Cacto estrela - Stapélia Hirsuta

Cuidados do Cacto estrela - Stapélia HirsutaO cacto estrela (Stapelia hirsuta), também conhecido por Estapelia, pertence à família das Apocináceas. Apesar do nome e do aspeto, esta planta não é um cacto, é uma suculenta. As hastes são carnudas, ostentam 4 faces e na interceção são meio serrilhadas, mas não apresentam espinhos.
Têm uma particularidade invulgar, oferece uma bonita flor aveludada  inúmeros tricomas e com forma de estrela de 5 pontas. Libertam um odor nauseabundo, fazendo lembrar a carne em decomposição, com a finalidade de atrair polinizadores como moscas, mosca varejeira e besouros, que ao pousarem na planta, transportam o pólen de uma flor para o ovário de outra.  Na verdade estes inseto são "enganados" pela flor, são atraídos pelo cheiro e convencidos que encontraram uma fonte de alimento para as suas larvas, ai depositam os seus ovos. Em pouco tempo a flor fecha com os ovos dentro, que acabam por sucumbir, mesmo quando os ovos eclodem as larvas não conseguem sobreviver, devido à falta de alimento.
Deste modo o cacto estrela acaba por ser uma planta interessante no controle da mosca varejeira.

A Stapélia hirsuta estrela é originário da África do Sul, é uma sobrevivente que cresce num ambiente rústico, onde se alastra rapidamente no chão e cria a aparência de tapete. 

Como cuidar do cacto Estrela (Stapelia hirsuta)


Condições de cultivo favoráveis: Tolera o sol pleno, porém prefere um ligeiro sombreamento. Sob o sol direto a planta tende a ganhar uma tonalidade acastanhada.
Ao contrario da maioria das suculentas, o cacto estrela não reage bem ás secas prolongadas. Deve ser regado com alguma regularidade mas evitando o encharcamento. O excesso de umidade pode causar o apodrecimento da sua raiz.
Oferece alguma resistência ao frio e ao calor, porém em invernos demasiado extremos, convém resguardar a planta.
O cacto estrela aprecia o substrato indicado a cactos e suculenta, porém também se desenvolve bem noutros tipos de solos, desde que ofereçam uma boa drenagem.

Floração da Stapélia Hirsuta: Geralmente inicia no Verão e estende-se até ao Outono. Os botões florais também são chamativos, parecem umas pequenas pirâmides que vão abrindo lentamente até alcançar a plenitude de uma flor deslumbrante, porém de pequena duração. Poderá ocorrer a ausência de floração quando a planta é cultiva sob condições de baixa luminosidade.

Multiplicação Stapélia Hirsuta: O cacto estrela multiplica-se facilmente por estaca ou por divisão de touceira ou por semente. 
A propagação por estacas deve ser efetuada durante o período de crescimento ativo, de modo a garantir um bom enraizamento. É recomendado deixar a estaca a cicatrizar num local à sombra, por uns dois dias antes de plantar.
As sementes levam aproximadamente 1 ano a amadurecer, mas germinam rapidamente após a sementeira. Neste método a primeira floração pode levar três anos a acontecer.

Pragas e doenças da Stapélia Hirsuta: A cochonilha é um dos problemas mais comuns do cacto estrela, geralmente atacam os caules subterrâneos e a base superficial. Geralmente um jato de água pode ajudar, em casos mais severos limpe as partes contaminadas com uma solução de água com álcool isopropílico diluído a 70% ou  álcool etílico de 96%, á razão de 50/50.

Onde plantar Stapélia Hirsuta: Pela sua resistência, cacto estrela pode ser plantado de várias formas, em vaso ou diretamente no solo. É ideal para jardins de pedra onde combina muito bem com outras plantas do mesmo género. Dado as suas características não deve ser cultivada dentro de casa, apesar do seu cheiro repugnante não ser prejudicial ao ser humano dever ser mantido fora dos ambientes interiores. 

Odor da Stapelia hirsuta: O odor que as flores da suculenta libertam justifica o seu nome popular: Planta Caniça. O cheiro é tão forte que se confunde com carne em decomposição, há inclusive quem corte o botão com a finalidade de prevenir os odores desagradáveis..
O mau odor têm a função de atrair as moscas, particularmente as moscas varejeiras, as principais agentes polinizadoras destas flores. 

Nomes comuns: Flore estrela, estrela do mar africana, flores de carniça, flor carniça, planta sapo, cacto estrela do mar, estapélia.

22 comentários:

  1. Bom dia!
    Meu nome é Carlos Roberto.
    O meu cactus estrela começou a apresentar uma coloração amarelada nas pontas dos ramos e logo o toma-o por completo, escurece e murcham. O que esta acontecendo e o que fazer para salvar o meu cactus?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu isso também ocorre, mas a planta não morre. Eu acho que é a forma como os ramos envelhecem. No meu vasinho há vários e eles acabam ficando nos cantinhos como pequenos fósseis, totalmente murchos. Eu não costumo retirar.

      Eliminar
  2. O meu também começou a fazer isso. Mas logo coloquei no ambiente que pegava muito sol e coloco água apenas duas vezes na semana. Ele agora deu uma linda Flor!

    ResponderEliminar
  3. o meu cacto estrela floresceu faz 3 dias, mas ao contrário do que dizem, não soltou nenhum odor.Será que é outra variedade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu também saiu uma linda flor mais não teve esse odor

      Eliminar
    2. tem que cheirar bem de pertinho, quase encostando o nariz no miolo da planta

      Eliminar
  4. Vc só sente o odor, se cheira-la bem de perto.

    ResponderEliminar
  5. Tenho muita na minha casa este tipo de planta. ajuda muito a saude

    ResponderEliminar
  6. Meu cacto está com 8 flores em um vaso pequeno e às folhas verdes estão muxando, isso é normal?

    ResponderEliminar
  7. A flor é bonita,mas tem cheiro forte e a vida desta flor é de 48 h aproximadamente!

    ResponderEliminar
  8. Os meus botões não desnvolvem o que pode ser ? 😢

    ResponderEliminar
  9. O meu esse mês abriu 5 flores! A coisa mais linda! Postei no meu Instagram e quem me segue ficou encantado!

    ResponderEliminar
  10. Gostaria de saber quantos dias a flor permanece aberta, a minha não durou uma semana 😢

    ResponderEliminar
  11. Hoje meu cacto abriu duas lindas florzinhas! Uma pena que durem tão pouco,pois são de uma beleza incrível!

    ResponderEliminar
  12. O meu sempre fica com a haste murcha. Qdo aperto sinto murchar e não firme. O que estou errando?

    ResponderEliminar
  13. NAO PRECISA SER S.PAULO, SO PINDA,MONHANGABA-EST.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

    ResponderEliminar
  14. Meu nome é Elizabete tenho essa flor como evitar as moscas pra não vir na planta

    ResponderEliminar