Hawórtia Attenuata (Planta Zebra)


A Hawórtia Attenuata (Haworthiopsis attenuata) é uma planta que pertence à família das Asphodelaceae. Esta pequena planta suculenta cresce formando uma roseta densa. As suas folhas são grossas, triangulares e pontiagudas, com umas pequenas calosidades claras que parecem verrugas num fundo verde escuro, formando listras transversais brancas.


Como cuidar a Hawórtia Attenuata


 Luz: A Hawórtia Attenuata exige uma boa iluminação e mesmo algum sol direto, porém a sua integração ao sol deve ser feita gradualmente, caso contrário sofrerá queimaduras.

 Temperatura- No Inverno a temperatura deve rondar os 10º, de modo a não interromper o período de repouso da planta.

 Regas: O ideal é fazer uma rega regular no Verão e escassa no inverno, com o cuidado de deixar sempre secar a terra entre as regas. Não molhe as folhas, regue a terra à volta da planta. Esta suculenta é adequada para ambientes secos, resiste bem à falta de água, já o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes e matar a planta em dias.

 Transplante:  A Hawórtia Attenuata é uma suculenta de crescimento lento, as rosetas formam novas folhas muito lentamente e geralmente não necessita de envasamento anual. Quando necessário transplante-a para um vaso maior com um substrato rico em matéria orgânica e areia de modo a facilitar a drenagem.

 Pragas e doenças: A é uma planta muito resistente e raramente é afetada  por pragas e doenças. Ocasionalmente pode ser atacada por pulgões, que devem ser retirados com ajuda de um pincel.

Multiplicação: Transplante os rebentos laterais que nascem à volta da planta. Retire os rebentos com o cuidado de recolher parte das raízes. Escolha o Outono para realizar esta operação.

 Cuidados: Mantenha as folhas da Hawórtia Attenuata livres de pó. Limpe-as com um pincel grosso de pelos suaves.

 Floração: A Hawórtia Attenuata geralmente floresce na Primavera, apresenta uma hasta de aproximadamente 30 a 40 centímetros, com numerosas pequenas flores brancas, que vão abrindo de pouco a pouco.

Aspetos sensíveis da Hawórtia Fasciata


As folhas exibem pontas secas: Geralmente este estado indica excesso de sol e atmosfera demasiado seca. Aumente a rega e reduza o tempo da incidência direta dos raios solares.

Folhas pálidas: Geralmente indicam falta de luz. Coloque a planta num local com melhor iluminação.

Curiosidades sobre a Hawórtia Attenuata


A Hawórtia Attenuata é uma espécie carnuda de cultivo fácil, que provém da província do Cabo na África do Sul. No seu habitat natural elas recebem muita luz e passam longos períodos sem chuva. As suas folhas carnudas armazenam água de modo a resistirem longos períodos de seca.

As Hawórtia Attenuata apresentam excelentes carcteristas para a realização de arranjos ou jardins em miniaturas juntamente com outras suculentas.

Nomes comuns: Hawórtia, ravórtia, planta zebra, zebra de jardim, cacto zebra.

1 comentário:

  1. Thanks for sharing the wonderful and helpful information
    Delhi Agra Jaipur Yatra
    India Trip Designer
    www.indiatripdesigner.com
    +91-9837332533

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...