Cultivo e tratamento de próteas

Cultivo, multiplicação e tratamento de próteas

As próteas são um género botânico que pertence à família das proteaceae, que é composta por mais de 1500 espécies. São plantas arbustivas lenhosas com um forte potencial ornamental e muito valorizadas pelas flores de uma grande beleza e longevidade.

Como cuidar as próteas 


 Localização: As próteas sobrevivem melhor em locais ensolarados, bastante arejados e com baixa humidade relativa (inferior a 50%). São muito exigentes em luz solar, quanto mais sol recebem mais florescem e crescem.

 Solo ideal:  As próteas apreciam um solos arenosos com boa drenagem, profundidade superior a 60 cm, pobres em nutrientes (principalmente baixo em fosfoforo) e com o pH ácido entre os 5,5 e os 6,5. Caso a terra apresente um pH acima de 6,5 adicione turfa ou sulfato de ferro à terra.

 Temperatura:As próteas preferem locais onde as temperaturas variem ente os 7º e os 27º, contudo suportam temperaturas negativas até -3º, apreciam noites frias, dias quentes e uma boa circulação de ar.

 Como plantar proteas: A plantação da prótea deverá ser delicada, de modo a não danificar as raízes que são muito sensíveis.  As próteas dão-se melhor no solo, porém também podem ser cultivada em vaso. O vaso terá de ter pelo pelo menos 40 cm de altura e 30 cm diâmetro. Coloque argila expandida no fundo, de modo a favorecer a drenagem, as próteas não toleram o excesso de humidade, use um substrato leve e ácido e cubra com casca de pinheiro. Coloque o vaso num local arejado e ensolarado.

 Regas: No primeiro ano a rega da prótea deverá ser regular, evitando o encharcamento, depois do segundo ano a planta exige regas mais espaçadas. As próteas são sensíveis aos fungos, que podem danificar o sistema radicular e levar ao colapso da planta. Regue as próteas sempre pela manhã, tendo o cuidado de deixar secar a terra entre as regas.

 Fertilização das próteas: As próteas têm raízes muito sensíveis, que podem facilmente ser queimadas pelos fosfatos. Utilize um adubo especifico para próteas (isento de fosforo) e apenas na fase de floração. Se utilizar outro tipo de adubo, certifique-se que ele não contém fosforo, as próteas são sensíveis a este mineral.

 FloraçãoAs próteas levam cerca de 3 anos a florirem. As flores apresentam uma grande longevidade que pode ir além das duas semanas depois do corte e depois de secas conseguem manter as cores vivas por alguns anos.

 Poda da prótea: Nos primeiros anos de vida realize uma poda de formação, corte os ramos acima da 3ª folha, com o cuidado de verificar se a gema axilar está em boas condições, pois é a partir dai que se vão originar as novos ramos e hastes florais. Ao longo do ciclo de vida da prótea vá realizando uma poda de limpeza, que consiste na eliminação de ramos doentes, secos, enfraquecidos e permitir um melhor arejamento da planta. Depois da floração elimine a haste floral.

Multiplicação das próteas


A reprodução das prótea pode ser feita por sementeira ou por estaca. A propagação via estaca garante que a planta obtida tenha os mesmos traços genéticos da mãe.

➢Multiplicação da prótea com semente: Esta não é a via mais fácil, mas é possível. Escolha um substrato à base turfa e perlita. Enterre as sementes à mesma profundidade do seu tamanho. Regue com água da chuva ou de nascente, evite a água da torneira, ela contém cloro e  pode prejudicar o processo. Mantenha a bandeja num local com meia sombra, protegido do frio e do vento. Com um borrifador vá mantendo a terra ligeiramente húmida. A  geminação leva entre 1 a 3 meses, dependendo das condições ambientais.

➢Multilpicação da prótea por estaca: A propagação de estacas faz-se com estacas semi lenhosas com aproximadamente 15 cm, obtidas  no decorrer do verão. Liberte a base das estacas das folhas e coloque-a numa solução enraizante, deixe-a imersa durante 5 segundos e plante-as numa mistura de turfa e permite. Cubra com sacas plásticas transparente perfuradas ou garrafas transparentes sem base e sem tampa. Mantenha a terra ligeiramente húmida e pulverize regularmente com água destilada. Coloque as novas mudas em meio sol (65% de sombra), nunca em em sombra total ou sol pleno. O desenvolvimento das raízes das próteas leva aproximadamente 2 meses.

