Usos do vinagre na horta e no jardim

Usos do vinagre na horta e o jardim

O vinagre é daqueles produtos multifacetados que dão para quase tudo. Ele oferece grandes vantagens para cuidados do nosso corpo (Benefícios do vinagre) e ajuda nas limpezas da casa, mas sabia que ele também pode ser utilizado na horta e no jardim?
O vinagre é uma alternativa saudável que está dentro do grupo de produtos que solucionam vários problemas das plantas, sem afetar o equilíbrio do meio que as envolve.

Como utilizar o vinagre na horta e no jardim


Elimine formigas com vinagre: Estes insetos não resistem ao baixo pH do vinagre e acabam por sucumbir quando entram em contacto com ele. Pulverize as áreas afetadas com o vinagre e volte a repetir até acabar com a praga de formigas.

Melhora a saúde das plantas que gostam de solos ácidos: Os solos ácidos geram problemas à maioria das plantas, porém existem plantas que encontram neles as condições ideais, as plantas acidófilas: azáleas, gardênias, camélias, rododendros, hortênsias e urze entre muitas outras. Misture uma colher de sopa de vinagre em 2 litros de água e regue as suas plantas com esta solução uma vez por semana, em pouco tempo notará a diferença.

Combate os pulgões e fungos nas plantas: Pulverize as plantas afetadas com pulgões ou outros insetos sugadores, com uma solução inseticida de vinagre. Use 1 litro de água para 2 colheres de sopa de vinagre e outra 2 de detergente neutro, agite e pulverize as plantas afetadas. Leia outras opções: (Inseticida de sabão e vinagre)
Controle de fungos: Faça um litro de chá de camomila e junte uma colher de sopa de vinagre. Borrife as plantas com esta solução. Ou use apenas o modo mais simples, um litro de água com duas colheres de sopa de vinagre.

Ajuda a eliminar a mosca da fruta: Não mata, mas atrai-as e possibilita reduzir significativamente a população. A técnica consiste em atrair este insetos para uma garrafa com pequenos furos e levá-los ao afogamento. Misture uma parte de vinagre, com 3 partes de agua e duas colheres de sopa de açúcar. Coloque a mistura na garrafa e pendure-a perto do pomar. Sugiro que veja aqui os pormenores: Armadilhas para a mosca da fruta.

Aumenta a vida das flores nos vasos: As flores depois de cortadas têm pouca durabilidade, mas poderá aumentá-la um pouco juntando umas gotas de vinagre de vinho branco na água da jarra das flores.

Elimina as ervas daninhas: Sim é verdade que elimina ervas daninhas, porém não é uma solução muito praticável, em espaços médios seriam necessárias grandes quantidades para efeito, e vamos ser claros, em áreas pequenas é mais viável remover as ervas à mão. Contudo poderá ser útil quando se pretende eliminar as daninhas em locais difíceis, com juntas, passagens ou muros. Misture 200 ml de agua morna com uma chávena de sal e duas de vinagre de vinho branco. Tenha cuidado com a mistura, ela leva sal e poderá afetar o equilíbrio natural do solo.

E agora uma dica fora do âmbito do jardim, apesar de estar de certo modo interligado. Se tiverem cães ou gatos em casa que façam chichi em locais indesejados, basta pulverizar esses pontos com a calda de vinagre que eles para de urinar nesses sitios.

2 comentários:

  1. Bom dia Marli, muito interessante, vou adotar estes dicas no jardim.

    Gostaria de informações sobre como combater a proliferação de baratas em caixas sépticas.

    Grato, Carlos

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Marli gostei muito dessa idéia com o vinagre vou colocar no meu jardim

    ResponderEliminar