Utilidades e preparação da Calda bordalesa

Utilidades e preparação da Calda bordalesa

A calda bordalesa também conhecida como calda sulfocálcica é uma mistura à base de cal virgem e sulfato de cobre, que resulta num produto pouco tóxico, é usada em vários métodos agrícolas, o convencional e o biológico ou orgânico.
Supõe-se que tenha sido usada pela primeira vez em 1882 em Bordeaux na França, com o intuito de curar as doenças da videira. Os agricultores desta região tratavam as videiras com água de cal e constataram que quando ela era preparada em recipientes de cobre o tratamento era mais eficiente, daí o nome calda bordalesa ou mistura de Bordeaux.

Calda bordalesa para que serve


Os seus atributos são vários, a calda bordalesa têm ação fungicida, bactericida, repelente de insectos, fertilizante e fortificantes.  Aplica-se em diversas culturas hortícolas, em árvores de fruta e flores e tal como a maioria dos produtos é mais eficiente quando aplicada de forma preventiva. A aplicação da calda bordalesa nas laranjeiras e noutros citrinos antes do frio é muito comum, quando ela é aplicada antes das primeiras geadas, têm ação fortificante que robustece e caustica a planta, ajudando-a a suportar melhor o frio, esta prática também se alarga a outras árvores. Acresce ainda a vantagem de poder ser usada em modo de produção biológica.
A calda bordalesa poderá ser comprada pronta ou feita em casa, sendo a segunda opção a mais econômica e o único modo viável aos que não possuem cartão de aplicador de produtos fitofarmacêuticos.

Como fazer calda bordalesa


A preparação mais comum da calda bordalesa dá-se na proporção de uma parte de cal, uma parte de sulfato de cobre e 100 partes de água. A seguir fica o exemplo para 20 litros.

200 gr de cal virgem
200 gr de sulfato de cobre
20 litros de água

Antes de mais deve escolher um vasilhame de plástico, madeira ou betão. Na véspera ou seja no dia anterior, coloque o sulfato de cobre dentro de um saquinho de pano ralo e emerja-o em água. Há quem opte por amornar a água com o intuito de acelerar a diluição do sulfato de cobre.

A cal deverá ser colocada num balde metálico com uma pequena quantidade da água, deixe ferver e acrescente mais água, suficiente para diluir a cal e mexa bem. Neste procedimento deverá ter cuidado a redobrar, sob o risco de se queimar, use luvas apropriadas.

Junte o sulfato de cobre diluído lentamente sobre a calda de cal virgem, faça-o sempre nesta ordem, nunca ao contrário. Mexa bem e acrescente mais água, até obter o volume de 20 litros, coe num crivo de malha fina e despeje no pulverizador.

Deverá ter o cuidado de verificar o pH da calda bordalesa, que não deverá ficar ficar nem muito alto nem muito baixo, o ideal situa-se entre os 6,5 e os 7. O método certo e eficaz é o uso das fita medidora do pH, que deverá ser mergulhada na calda.
Há também o método tradicional que consiste em colocar um pingo da calda sobre a lamina de uma faca ou canivete de ferro e se formar uma mancha vermelha é sinal que a calda está ácida. Porém este método é falível e apenas indica a acidez.
Lembrando que o sulfato de cobre é ácido e cal é básica, deverá fazer a correção acrescentando o elemento em falta conforme o resultado, isto claro depois de diluído.

Aplicação mais habitual da calda bordalesa é a quinzenal, não devendo ultrapassar os 3 kg de produto por ha ao ano, de forma a proteger o meio ambiente. Não pulverize a calda em dias de sol quente ou em dias de temperaturas muito baixas.

Depois de misturada a solução deve ser logo utilizada, têm um tempo limite de 24 horas. Contudo se cada calda for guardada em separado numa garrafa plástica rolhado poderá durar até um ano.

9 comentários:

  1. Amei aprender sobre a calda vou fazer para pulverizar nas minhas plantas....

    ResponderEliminar
  2. Mas depois de tudo ficou sem saber o mais importante
    Em que meses se aplica a calda bordalesa ?

    ResponderEliminar
  3. Em agosto após as podas para frutíferas,com brotos apartir de 10 cm.

    ResponderEliminar
  4. Vou usar a calda p primeira vez. A cal qdo colocada na água produz fervura natural.Em s receita diz p ferver. Este ferver é levar ao fogo? Obrigada. Sucesso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Não deve levar ao fogo. A cal viva (cal em pedra) em contato com a água é que ferve. Aqui é necessário ter muito cuidado porque borbulha e os respingos podem provocar queimaduras na pele (sobretudo proteger bem os olhos). Nesta fase convém estar afastado do recipiente.

      Eliminar
  5. Quando se começa a deitar a calda? E o processo é repetitivo por semanas meses, ou só se deita uma vez? Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Boa Bom dia. Como vou fazê a primeira vez uma calda bordalesa necessito saber o seguinte: comprei cal bordalesa em pó já feita necessito de saber quantas gramas de calda preciso para 5 litros de água.

    ResponderEliminar
  7. Gostei da dica da calda bordalesa

    ResponderEliminar