Cultivo do Dióspireiro ou caquizeiro (Diopyros kaki)

Cultivo do dióspireiro

O dióspireiro ou caquizeiro como é chamado no Brasil, caracteriza-se por uma árvore de folha caduca, originária da Ásia, que pertence à família das Ebenaceae e que se destaca-se pela alta produtividade, rusticidade e longevidade.
O dióspiro é um fruto de época e é a partir do outono que começamos a ser brindados por este delicioso fruto tão rico em propriedades medicinais (benefícios do dióspiro). O seu maior consumo é ao natural, porém também é usado para sumos, compotas, passas e mais recentemente para vinagre.
Apesar do dióspireiro ser uma árvore de clima subtropical ela desenvolve-se bem em várias partes do mundo e actualmente existem mais de 200 variedades de dióspiro um pouco por todo o mundo.

Características do dióspireiro (caquizeiro)


O dióspireiro é uma espécie dióica, ou seja existem árvores com flores masculinas e outras femininas. No caso das árvores de frutos com sementes existe a necessidade de instalar variedades polinizadoras. Contudo hoje em dia as variedades comercializadas já são produzidas por partenocarpia, ou seja não necessitam da fecundação para gerar o fruto.
A árvore consegue aguentar pequenos períodos de seca, mas quando regada regularmente, oferece frutos mais pesados e de maior calibre.

Solo e localização


O local ideal para plantação desta árvore de fruto, passa por um local com total exposição solar e com boa protecção contra os ventos fortes.
O dióspireiro desenvolve-se bem em vários tipos de solos, contudo desenvolve-se melhor em solos permeáveis, profundos, com boa drenagem e pH entre os 6 e os 6,5,  .

Plantação do dióspireiro


A plantação do dióspireiro deverá ser executada no inicio do inverno para as árvores de raiz nua e preferencialmente no inicio das chuvas para as envasadas.
As covas para a plantação deverão medir 60 x 60 x 60. Aplique 20 kg de estrume bem curtido, 60 gr de nitrogénio, 160 gr de fosforo e 60 gr de potássio, mas o ideal será fazer uma colecta de terra e basear a correcção e adubação no resultado.
O espaçamento varia de 5 por 6 metros até 7 por 8 metros, consoante o tipo de plantação.

Poda e formação do dióspireiro


No inverno, na fase da dormência, elimine todos os ramos secos e que apresentem sintomas de doença. Nos primeiros anos de vida, execute a poda de formação, que consiste na preparação e árvore para o futuro suporte da carga dos frutos. A ideia é trabalhar o esqueleto do dióspireiro até formar a copa pretendida.
Os ramos do dióspireiro são muito frágeis e quebram facilmente, com o peso da fruta, é muitas vezes necessário realizar o escoramento.
No inicio da frutificação  poderá ser necessário a pratica da do desbaste, a fim de prevenir o excesso de peso nos ramos e aumentar o tamanho dos restantes frutos.

Pragas e doenças do dióspireiro


O dióspireiro é uma árvore bastante rústica e por norma apresenta poucos problemas. Das pragas que mais prejuízo causam são com certeza a mosca da fruta. Dentro dos meios naturais podemos usar as conhecidas garrafas mosquiteiras, não controlam totalmente a praga, mas reduzem significativamente a sua população. (Armadilhas para a mosca da fruta)
Entre as doenças que atacam esta cultura temos a mancha da folha, a antracnose, a podridão das raízes, a galha da coroa, a cochonilha, lepidobroca e ácaros.
O controle destas doenças deve idealmente ser  preventivo, deve ser feito por produtos específicos encontrados em à venda nos locais apropriados.

Colheita e armazenamento do dióspiro


A colheita do dióspiro deve iniciar-se quando o fruto perde a cor verde e passa a alaranjado.
Devido a sensibilidade da sua pele não aguenta muito tempo em conservação e quando guardados devem ser colocados num tabuleiro apenas numa camada de modo a não pisar. Devem ser guardados em local fresco e ventilado até amadurecerem totalmente. Depois da colheita o processo de amadurecimento é muito rápido e pode ser ainda mais acelerado se colocado junto a outras frutas maduras como a banana. Depois de maduros devem se consumidos com brevidade ou guardados no frigorífico por um máximo de 4 a 5 dias.

4 comentários:

  1. Olá gostaria de saber se pode podar as mangueiras como as laranjeira. A minha só cresce num ramo só. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Olá podemos cortar as mangueiras do tamanho que queremos ou nunca se pode cortar

    ResponderEliminar
  3. Ola ,gostaria de saber pk caiem tantos frutos do diospireiro ? Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Olá o meus dióspiros estão todos podres por dentro. Alguém me sabe dizer de que doença se trata? Muito obrigada

    ResponderEliminar