Cultivo do abacateiro (Abacate)

Cultivo do abacateiro abacate

O abacate é um fruto tropical proveniente do abacateiro (Persea Americana) é originário da América do sul mais propriamente do México. Trata-se de uma árvore de grande porte, que pode ultrapassar os 30 metros de altura. Atualmente é cultivado em várias partes do globo, fora das suas condições ideais. A aposta na cultura desta frutífera até então pouco conhecida fora das suas origens, têm vindo a suscitar interesses e curiosidades sobre o seu cultivo.

Polinização do abacateiro


Os abacateiros são árvores de polinização cruzada, com uma característica invulgar, têm variedades de dois tipos: a A e a B, sendo por isso muito difícil dar-se a polinização entre flores da mesma planta.

Na variedade do tipo A, a parte feminina da flor abre de manhã com o fim de receber o pólen e a masculina abre na tarde do dia seguinte, altura em que a parte feminina já não está disponível.
Dentro deste tipo podemos encontrar as variedades: Princesa, Reed, Hass, Simmonds, Fortuna, Ouro Verde, Wagner e Paulista, dentre outros.

Na variedade do tipo B o processo dá-se ao contrário, a parte masculina abre de manhã e a feminina na tarde do dia seguinte, dá-se novamente o desencontro impedindo a polinização que leva à frutificação.
Dentro deste tipo podemos encontrar a variedade: Pollock, Fuerte, linda e Quintal, dentre outros.

Se queremos ter uma polinização eficiente, teremos de adquirir as duas árvores de tipos diferentes, ou seja a variedade A e a variedade B. Ou então enxertam-se ramos do tipo B numa árvore do tipo A e vice versa.

Cultivo e manutenção do abacateiro


Coloque as sementes de abacate num vaso com 20 cm de largura por 40 cm de fundura, enterrados a 5 cm de profundidade.
Mantenha em local arejado, com sombreamento moderado. O transplante deve ser efetuado no momento em que o pequeno abacateiro atingir os 40 a 50 cm de porte e já tiver passado o perigo da geada.

Tenha especial atenção com as regas, principalmente na época quente, um abacateiro necessita de muita água, principalmente durante a fase produtiva. Mantenha o solo húmido, mas sem encharcamento, o excesso de água pode prejudicar o desenvolvimento normal da árvore.

Coloque cobertura morta à volta da planta, como palha, folhas secas, casca de pinheiro, entre outros. Tenha o cuidado não encostar os materiais orgânicos ao tronco. A matéria orgânica é essencial para garantir nutrientes à planta, preservar a humidade do solo e assegurar uma boa aeração. O ideal é repor a matéria orgânica a cada 6 meses. O uso de estrumes não decompostos deve ser evitado, este ao ser aplicado pode vir a fermentar e complicar o desenvolvimento do abacateiro.

Um abacateiro semeado dentro dos métodos caseiros, ou seja através do caroço, pode levar de 7 a 9 anos a frutificar, se pretende mais rapidez terá de comprar um enxertado que pode começar a frutificar aos dois anos.

A temperatura ideal para o seu cultivo situa-se à volta dos 20º.
Os ventos forte são um fator a ter em conta já que podem ocasionar a queda dos frutos de abacate na fase inicial. Quando possível plante-o em local abrigado.
O abacateiro necessita de um local ensolarado, com solo rico em matéria orgânica, profundo e com boa drenagem. Na fase inicial o abacateiro é muito exigente em fosforo, um mineral importante ao bom desenvolvimento radicular

Poda e manutenção do abacateiro


Quando o abacateiro atingir 1 m de altura, corte-lhe a ponta de forma a estimular o desenvolvimento de ramos laterais. Deixe apenas 4 ramos, para tal escolha os mais forte e afastados uns dos outros, repita o processo nestes 4 ramos.

