Cultivo da Cerejeira

Cultivo e tratamento da Cerejeira
A cerejeira (Prunus avium) pertence à família Rosaceae. É uma árvore de clima temperado, com folha caduca, bastante rústica, é cultiva em muitas das regiões da Europa e da Ásia Ocidental.

Os pequenos frutos das cerejeiras são conhecidos por cerejas, a sua coloração varia entre o amarelo e várias tonalidades de rosado, desde o claro ao quase negro. A cerja doce apresenta uma polpa macia e suculenta. A cerja ácida é conhecida por ginja (Prunus cerasus), possui a polpa mais firme, é usada principalmente em conservas, licores, doces e geleias. Leia também: Benefícios da cereja para a saúde.

Solo e localização ideal da cerejeira


O cultivo da cereja é realizado em regiões de Invernos frios. A árvore necessita de 800 a 1000 horas de frio para produzir satisfatoriamente, contudo já existem variedades que requerem menos horas de frio. Na hora de compra é importante esclarecer este ponto com o viveirista, de modo a comprar uma cerejeira adequada ao clima da sua região.

O local escolhido deve ser soalheiro e se possível protegido dos ventos fortes.
É tolerante a vários tipos de solos, desde que apresentem boa drenagem, a cerejeira não suporta o encharcamento. Os solos profundos, móveis, fresco e com bom aporte de matéria orgânica, com pH entre os 6,7 e os 7,5, são os mais apreciados por esta árvore de fruto.
Os solos leves, arenosos e delgados, são os menos indicados para esta frutífera.

Manutenção e poda da cerejeira


Tradicionalmente a maioria das árvores podam-se no Inverno, a cerejeira não. O lenho da cerejeira cicatriza muito mal e fica suscetível a doenças como o cancro bacteriano e a monoliose. A poda da cerejeira deve ser realizada na Primavera, quando os gomos iniciam a rebentação ou após a apanha do fruto. Os cortes devem ser oblíquos e nas junções com outros ramos o corte deve ser raso.
A cerejeira não reage bem à poda de grandes ramos, corte apenas o estritamente necessário. Quando cortar ramos com diâmetro superior a 5 centímetros, aplique um unguento sobre as seções de corte (pode ser com tinta látex, silicone, cola branca ou outro material que estanque) .

O principal objetivo da poda da cerejeira é eliminar ramos cruzados, secos ou com sinais de doença e clarear o centro da árvore. Manter a copa aberta vai permitir que os raios solares abranjo melhor todos os ramos e promove um maior arejamento, deste modo previne-se algumas doenças e incentiva-se  floração.
Se houver frutos ou flores na altura da poda, corte acima dois grupos de folhas, de modo a manter a seiva nesta região.

Outro modo de abrir a copa passa por puxar os ramos para baixo, a tarefa deve ser feita com cuidado, de modo a não os esgalhar. Espete uma estaca no chão, prenda uma borracha no ramo que pretende curvar, passe um fio ou arame na borracha e ate à estaca no chão. Esta técnica aplica-se a árvores jovens.

Tome atenção ao musgo que se vai formando, ele alberga algumas pragas e fungos. Remova-o com ajuda de uma escova de roupa ou com um jato de água.

Doenças e tratamentos da cerejeira


O cancro bacteriano é a enfermidade que causa maiores prejuízos. Carateriza-se pela secura de um ramo ou mesmo do tronco e na Primavera e Verão verifica-se a saída de um goma em alguns pontos. Elimina-se a parte doente, executando o corte na madeira sã e desinfeta-se a seção de corte com uma pasta cúprica.
É recomendado realizar 3 tratamentos no Inverno, principio, meio e fim da queda das folhas. Esta medida permite prevenir doenças como cancro bacteriano e monoliose. Veja a nossa sugestão: Utilidade e preparação da calda bordalesa.

As pragas mais clássicas das cerejeira ocorrem no fruto, são as famosas moscas da cereja que resultam nas pequenas larvas brancas. Vivem no solo e com o aumento da temperatura começam a eclodir. As fêmeas acasalam com os machos e fazem a postura nas cerejas. Porém é possível preveni-las ou pelos menos amenizá-las, usando armadilhas sexuais ou garrafas mosquiteiras. Sugerimos que veja a nossa proposta: Armadilhas para eliminar a mosca da fruta.

As subidas de temperatura favorecem o aparecimento de pulgão. Vigie a aparência das folhas da cerejeira, se elas começarem a encarquilhar e a mostrarem-se pegajosas é sinal de pulgão. Pulverize a árvore com uma calda de sabão ou calda de mamona (veja como preparar a calda de mamona). Se o ataque  for forte faça uma cura com inseticida adequado e recomendado por técnicos especializados.

Fertilização da cerejeira


A cerejeira aprecia um bom aporte de nutrientes para se desenvolver e frutificar. Requer suplementos orgânicos que lhe forneçam nitrogênio, fosforo, potássio e micronutrientes em quantidades adequadas. Coloque o fertilizante escolhido à volta da copa da árvore. Se escolher fazer a fertilização com um adubo químico, coloque-o em pequenas covas à volta da árvore e cubra com terra.

Faça uma cobertura com matéria morta à volta da árvore, sem deixar que ela toque no tronco. Esta camada vai favorecer a fertilidade do solo e manter a humidade, além de reduzir a ocorrência de ervas daninhas.

Floração da cerejeira


A floração da cerejeira é breve mas exuberante, as flores vão do branco ao rosa. Em Portugal a floração da cerejeira começa em Março, em Maio começam a aparecer as primeiras cerejas e conforme as variedades, continuam no decorrer de Junho e eventualmente alguma em Julho.

As variedades tradicionais necessitam de outras plantas polinizadoras, e quando não existem outras cerejeiras nas proximidades elas não produzem frutos.
Atualmente existem variedades auto férteis, estas conseguem auto fertilizarem-se e produzem frutos mesmo quando estão isoladas.
Na época de floração é importante a presença de colmeias por perto, estas aprimoram a polinização.

A estação das cerejas é curta, mas o escalonamento permite desfrutar este fruto por mais tempo. A produção é escalonada conforme a variedade, entre as as cereja do cedo e tardias decorem 8 a 10 semanas.

Algumas variedade de cerejeiras ordenadas segundo a época de amadurecimento:

Abril: Lisboeta.
Maio: Bigareau Hatif Burlat, Linda de Fontelo, Moreau, Quatro Setenta, Francesa de Alenquer.
Maio/Junho: Bigareau Napoléon, Sum mit.
Junho: Bigareau D´or, Bigareau Gross Coeuret, Ginja cor vermelha, Napoléon Blanc, Van.
Junho/Julho: Bical vermelha.
Julho: Bical preta, Rijal ou de Saco.

Curiosidades sobre a cerejeira


Em média uma cerejeira leva 4 anos a produzir, mas este período pode ser condicionado por vários fatores.
As cerejas devem deixar-se amadurecer na árvore, depois de colhidas devem ser consumidas, tão depressa quanto possível. Quando colhidas as cerejas devem ser retiradas com o pedúnculo, de modo a prevenir a ocorrência da podridão castanha.

Em Portugal a cerejeira é cultiva em várias localidades, principalmente no Norte, mas a região do fundão é a mais notória. A cereja do fundão goza de uma grande fama e reputação, assume uma forte importância agrícola e gastronômica.

Algumas variedades de cereira são cultivadas com a finalidade de produzir madeira nobre, apesar de também frutificarem os seus fruto não são tão doces. A madeira é valiosa e de muito boa qualidade, é dura e resistente, com borne amarelado e cerne avermelhado.

Nomes comuns: cerejeira, cerejeira da Europa, cerdeira, cereza (espanhol), cherry tree (inglês), cerisier (francês).

5 comentários:

  1. Boa tarde, obrigada pela partilha de conhecimentos, tenho cerejeiras, carregam sempre com imensos frutos, mas na altura de apanhar resta 2 kg, mais ao menos, já tem dado mais mas tb menos. Eram 3 o meu marido aborreceu se e cortou uma, plantou uma ameixoeira. Elas continuam a dar, mas entre o nascimento da fruta e a apanha perde se muita. Tem algum conselho que me possa dar? Comecei este inverno à tomar conta das árvores, já adubei, já deu calda bordaleza e gostaria de para o ano ver os meus esforços recompensados. Obrigada desde já

    ResponderEliminar
  2. Que tipo de cerejeira devo plantar em Caminha, norte litoral de Portugal?
    Cerejeiras que só necessitam de 200 horas de frio?
    Se sim quais os nomes das variedades?

    ResponderEliminar
  3. 200 horas só? Aí no norte devem ser mais não? (horas de frio= temperaturas entre os 2-12 graus com máxima acumulação à volta de 7 graus, fora desse intervalo desconta proporcionalmente, se o dia é quente desconta parte ou tudo o que foi acumulado na noite ao que parece...).

    Que necessitem relativamente poucas horas de frio só conheço duas disponíveis em Portugal (e por extensão na Europa): a Lapins (300h e auto-fértil) e Brooks (segundo literatura 300-500h).
    De resto só as outras americanas Minie Royal, Royal Crimson e Royal Lee andam entre as 200-350h mas creio que não se vendem na Europa por enquanto, nunca vi uma à venda nos mercados ou centros e creio que estão sobre patente por enquanto.

    As outras variedades que normalmente se encontram necessitam de 600h+ (Bing, Van Napoleão etc), portanto muito menos fiáveis. Mas para aumentar o sucesso plante-as no lado norte da casa, se possível que fiquem sempre à sombra de um muro no inverno.

    A Lisboeta por ser tão temporã talvez seja interessante pois se madura tão cedo talvez não necessite de demasiadas horas, é testar :)

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Estou muito interessado em plantar uma cerejeira. A minha intenção é sobretudo ornamental e de embelezamento, pois a árvore ficaria próxima de três portadas que tenho no piso inferior, ou seja, com vista privilegiada para o jardim exterior que estou agora a cultivar. A intenção é basicamente ter uma bonita cerejeira no jardim, que poderia criar um efeito muito bonito, sobretudo no período da floração.

    Tenho procurado na internet a melhor opção, mas existem tantas cerejeiras diferentes que fica muito difícil de escolher ou perceber a mais indicada para o que pretendo.

    Obviamente, ter umas cerejas seria sempre bom, mas como disse a floração e "forma" ornamental da árvore são aspectos mais importantes para o que procuro.
    Outra coisa (muito) importante, é que gostava que a árvore não crescesse em demasia, pois algumas cerejeiras podem chegar a 15x15m (!), o que iria dominar todo o espaço do jardim, o que não é (mesmo) a minha ideia.

    Preferia, assim, uma cerejeira bem florida, cores bonitas, que fosse até uns 3 ou 4 metros... no máximo.

    Será que alguém me poderá ajudar com algumas boas sugestões e, se possível, onde as poderei encontrar? :)

    Obrigado

    ResponderEliminar