Árvore da borracha - Ficus elastica

Cuidados com a Árvore da borracha - Ficus elastica
A árvore de borracha (Ficus elastica) também conhecida por planta borracheira, pertence à família Moraceae e é originária da Índia e Asia Ocidental.

É uma árvore de grande porte frequentemente utilizada como planta ornamental de interior ou exterior. Em determinadas condições pode alcançar os 15 a 20 metros de altura, ou 60 metros no seu habitat natural. As folhas são grandes e ovaladas, apresentam tonalidade verde brilhante com nervuras bem marcadas. Também existem variedades variegadas de creme e amarelo.

No seu habitat ela chega aos 60 metros, produz raízes aéreas que engrossam ao alcançar o chão e se transformam em troncos auxiliares, deste modo contribuem para o suporte da robusta copa. O seu tronco  pode chegar aos 2 metros de diâmetro.

Cuidados com a planta da borracha (Ficus elastica)


 Luz: O ficus elastica precisa de uma boa luminosidade. Quando jovem exige luz indireta, quando adulta pode ser exposta diretamente ao sol direto, contudo quando demasiado intenso ele é capaz de queimar as suas folhas.

 Temperatura- Aprecia temperaturas quentes, entre os 18 e os 20º, embora suporte ambientes mais frios. As mudanças bruscas de temperatura podem levar à queda das folhas.

 Regas: A planta da borracha precisa de regas equilibradas com água à temperatura ambiente. Regue regularmente no Verão e de forma moderada no Inverno, procure deixar a terra secar entre as regas e não deixe água estagnada no prato. O excesso de água pode levar ao amarelecimento e queda das folhas.

 Transplante:  Aumente gradualmente o tamanho do vaso à medida que a planta da borracha vai crescendo. Aplique uma mistura rica em turfa, húmus e areia, o mais importante é que o substrato seja poroso, de modo a prevenir o encharcamento. Colocar uma uma camada de gravilha no fundo do vaso, também é uma boa forma de melhorar a drenagem.

 Fertilização: De Abril a Setembro, aplique um fertilizante liquido apropriado a plantas de folhagem verde, na água da rega a cada 2 semanas, conforme as instruções do rotulo.

 Cuidados: Se as folhas da planta se apresentarem com pó, limpe-as com um pano húmido, mas não toque nas folhas mais delicadas, ou se possível passe uma chuveirada na planta.
A árvore da borracha aprecia ambientes húmidos, nas fases mais quentes do ano aprecia vaporizações de água frequentes, .

➢ Poda: Mantenha a planta em perfeitas condições removendo galhos secos e folhas amarelas ou secas. Quando a planta alcançar grandes dimensões, corte-lhe as pontas de forma a estimular a rebentação de ramos laterais. De seguida esfregue a superfície de corte com um cicatrizante vegetal

 Pragas e doenças: A arvore da borracha é muito resistente ás pragas, porém é possível ser atacada por pulgão ou cochonilhas, contudo o problema resolve-se com a aplicação de um inseticida adequado ou a aplicação de uma calda caseira como: Inseticida de bicarbonato de sódio. No caso da cochonilha passe um algodão embebido em álcool metílico e faça uma limpeza meticulosa.

➢ Aspetos sensíveis: A seiva da árvore de borracha é toxico, em contato com a pele é capaz de causar reações alérgicas. É recomendado o uso de luvas durante o seu manuseio.

Multiplicação do Ficus elastica


Existem diferentes métodos para conseguir propagar uma seringueira. O método mais simples é cortar um ramo em boas condições sanitárias, mergulhá-lo em hormonas de enraizamento (Hormonas de enraizamento caseiras), enterrá lo num bom substrato e manter a humidade. Poderá igualmente colocar o ramo num copo de água e esperar que surjam as raízes.

O outro método consiste em executar um corte lateral num ramo que se apresente saudável. Coloque um palito na ranhura de modo a não permitir que ela feche e contorne a zona do corte com musgo húmido. Envolva com filme plástico, de modo a manter a humidade necessária ao surgimento de novas raízes . Quando as raízes começarem a aparecer, corte o ramo e plante-o. No inicio mantenha-o em local protegido do vento e dos raios solares, conserve o substrato ligeiramente húmido e vaporize regularmente a nova planta.

Curiosidades sobre o Ficus elastica


O nome vulgar do ficus elastica, pode induzir em erro, pois não se trata da verdadeira árvore de borracha a: Seringueira (Hevea brasiliensis L.). Supõe-se que o nome tenha sido atribuído pelo facto dela também produzir latex, que pode ser utilizado como matéria prima da borracha. O seu látex é esbranquiçado, viscoso e toxico, surge quando a planta é cortada, porém é menos abundante e apresenta qualidade inferior ao produzido pela verdadeira árvore da borracha (Seringueira)

A plantação da árvore de borracha e da maioria dos ficus (incluindo o Ficus benjamina) não é recomendado em urbanização pois as suas raízes são muito agressivas e tendem em comprometer as construções da proximidade e levantar os pisos que as circundam.

Nomes populares  : Falsa seringueira, borracheira, árvore da borracha, goma elástica, figueira branca, ficus italiano, caoutchouc (francês), árbol de la goma (Espanhol), rubber tree plant (inglês).

5 comentários:

  1. Agradeço a informação. Tento seguir as regras, mas, a minha ficus, por cada folha que nasce, caem duas, que entretanto amarelaram, a planta sobrevive e tem sempre folhas a rebentar, contudo gostaria que tivesse mais folhas ficando mais robusta e bonita.Obrigada por nos proporcionarem informação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oii, pode ser que vc esteja aguando demais a sua plantinha, tente colocar menos água, fazendo regas mais espaçadas ou seja regue somente quando vc colocar seu dedo no substrato e ele sair seco.

      Eliminar
  2. ja tentei um milhao de vezes e nao deu certo !

    ResponderEliminar
  3. Eu entrei para fazer trabalho da faculdade sobre a árvore

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pelo conhecimento.
    Ndikasi Love!

    ResponderEliminar