Cultura do cafeeiro (Coffea sp)

Cultura do cafeeiro (Coffea sp)

O cafeeiro (Coffea sp), é um arbusto lenhoso que pertence à família das Rubiceae e pode atingir de dois a três metros. Ele fornece-nos as tão apreciadas sementes com as quais se prepara a bebida estimulante conhecida por café. A planta é originária do Oriente e é cultivada em várias partes do mundo, em regiões que apresentem um clima quente e húmido, sendo o Brasil o maior produtor mundial.

Existem várias espécies de café, dentro delas destacan-se duas, sendo as principais a ser cultivadas:  a coffea arábia que é a mais consumida em todo o mundo e a coffea robusta.
A coffea arabica é um café mais saboroso e entra na composição dos cafés de alta qualidade, o teor de cafeina varia entre 0,9% 1,7%. Porém deve ser cultivada em altitudes elevadas, de modo a conseguir todas as características desejadas.
A coffea robusta: Depois de torrado resulta num café mais encorpado, com paladar terroso/queimado,  além de apresentar uma maior percentagem de cafeina que ronda os 2,5%. Produz mais que a planta de arabica e é menos sensível a pestes e doenças. Cresce bem em qualquer altitude e é menos exigente.

Práticas culturais do café


O cafeeiro desenvolve-se bem em solos médio argilosos,  férteis e profundos, ricos em matéria orgânica, ligeiramente ácidos e com boa drenagem. Não gosta de variações de temperatura muito amplas, nem de vento, este prejudica a planta pela ação mecânica, podendo ferir as folhas e os ramos mais tenros.

Os cafeeiros precisam de muita água, principalmente na fase de plena vegetação, sendo necessário o cuidado de não haver excessos nem faltas. A falta de água após a floração leva ao abortamento da flor e prejudica o enchimento do grão.

Execute uma poda de limpeza e manutenção quando verificar que a planta de café se encontra demasiado densa, esta prática aumenta o arejamento e permite uma melhor distribuição da luz solar. Copas demasiado fechadas são mais suscetíveis ao ataque de pragas e doenças, dificultam a colheita e atrasam o amadurecimento dos frutos.

As ervas daninhas podem comprometer o coreto desenvolvimento da planta de café sendo necessária uma limpeza periódica. Pode ser feita através de sachas manuais ou mecânicas.


Multiplicação do cafeeiro


Compre os grãos de café numa loja especializada. A sementeira dos grãos de café segue as mesmas diretrizes das outras plantas.
Semeie os grãos de café a 1 cm de profundidade, individualmente num pequeno vaso com terra rica em matéria orgânica e boa drenagem.
Regue o vaso com regularidade, evitando o encharcamento.

A propagação também pode ser feita por estaca. As estacas são obtidas dos ramos ortotrópicos. Elas devem ser mantidas em ambiente húmido e sombreado, devem ser pulverizadas regularmente.

Colheita do café


O cafeeiro leva em média três a quatro anos a produzir, sendo que os frutos demoram entre 6 a 14 meses a amadurecer. As flores de café são dotadas de uma agradável fragrância, há até quem compare o odor com o do jasmim. Elas dão origem ao fruto adocicado que fornece as sementes conhecidas por grão de café.

A cor verde indica que a baga ainda não atingiu a maturidade e não está pronta para a colheita. A cor amarela indica que a baga completou o estágio, contudo ainda não alcançou a maturidade completa. A cor vermelha assinala a maturação completa e está no ponto perfeito para a colheita.

O café têm de ser desprendido dos ramos, a apanha deve ser feita com cuidado de modo a não danificar a bagas, elas devem estar em perfeitas condições para manter todo o sabor e qualidade. Todas as bagas secas, ou com defeito sevem ser descartadas.

Transformação e torragem do café em casa


Depois da colheita os frutos, é executada uma limpeza de modo a eliminar qualquer vestígio de galhos, folhas ou frutos estragados. As bagas de café são colocados a secar, cerca de 25 a 30 dias dependendo da temperatura. Depois os frutos secos são colocados no pilão e batidos até descascarem toda a polpa, ficando apenas o grão. Coloca-se numa peneira de maneira a retirar todos os resíduos de casca.
Depois das sementes do café estarem perfeitamente limpas leve-as a torrar, o processo pode ser feita numa panela ou no forno. Quando o processo é feito na panela, esta deve ser constantemente agitada e sabe-se que o café começa a chegar o ponto quando ele começa a emitir uns estalos, a largar fumaça e adquire o tom que caracteriza o café torrado. Assim que alcança o ponto coloca-se imediatamente a arrefecer numa outra taça de metal e vai-se mexendo de modo a acelerar o processo de arrefecimento.
Depois de frio o seus grãos de café estão prontos para a moagem. Agora na ultima etapa resta-nos saborear e descobrir os odores feitos pelas nossas próprias mãos.

Cultivo da planta de café em Portugal


Sei que a planta de café produz em Portugal, eu já tive a oportunidade de ver uma carregada de bagas e algumas já se encontravam vermelhas, isto na zona da Bairrada. A planta em questão encontrava-se num estufa e estava plantada no chão. Eu fiquei deslumbrada, a planta estava em um ótimo estado sanitário, com folhas lustrosas e sadias. Segundo a proprietária a planta têm mais de oito anos e já vêm frutificando há alguns anos, mas não soube precisar o tempo certo.

Entretanto tratei logo de arranjar um pé de café para mim, não foi fácil de encontrar, mas lá consegui finalmente descobrir uns pés de café numa estufa da região.
Comprei duas pequenas plantas, as quais mantenho em vaso. Durante a época mais quente, coloco-as na rua, na faze fria do ano coloco-as na marquise da casa. Até agora têm crescido normalmente, porém ainda não tive o privilégio de as ver florir, contudo ainda são jovens, não alcançaram ainda os 4 anos. Resta-me a paciência e a perseverança e com certeza também irei ser premiada com as minha bagas de café, até lá fico com a beleza da folhagem da planta.
Este ano penso em mudar um cafeeiro para um vaso maior e colocar o outro numa estufa no chão. Vamos ver se resulta. Irei mais tarde atualizar este post e manter-vos a par da evolução dos meus pés de café.

Fotos pixabay

1 comentário:

  1. Boa tarde , só por curiosidade pergunto se ja obteve e algum grão dessa sua panta?

    ResponderEliminar