Ao longo do desenvolvimento do abacateiro vá retirando os ramos secos e doentes. Remova também os ramos direcionados para o centro da copa, de maneira a evitar uma copa muito fechada.

Será possível produzir abacate em Portugal?


Quando se trata de árvores de origem tropical fica sempre a dúvida: Será possível produzir abacates em Portugal? Sim com toda a certeza!
Sendo eu da Bairrada vou falar mais propriamente desta região, onde existem muitos abacateiros com alta produção de frutos. Estamos a falar de uma zona de Portugal com Invernos frios e geadas acentuadas. A maioria dos abacateiros encontram-se protegidos por construções altas, contudo também se encontram árvores em locais desprotegidos. Há pouco tempo até começou um novo ciclo na agricultura da região, alguns agricultores apostam na produção de abacates para fins comerciais e estamos a falar de hectares.

No seu habitat natural o abacateiro cresce com poucos cuidados, já aqui por Portugal é aconselhável ter algumas precauções.
Depois de adultos os abacateiros conseguem sobreviver sem grandes cuidados, mas no seu inicio de ciclo a realidade é bem diferente. Quando desprotegidos são facilmente queimados pelas geadas, é conveniente envolvê-los com manta térmica, ou proporcionar-lhes pequenos abrigos.

Curiosidades: O fruto não amadurece na árvore, na natureza o abacate cai e amadurece depois. Por tal é necessário colhe-lo verde, assim que o tamanho indique que ele atingiu o completo desenvolvimento. O amadurecimento do abacate acelera se o juntar a frutos que larguem gás etileno como por exemplo a banana.
O abacate é um fruto rico em gorduras boas as mono insaturadas, que são muito importantes ao bom funcionamento do sistema cardiovascular. Conheça todas as vantagens deste fruto: Benefícios do abacate

Nomes populares: abacateiro, abacate, abacado, pera abacate, loiro abacate.

7 comentários:

  1. Olá ! Tenho um Abacateiro Russel que produz muito pouco face a outras qualidades que existem aqui na zona. Qual será a melhor qualidade para ajudar na frutificação ? Este seu poste tem a melhor informação que encontrei até agora. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Marli, como posso colocar o caroço do abacateiro e da manga na terra?

    ResponderEliminar
  3. Quando vou plantar manga, raspo o caroço e lavo bem deixando bem limpo. Depois ponho para secar e quando está bem seco, abro com uma faca fina com cuidado para não acertar a semente. Planto somente a semente de dentro.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.Gostava de comprar um abacateiro que tivesse tipo a e tipo b pois só tenho espaço para um.Poderia indicar-me onde posso comprar? Moro em Portimão .Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Carminha
      Você procura o pote de ouro...Os cultivares são grupo A ou B ! Talvez um grupo A, cultivar HASS, que é semi polinizável, seja solução, que é de excelente sabor e textura, com tamanho médio. Como vive no sul, onde já existem algumas plantações talvez um viveirista indique alguem que tenha para venda, embora nesta data não seja muito favorável, as vendas são feitas mais cedo. Outra opção será em Espanha, há imensos viveiristas no sul, mas talvez em Huelva encontre, pois é só uma planta. Convém certificar-se primeiro se existem, para não fazer viagem inútil.
      Convém não comprar sem saber se o vendedor é idóneo... se planta é sadia, se o porta enxerto ou cavalo é de boa qualidade, etc
      Boa sorte
      cptos
      Duarte

      Eliminar
  5. Que plantações existem na Bairrada? Vou experimentar 20 plantas na Sertã, a poda para plantação intensiva é igual à que referiu? Como têm feito nas plantações aí? E o espessamento entre linhas e entre árvores? Pode ajudar-me?

    ResponderEliminar
  6. tenho um Abacateiro não sei de que variedade é, mas a uns 3 anos começou a dar fruto mas poucos o ano passado já deu mais um bocado e este ano carregou tem muitos frutos e foi de caroço...

    ResponderEliminar