, que requer alguns cuidados na manutenção e deve forçosamente estar fora do alcance das crianças. Leia mais em: 6 plantas venenosas - cuidados e precauções

A Dieffenbachia é uma planta muito requisitada, sendo uma das principais escolhas para a decoração de interiores, dada a beleza das suas folhas. No mundo das superstições é indicada para quem quer afastar o mau-olhado. Acredita-se que absorve as energias negativas das pessoas com mau intimo.

Cuidados a ter com a Dieffenbachia


Luz- A intensidade da luz varia conforme a variedade da planta, os exemplares mais manchados necessitam de mais claridade, contudo nenhuma delas suporta o sol direto.

Temperatura- A Dieffenbachia não suporta viver abaixo dos 15ºC, embora suporte descidas ocasionais até aos 10º.

Regas- No verão regue mais vastas vezes, mas sempre com alguma moderação. Na época quente mantenha o vaso sobre um prato de cascalho húmido de forma a manter a humidade ambiental. No inverno regue com muita moderação e evite a água muito fria.

Transplante- Mude a planta no inicio da primavera. Use um composto poroso rico em turfa e matéria orgânica.

Adubação- Forneça uma rega com adubo liquido uma vez por mês, no final da primavera e durante o verão.

Poda- É frequente a Dieffenbachia perder as folhas inferiores e apresentar um caule grosso e despido. Pode a planta junto à terra de forma a permitir nova rebentação.

Pragas- A planta é principalmente atacada pela aranha vermelha e pela cochonilha. A cochonilha instalam-se e forma manchas tipo algodão no avesso das folhas e o aranhiço cria teias.

Aspetos sensíveis da Dieffenbachia


Folhas inferiores descoloridas- Excesso de frio ou humidade. Leve a planta para um zona mais quente e reduza as rega.

Folhas pequenas- Falta de claridade. Coloque a comigo ninguém pode num local mais iluminado.

Apodrecimento do caule e das folhas- Demasiado humidade associada a temperatura elevada. Reduza as regas e não molhe a planta.

Multiplicação da Dieffenbachia 


Reproduza a Dieffenbachia a partir das estacas terminais do tronco, ou por porções retiradas no momento da poda.

Algumas variedades fornecem rebentos que brotam na base do tronco. Use-os para obter novos exemplares.

Lembre-se que a seiva da comigo ninguém pode é tóxica em contacto com a mucosa e deve sempre lavar as mãos após o seu manuseamento.

Curiosidades da Dieffenbachia


O nome da planta deve-se a um botânico austríaco chamado de Diefanbach, responsável pelos jardins de Schondrunn, conhecidos comumente como o palácio favorito da princesa Sissi em Viena.

Apesar da Dieffenbachia conter seiva toxica, vários estudos aponta esta planta com uma excelente purificadora do ar. Leia mais em: 10 planta que purificam o ar de casa

1 comentário:

  1. Olá, será que você poderia ajudar a minha planta comigo ninguem pode? Ela está com aspecto de folha comida e quando chove muito as folhas se despedaçam. Encontrei alguns caules com om que parecem caroços amarronzados. Como tratá-lá? Agradeço muito!!!

    ResponderEliminar