Plantas repelentes

Plantas repelentes do jardim e da horta

Semear, plantar e cuidar tornou-se um meio de sustentação e terapêutico, hoje nos dias actuais a horta dá-nos frutos, vegetais frescos e desanuvia-nos a alma. Contudo as plantas necessitam de cuidados e são atacadas por diversos tipos de pragas, se procuramos o natural e sadio, não faz sentido adoptar o uso de pesticidas, eles contém substancias tóxicas, nocivas à saúde humana, animal e até à das plantas.

A melhor solução passa por criar e usar as plantas repelentes ou atractivas, umas repelem as pragas ou atraem-nas para si. Deixo aqui algumas sugestões de plantas que vos poderão ajudar.

14 plantas repelentes úteis na horta 


1- Alecrim: Afasta mosquitos e mantém os gatos afastados de certos locais pretendidos, basta colocar algumas folhas da planta nos locais onde a presença deles é indesejada.

2- Alfazema: Afasta traças, pulgas, moscas, mosquitos e ratos. Na pele poderá usar o óleo essencial e colocar algumas gotas sobre a sua superficial de forma a repelir os mosquitos.

3- Cebola: Plante a cebola à volta dos canteiros dos tomateiros, dos pimentos, das cenouras e couves. A cebola têm a capacidade de afastar pulgões, lesmas e outras pragas. Obterá o mesmo efeito com outras plantas da mesma família Allium, como o alho-porro e o alho.

4- Citronela: Esta é uma planta repelente muito usada, têm a capacidade de afastar mosquitos, moscas  e formigas, entre outras pragas. O ideal é plantá-la no caminho do vento, de modo a espalhar o seu cheiro e aumentar a sua eficácia.

5- Crisântemo: As flores de crisântemo frescas ou secas, contém uma substancia natural a piretrina uma espécie de insecticida natural, que repele e mata mosquitos, baratas, ácaros, traças, pulgas e percevejos, entre outros insectos. A presença dessa substancia envenena lentamente os insectos obrigando-os a sair antes de sucumbirem.

6- Erva doce: É um excelente repelente contra pulgões, lesmas e caracóis. Plante-a pelas beiras da horta.

7- Gerânio: Além da  beleza das suas flores com diversas cores, o gerânio têm características repelentes e a capacidade de proteger outras plantas de vários pragas. Repele as moscas, mosquitos, algumas lagartas que atacam a couve e ácaros dos tomateiros e dos pimenteiros.

8- Hortelã: Esta aromática, contém um odor característico, que perfuma tudo o que toca. Têm a capacidade de afastar formigas, poderá plantar alguns pés em torno da sua horta ou colocar algumas porções de ramos e folhas sobre as zonas afectadas. Funciona também contra a picada de mosquitos e melgas, basta esfregar as folhas sobre a pele como repelente.

9- Lavanda: Esta planta repelente é um três em um, perfuma, embeleza os ambientes e aínda afasta mosquitos e ratos. Em contra partida atrai insectos polinizadores como abelhas e zangões, que são benéficos à horta e ao jardim.

10- Malmequer: Os malmequeres afastam pulgões e mosquitos, entre outros insectos. Afastam inclusive os coelhos das hortas.

11- Manjericão: Esta aromática exala um cheiro forte que afasta moscas e mosquitos. Em casa poderá colocá-los nos parapeitos das janelas.

12- Sabugueiro: É muito usado na agricultura biológica, funciona como planta atractiva, atrai insectos e pássaros desviando-os de outras plantas e árvores de fruto.

13- Salsa: Afasta a mosca da cenoura, na hora da sementeira misture algumas sementes de salsa junto com as de cenoura.

14- Tagete ou cravo de defunto: Esta planta também chamada de cravo Francês, é reconhecido como um repelente natural contra nematodos e o seu odor espanta alguns tipos de insectos como a mosca branca e formigas.

15- Trovisco: É principalmente reconhecido pela sua acção repelente contra toupeiras, ele liberta um odor que lhes é desagradável.

1 comentário: