Hawórtia Attenuata (Planta Zebra)

Suculenta Hawórtia Attenuata (Planta Zebra)
Nome cientificoHaworthiopsis attenuata
Origem: Africa do Sul (Cabo Oriental)
Família: Asphodelaceae
Gênero: Haworthiopsis
Ciclo de vida: Perene
Categoria: Cactos e suculentas
Nomes comuns: Hawórtia, ravórtia, planta zebra, zebra de jardim, cacto zebra.

A Hawórtia Attenuata (Haworthiopsis attenuata) é uma planta que pertence à família das Asphodelaceae. Esta pequena planta suculenta cresce formando uma roseta densa. As suas folhas são grossas, triangulares e pontiagudas, com umas pequenas calosidades claras que parecem verrugas num fundo verde escuro, formando listras transversais brancas.


Como cuidar a Hawórtia Attenuata


 Condições favoráveis: A Hawórtia Attenuata exige uma boa iluminação e mesmo algum sol direto, porém a sua integração ao sol deve ser feita gradualmente, caso contrário sofrerá queimaduras.  Suporta bem o frio, no Inverno a temperatura não deve ultrapassar os 10º, de modo a não interromper o período de repouso da planta.

 Rega da Hawórtia Attenuata: O ideal é fazer uma rega regular no Verão e escassa no inverno, com o cuidado de deixar sempre secar a terra entre as regas. Não molhe as folhas, regue a terra à volta da planta. Esta suculenta é adequada para ambientes secos, resiste bem à falta de água, já o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes e matar a planta em dias.

 Transplante da Hawórtia Attenuata: é uma suculenta de crescimento lento, as rosetas formam novas folhas muito lentamente e geralmente não necessita de envasamento anual. Quando necessário transplante-a para um vaso maior com um substrato rico em matéria orgânica e areia de modo a facilitar a drenagem. (Como preparar terra para cactos e suculentas)

 Pragas e doenças: A é uma planta muito resistente e raramente é afetada  por pragas e doenças. Ocasionalmente pode ser atacada por pulgões, que devem ser retirados com ajuda de um pincel.

Multiplicação Hawórtia Attenuata: Transplante os rebentos laterais que nascem à volta da planta mãe. Retire os rebentos com o cuidado de recolher parte das raízes. Escolha o Outono para realizar esta operação.

 Cuidados da Hawórtia Attenuata: Mantenha as folhas  livres de pó, limpe-as com um pincel grosso de pelos suaves.

 Floração da Hawórtia Attenuata: Geralmente floresce na Primavera, apresenta uma hasta de aproximadamente 30 a 40 centímetros, com numerosas pequenas flores brancas, que vão abrindo de pouco a pouco.

Aspetos sensíveis da Hawórtia Attenuata


As folhas exibem pontas secas: Geralmente este estado indica excesso de sol e atmosfera demasiado seca. Aumente a rega e reduza o tempo da incidência direta dos raios solares.

Folhas pálidas: Geralmente indicam falta de luz. Coloque a planta num local com melhor iluminação.

Curiosidades sobre a Hawórtia Attenuata


A Hawórtia Attenuata é uma espécie carnuda de cultivo fácil, que provém da província do Cabo na África do Sul. No seu habitat natural elas recebem muita luz e passam longos períodos sem chuva. As suas folhas carnudas armazenam água de modo a resistirem longos períodos de seca.

As Hawórtia Attenuata apresentam excelentes caraterísticas para a realização de arranjos ou jardins em miniaturas juntamente com outras suculentas.

2 comentários:

  1. Tenho uma em miniatura mas não sei se deva colocar num vaso maior para ver se cresce mais um pouco. Tenho receio de que a terra que eu coloque no vaso não seja adequada para ela.

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma miniatura de suculenta zebra. Ela está apresentando folhas amareladas e amolecidas bem no centro. Qual será o problema que está causando ?

    ResponderEliminar