Orelha de Shrek (Crassula gollum)

Cuidar da suculenta Orelha de Shrek (Crassula gollum)A Crassula ovata "Gollum" é uma planta que pertence à família Crassulaceae. É uma suculenta arbustiva, ramificada, compacta e ereta, de ciclo perene. O seu crescimento é lento, mas pode alcançar 80 centímetros de altura e  60 centímetros de largura, com o avançar do tempo ela pode ultrapassar estas medidas. Com a progressão, o tronco torna-se grosso e espesso, pode facilmente ser moldado e formar pequenas árvores em miniatura lembrando as formas de bonsai.
Apresenta folhas carnudas tubulares com formato de trompetas, que fazem lembrar as Orelha do Shrek, o famoso ogre da ficção.

Como cuidar a Orelha de Shrek


 Luz: A crassula ovata "Gollum" aprecia muita luz, dá-se em sol pleno ou sombra parcial. Quanto mais luz, mais cor, o fornecimento de algumas horas de sol por dia permitem intensificar o contorno vermelho  no topo das folhas.

 Temperatura: Aprecia ambientes quentes. Não tolera temperaturas abaixo de -1º, durante a época fria deve ser resguardada do frio.

 Solo: Aprecia solos arenosos, com boa drenagem e pH neutro. Geralmente é cultivada em vasos, porém também se adapta bem

 Regas: A rega da orelha de Shrek deve ser espaçada, de modo a deixar secar o solo entre cada irrigação. Basicamente segue as mesmas diretrizes que se aplicam aos cactos e suculentas, as regas excessivas são o motivo mais comum do insucesso no cultivo destas plantas  .

 Floração: Floresce desde o fim do Outono até principio de Inverno. As flores apresentam-se em cachos, têm o formato de estrela, são pequenas, brancas ou rosadas, com estames cor de rosa.     A floração só ocorre quando a planta está exposta à luz solar direta.

 Poda:  Geralmente não requer grandes podas, apenas a eliminação de folhas e ramos secos. Mas quando se pretende obter a formação de um pequeno bonsai, deve-se comer a eliminar alguns ramos desde o inicio de ciclo, de modo a manter o tronco à vista entre os vários raminhos que vão ficando.

➢ Multiplicação: Multiplica-se muito facilmente por estacas de folhas, ou com porções do tronco. Sugiro que veja: (Como multiplicar as suculentas)

Nomes populares: Orelhas de Shrek, dedos de ET, orelhas de Obitt, arvore da amizade, jade, arvore de jade, trompeta de elefante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário