Platycerium - Chifre de viado

Platycerium - Chifre de viado ou corno de alce
O Chifre de viado Platycerium bifurcatum, é uma planta que se classifica como epífita, ou seja ela precisa do apoio das árvores mas não a parasita. Pertence à família Polypodiaceae a mesma da samambaia. É uma linda planta perene originária da Austrália, Nova Guiné, Nova Caledônia e Ilha Sunda.

É uma acaule, ou seja não têm caule, têm dois tipos de folhas, as da base apresenta forma de rim ou arredondada, que aderem ao substrato e com o tempo tornam-se marrons. As folhas normais são mais espessas, exibem cortes irregulares e bifurcadas com tendencias pendentes e se bifurcam como os chifres dos veados. No inicio são pequenas e firmes, com o tempo aumentam de tamanho e alcançam grandes dimensões.

Cuidados a ter com o chifre de veado


 Solo:  Gosta de solos porosos e soltos, pode ser cultivada em substratos semelhantes aos das orquídeas. Tal como a maioria das plantas epífitas ela também pode ser colocada à volta do tronco das árvores, para o efeito deve-se aconchegar as raízes com sphagnum ou fibra de coco e prender com  arame ou fio.

 Luz: Aprecia ambientes de sombra ou meia sombra. No seu habitat natural vive sobre as arvores, por baixo da sua copa, onde são protegidas da radiação solar direta e apenas recebem sombra e luz difusa, portanto o ideal é fornecer-lhes condições parecidas.

 Temperatura- O chifre de veado aprecia ambientes quentes e humidos, com temperaturas entre os 20 e os 25ºC, porém também apresenta alguma resistência ao frio. No Inverno adapta-se bem às temperaturas de interior desde que não seja colocado próximo a fontes de aquecimento.

 Regas: Aprecia regas intervaladas, o excesso de água na raiz pode levar ao apodrecimento da planta. Aprecia elevada humidade ambiental, nos dias mais quentes faça pulverizações foliares regularmente.

 Fertilização: Na fase de crescimento fertilize o seu chifre de veado com um adubo apropriado a fetos, fortemente diluído.

 Cuidados: Não esfregue a superfície da folha com o intuito de limpá-la, este procedimento danifica a penugem que as cobre e lhes permite resistir a ambientes secos. Não utilize fio de cobre no chifre de veado.

 Pragas e doenças: A má ventilação ou secura ambiental podem levar ao aparecimento de cochonilha. Recomenda-se a eliminação com um algodão embebido em álcool.

 Nomes populares: Chifre de veado, Platycerium, corno de alce, samambaia chifre de veado, platicério.


Multiplicação do chifre de veado


A propagação é feita através dos pequenos rebentos que surgem das raízes na superfície do substrato. No Inverno separe-os da planta e coloque-os num vaso com substrato apropriado e mantenha-o húmido até os pequenos platycerim se apresentarem pegados.

Também é possível propagar o chifre de veado por meio de esporos, porém a tarefa já requer alguns conhecimentos e condições especificas. Lembrando que os esporos devem ser maduros e tal verifica-se quando eles se apresentam marrom brilhantes.
Coloque os esporos de chifre de veado sobre uma camada de turfa. Mantenha o vaso num ambiente húmido, com o cuidado de não deixar secar a turfa.

Outras especies de Platycerium


Platycerium grande: Esta especie é nativa das Filipinas, onde cresce nas árvores. Apresenta folhas basais enormes, de tonalidade verde clara. As folhas férteis portam dois lóbulos de onde saem várias ramagens ramificadas, bifurcadas, que podem alcançar os dois metros de comprimento.

Platycerium Willinckii: Esta especie originária da Austrália. Exibe folhas basai altas com bifurcação irregular, com capacidade de se abraçar ao tronco das árvores ou outro tipo de suporte escolhido. As folhas férteis são muito semelhantes ao chifre de veado e ostentam uma suave penugem prateada.

Platycerium holttumii: É nativa da Tailândia, Malásia e de algumas ilhas da Indonésia. É uma das espécies que apresenta folhas mais grossas e fortes. As folhas basais são grandes e bifurcadas,as férteis são mais largas próximas à base e exibem lóbulos longos e bifurcados.

Platycerium coronarium: Uma especie originaria do Sudeste da Asia e da Indochina. Apresenta folhas basais recortadas, que crescem soltas e avançam para a frente. As folhas férteis exibem tonalidade verde claro e apresentam inúmeras bifurcações.

Platycerium vassei: Esta espécie é nativa de Madagascar e é a unica que apresenta folhas basais castanhas. Possui escudos densos e duros com textura que lembra o couro. As folhas ferteis possuem tonalidade verde acinzentada e crescem eretas.

Platycerium superbum: É nativa da Austrália Oriental tropical e subtropical. É uma planta epífita de tamanho médio resistente ao frio. Exibe folhas basais largas com formato arredondado em forma de rim, sendo que a margem superior lembra o formato de um leque. As folhas férteis são inclinadas e podem crescer até um metro de comprimento. 

Platycerium veitchii: É uma espécie apresenta bastante rusticidade, é nativa de Austrália, é resistente ao frio, ao sol e à seca. As folhas basais crescem acima da folha estéril, apresentam-se finas e longas com tonalidade azul acinzentado.

Platycerium elephantotis: Esta espécie é originária da Africa e aprecia ambientes húmidos e sombreados. Exibe folhas basai com a parte superior ereta, alta, e ondulada com tonalidade verde limão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário