Curiosidades, mitos e superstições sobre as plantas

Curiosidades, mitos e superstições sobre as plantas
O mundo está rodeado de superstições,  lendas e mitos. As plantas são um desses alvos, entram na nossa vida com o fim de embelezar as nossas casas, de festejar ou marcar momentos importantes. Apesar das plantas apresentarem atributos intermináveis, algumas qualidades ultrapassam a lei do lógico e não passam de grandes mitos.



Dormir com plantas no quarto rouba-nos o oxigénio


É mito! Desde sempre ouve a crença de que dormir à noite com plantas no quarto era prejudicial, sob o perigo da planta nos roubar o oxigénio e de nos intoxicar com o dióxido de carbono. É certo que à noite as plantas consomem oxigénio e libertam dióxido de carbono, porém o balanço que é feito entre esta troca gasosa nunca coloca em causa a saúde do ser humano. Alias se tomar-mos em conta que uma pessoa normal consome em média 20 vezes mais oxigénio que uma planta, desmistificamos logo esta crença. Se assim fosse dormir com outro ser humano no quarto seria muito pior. Portanto ter plantas no quarto não faz mal, muito pelo contrário, algumas plantas ajudam a purificar e a descontaminar o ar (10 plantas para purificar o ar de casa)

Plantas contra as radiações


Curiosamente os cactos têm a fama de absorverem as radiações das linhas de alta tensão, antenas de telemóveis, eletrodoméstico, etc. Apesar desta noticia estar muito difundida, não passa de um mito. A planta até pode animar, absorver alguns químicos, libertar oxigénio e tornar-se um componente emocional positivo, mas nada mais que isso.

Plantas que dão falta de sorte


Fala-se que não se devem ter cactos em casa, que passam más energias e alguma agressividade. Esta ideia não têm qualquer fundamento. Porém se acreditar profundamente que uma planta lhe vai dar falta de sorte, provavelmente isso irá realizar-se e tudo o que acontecer de ruim vai ser atribuído à planta. Porém não se esqueça as plantas são dádivas da natureza, embelezam a nossa vida e dão tudo a troco de pouco.

As plantas morrem com muita frequência


Quando as plantas se dão mal em casa apesar de receberem os cuidados mínimos, algo se passa de errado. Muitos atribuem as culpas às más energias e à aproximação de pessoas invejosas. Mas esta crença não têm fundamento. O facto das plantas se darem mal pode ser um indicativo de condições inadequadas, que provavelmente também não são favoráveis para a nossa saúde.

1 comentário: