Leite no tratamento das doenças das plantas

Leite de vaca no tratamento das plantas

Efeito do leite nas plantas


O leite atua sobre diversas doenças e pragas devido às suas propriedades germicidas. Ele atua no controle de algumas pragas e doenças sem contaminar os alimentos e o ambiente. Alguns estudos comprovam a sua eficacia no controle da Sphaerotheca fuliginea, conhecida como oídio ou míldio pulverulento. Artigos relacionados: Leite de vaca cru no control do oídio e Leite no controle do oídio das cucurbitáceas.
Os oídios são doenças fúngicas, provocadas por fungos que se desenvolvem no tecido vivo das plantas. São fáceis de reconhecer porque formam colonias esbranquiçadas ou acinzentadas que lembram pó. Aparecem sobre toda a parte vegetativa das plantas, sendo mais acentuado na superfície das folhas.

Além das propriedades germicidas o leite é rico em aminoácidos que encorajam a resistência das plantas e deste modo estimulam o controle biológico natural. O leite modifica as carateristas da superfície das folhas, altera o pH, os nutrientes, a gordura e forma um filme microbiano na superfície da folha. Estas condições reunidas dificultam a instalação dos agentes patogênicos responsáveis pelas doenças.

Como preparar a calda de leite


A aplicação do leite como meio de tratamento realiza-se na proporção de 5% a 10%, ou seja 500 ml de leite para 9 litros de água ou  1 litro de leite para 9 litros de água. A concentração vai depender da intensidade e gravidade da doença. Coloque num borrifador ou pulverizador e molhe bem toda a superfície da planta. Não é recomendado guardar a mistura depois de preparada.

Recomenda-se alguma persistência no tratamento aplique uma vez por semana, ou 2 vezes na presença de um ataque intenso e siga o procedimento durante 3 semanas. A aplicação deve ser executada no inicio ou no final do dia, quando as temperaturas se apresentam mais amenas, devendo toda a planta ser bem pulverizada.

Este tratamento têm revelado eficacia no tratamento de várias plantas da horta e do jardim: tomateiro, morangueiros, roseiras, gerbera, cucurbitáceas como abobora, melão, courgette, pepino,  entre várias outras hortaliças e plantas.

Leite de vaca contra os ácaros


Também pode obter o efeito acaricida misturando farinha de trigo à mistura. Para o efeito dilui-se o leite na água a 10%. Dilui-se um litro de leite em 9 litros de água e acrescenta-se 200 gramas de farinha de trigo.
A farinha deve ser misturada lentamente numa pequena porção do liquido, deve ficar bem diluída e sem grumos, de modo a evitar entupimentos no bico do pulverizador.

Foto Pixabay

5 comentários:

  1. Muito utiú essa informação para mim.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Estava exatamente procurando dicas para minhas plantas. Farei uso dessa dica, depois volto pra contar o resultado. ���� valeu.

    ResponderEliminar
  3. Eu fiz em duas orquídeas minha que estava na u.t.i. cortei uma pet ao meio tirei o algodão umedecido da mistura encaixei a tampa cortada passei a fita durex imitando uma estufa agora ela está brotando sinal de que realmente funciona é muito bom.

    ResponderEliminar
  4. Estou testando nas minhas plantas, como begônias, buganvílias e algumas suculentas

    ResponderEliminar