Cultivo de courgettes

Cultivo de courgettes, a abobrinha Italiana

A courgette é da família das cucurbitáceas, cujo nome cientifico: Cucurbita pepo . É uma planta de folhas grandes, com flores amarelas que dão origem a frutos alongados ou cilíndricos, com a pele verde, ligeiramente estriada e brilhante. Existem inúmeras variedades e embora distintas no tamanho, formato, cor e sabor, todas partilham características comuns.
Oferecem uma produção é rentável, quando escalonada, 2 ou 3 plantas, normalmente são suficientes para o consumo da casa.
As courgettes também conhecidas por abobrinhas, são um dos vegetais mais fáceis de cultivar e uma opção saudável e pratica, que dá origem a inúmeros pratos. A sua ingestão apresenta muitas vantagens (Benefícios da courgette) por isso é tão recomendada pelos nutricionistas.

Melhor local para cultivar courgettes


O local de sementeira deve ser aberto e soalheiro. A cultura da courgette é sensível ás temperaturas baixas e geadas, necessita de de calor e boa luminosidade para um desenvolvimento coreto. O solo deve ser preferencialmente ligeiro, com pH ligeiramente ácido, rico em matéria orgânica, uma boa capacidade de retenção de humidade e simultaneamente boa drenagem.

Sementeira da courgette


Esta horticula não se deve semear no local definitivo até aos meados da primavera. Se pretende  começar a produzir courgettes precoces deverá iniciar a sementeira de forma protegida, dentro de casa ou em estufa. Deverá fazê-lo em vasos individuais com aproximadamente 8 cm de diâmetro.
Poderão ser plantadas ao ar livre após 4 semanas e após ter passado o risco de geadas.
A plantação deverá realizar-se em fileiras de 100 x 80 cm.
Para a sementeira direta, deverá colocar a semente a uma profundidade de 2 cm, no solo previamente preparado. Deverá colocar 3 a 4 sementes por cova, que se desbastam logo após a emergência, deixando apenas uma planta.
Germinam com temperaturas acima dos 15º, passado 5 a 10 dias.


Tratos culturais das courgettes


Regar com regularidade, principalmente após a formação dos novos frutos, elas possuem um sistema radicular menos desenvolvido e sofrem facilmente com o défice hidrico. Todas as plantas da família das abóboras necessitam de muita água para se desenvolverem em perfeitas condições e a courgette não é exceção. Minimize os gastos de água, colocando um empalhamento à volta da planta.
Convém sachar o solo periodicamente, com o fim de o arejar e evitar o aparecimento de ervas daninhas. As infestantes competem por água e nutrientes e prejudicam o desenvolvimento da cultura.
É usual o acréscimo de adubos, contudo quando existe uma quantidade rica e generosa de estrumes curtidos ou de composto de jardim, não há necessidade para esse procedimento. Regue a planta com chorume de urtiga diluído a 20% até à formação dos frutos.
A colheita regular estimula a planta a produzir novos frutos.

Pragas e doenças da courgette


Após a germinação as plantas são muito susceptíveis ao ataque das lesmas e caracóis. (Como se livrar de lesmas e caracóis)
A planta da courgette também poderá sofrer alguns surtos de oídio, os quais poderão ser controlados com enxofre flor.

Colheita das courgettes


A colheita dá-se aproximadamente 2 a 3 meses após a sementeira.
O fruto estará pronto ao consumo quando alcançar os 15 a 20 centímetros.
É recomendável que a colheita se faça com uma faca ou tesoura, pelo risco de danificar o caule e as flores.
Caso tenha excesso de produção retire algumas flores e use-as em saladas, elas são uma iguaria fantástica. Poderá também guardar o excedente de frutos, dentro de um saco plástico no frigorífico.

4 comentários:

  1. Boa tarde, as minhas plantas de courgette estão muito bonitas, mas courgette só têm 1 e as plantas estão enormes. O que estou a fazer mal? Obrigada. Isabel Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Experimente tirar as folhas maiores e que ficam mais junto ao solo.

      Eliminar
    2. Elas precisam de polinização. Se não existirem polinizadores por perto deve fazer a polinização com pincel. As primeiras flores a abrir, as grandes, são macho. Deve usar um pequeno pincel para passar nelas e depositar nas flores fêmeas. Estas, depois de polinizadas, irão fechar e começará a desenvolver o fruto.
      Boas colheitas :)

      Eliminar
  2. Boa noite os meus corgetes desenvolvem mas comecao aapodreser com os trato

    ResponderEliminar