Variedades de próteas


Cultivo e tratamento de próteas


Prótea cynaroides ou prótea real: está dentro das mais conhecidas. É originária da região do cabo na África do Sul e apresenta-se como um arbusto lenhoso de caule grosso que pode atingir os 2 metros. Exibe uma inflorescência composta, ou seja um conjunto de pequenas flores que se agrupam e formam o que nos parece uma enorme flor, que pode ir do branco, ao rosa e vermelho.

Leucospermum: é originário da África do Sul e do Zimbaué. Esta variedade é constituída essencialmente por arbusto. Destaca-se das outras próteas pela falta de brácteas a envolverem a inflorescência, que nos fazem lembrar almofadinha repletas de alfinetes.Esta variedade é mais fácil de propagar por estacas, a multiplicação por sementes é mais difícil de conseguir. Floresce no fim da Primavera e inicio de Verão.

Telopea: São arbustos grandes e resistentes, originárias do Sudeste da Austrália. Geralmente em Portugal a floração da telopea decorre ente Fevereiro e Abril. O aspeto, tamanho e cor das flores varia muito, mas todas ostento uma beleza rara. A propagação pode ser efetuada por sementes ou estacas. A telopea divide-se em 5 espécies a telopea speciosissima, telopea oreades, telopea truncata, telopea aspera e a telopea mangaensis.

Leucadendron: são arbustos lenhosos com origem na África do Sul. Apresenta lindas brácteas (Parecem flores mas não são) na ponta das hastes, que vão do amarelo ao vermelho. São muito utilizadas pelas floristas na execução de arranjos florais espetaculares.

Bamksia: crescem como arbustos ou árvores lenhosas e distinguem-se de outras próteas pelo aspeto suas espigas florais que lembram um cone.  O aspeto das folhas varia conforme a espécie: banksia aemula, banksia serrata, bansia spinulosa, entre outras.

Curiosidades sobre as próteas


As próteas são originárias da África do Sul, da Nova Zelândia e Austrália. Foram batizadas pelo botânico Carl Linnaeus, que assim as denominou por se parecerem com o Deus Grego Proteu, que consegui se transformar no que desejava quanto era exposto a muitas perguntas. Assim são as próteas, que nos deslumbram com uma grande variedade de formas e cores.

23 comentários:

  1. Olá, eu sou do norte de Portugal e tenho alguns pés de próteas, estão ao ar livre e não levam cuidados especiais, não as adubo e não as protejo. Estão fortes e lindas, são o meu orgulho.

    ResponderEliminar
  2. Boas, eu comecei agora a pouco tempo com as proteas alguem me pode arranjar estacas de protea para obter mais protea e expandir a coleção?

    ResponderEliminar
  3. Ola, sou do norte e tenho neste momento 6 variedades de proteas mas estou a tentar criar por estacaria o que se está a mostrar muito difícil alguém tem algumas dicas que possam ajudar!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, onde conseguiu mudas? Por favor! Obrigada

      Eliminar
  4. Faça estacas só quando elas não estiverem com flor. Pegam bem, boa sorte.

    ResponderEliminar
  5. Ola, tambem tenho proteias... mas queria ter mais através enraiziamento... onde posso adquirir o produto?

    ResponderEliminar
  6. Tenho 1 protea cynaroides king ja com
    Varios anos (5 ou 6) e esta sempre a crescer,ja tem quase 2 metros e flor nada
    Alguém sabe o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tem de ser podada ? mas a proteas que não dão flor na pontinhas são uma cor avermelhada o ostras cores

      Eliminar
  7. Tenho agora a minha primeira, moro na serra da Estrela, estou com algum receio, alguém me pode ajudar

    ResponderEliminar
  8. São lindas, tenho várias espécies.Ja morreram algumas.sao muito sensíveis ao vento e á geada. Boa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito senciveisa a água pois requerem pouca


      Eliminar
  9. Como fazer estacas proteas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens de ter ranquinhos de proteas eu arranjei algumas

      Eliminar
  10. Bom dia como consigo
    Mudas já pegas no Brasil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oiii. Vc conseguiu mudas?

      Eliminar
    2. sim muito linda vermelha mastem uma senhora que me arranja amarela

      Eliminar
  11. Gostaria de comprar mudas

    ResponderEliminar
  12. Tenho uma proteia com cerca de 10 anos! Quando comprei, coloquei em vaso, ela cresceu, deitou muitas hastes, mas flores nada... No fim de 4 ou 5 anos, cansei e coloquei no chão do jardim! No ano seguinte, encheu se de flores! Agora está uma árvore, que todos os anos se enche de flor! Está agora a começar de abrir as flores! Aqui em Portugal é agora Primavera!

    ResponderEliminar
  13. Como devo cortar a flor que secou na haste? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cortar rente ao começo da flor a cima das ultimas folhas

      Eliminar