Sementeira e plantação de espinafres

Sementeira e plantação de espinafres

Os espinafres (Tetragonia Tetragonoides) são uma excelente opção para uma horta pequena, crescem rápido, exigem poucos cuidados, sã muito fácil de cultivar e são também uma boa opção para vasos e floreiras. São consumidos durante o ano inteiro, podem ser consumidos crus ou cozidos e contam com um importante valor nutricional (Benefícios do espinafres).

O espinafre da Nova Zelândia (Tetragonia Tetragonoides) conhecido também por espinafre de corte ou falso espinafre é muitas vezes confundido com  o espinafre verdadeiro (Spinacia oleraceae), porém são falsos parentes.
➢ O espinafre verdadeiro é originário da Ásia e pertence à família das quenopodiáceas. É uma anual de folhas largas e cresce aproximadamente 30 cm de altura.
➢ O espinafre de corte é originário da Nova Zelândia e da Austrália, pertence à família aizoáceas. Cresce de modo prostrado e abundante, pode inclusive tornar-se invasiva. Apresenta caules muito ramificados com folhas carnudas de formato triangular, de tamanho inferior ao espinafre verdadeiro.

Os espinafres apreciam um solo húmido,  com boa drenagem e rico em matéria orgânica. Não toleram solos ácidos. Quanto ao ambiente apreciam sombra ou meia sombra, gostam de temperaturas amenas, toleram temperaturas baixas e geadas ligeiras, são pouco tolerantes ao calor excessivo. As temperaturas elevadas podem induzir ao seu florescimento precoce.

Sementeira dos espinafres


A sementeira dos espinafres pode ser feita em local definitivo, vasos ou em tabuleiros numa escala maior para futura transplantação.
Antes da sementeira ou do transplante, realize uma boa cava e incorpore estrume curtido.
Enterre as sementes de espinafre à profundidade aproximada de 1 centímetro. Consoante as condições ambientais as sementes levam aproximadamente duas semanas a germinar. Durante este período as regas devem ser regulares, porém evitando encharcar o solo.

As sementeiras de Janeiro a Abril irão produzir na primavera e no verão. As sementeiras de Agosto a Outubro destinam-se à colheita de de Outono Inverno.

Transplantação dos espinafres


A transplantação do espinafre deve realizar-se quando as plantas apresentarem 4 folhas verdadeiras. O espaçamento entre as plantas varia conforme o modo escolhido, mas o mais usual é de 50 entre pés. Um espaçamento mais curto entre as plantas aumenta a produtividade da área, mas um espaçamento maior permite obter plantas e folhas maiores.

Se escolher plantar espinafres em floreiras ou vasos, assegure-se que tenham pelo menos 30 cm de profundidade e outros 30 a 40 cm de largura.

Tratos culturais do espinafre


Caso tenha realizado uma sementeira directa, realize uma monda de modo a respeitar o espaçamento entre as plantas. Deverá optar por retirar as plantas mais fracas e deixar as mais vigorosas.
Faça uma pequena amontoa de terra à volta da planta de modo a criar uma maior sustentação ao caule do espinafre.
Remova as ervas daninhas, de modo a evitar a competição nutricional destas com os espinafres.
Regue os espinafres regularmente, de modo a manter a terra sempre húmida mas evitando o encharcamento.
Vigie os espinafres de modo a prevenir ataques acentuados de pragas. (Meios naturais de controle de pragas)

Colheita dos espinafres


A colheita de espinafres geralmente dá-se 40 a 70 dias após a sementeira, dependendo das condições climáticas. Devem ser colhidos à medida do uso, é um legume de curta duração.
Logo que os espinafres desenvolvam pelo menos seis folhas, já se pode começar a colher folhas. Quando a planta atingir dimensões maiores poderá cortar o ramo todo, deixando 4 cm acima do solo.

Logo que o calor começar a aparecer o espinafre terá a tendência a apresentar uns espigões com sementes. Se pretender produzir as suas próprias sementes para futuras sementeiras, deixe os esporões alcançarem a maturação completa e seque-os em local seco e sombrio. Depois dos galhos secos esfregue-os com as mãos de modo a libertarem as sementes. Depois de limpas, guarde as sementes de espinafre em local seco e escuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário