Cultivo da Equinácea - Echinacea purpurea

Cultivo da Equinácea - Echinacea purpurea
A Equinácea Echinacea purpurea é um gênero de planta herbácea nativa da América do Norte,constituída por 9 especies, que pertence à família das Asteraceae. No seu habitat natural encontram-se em pradarias ou florestas pouco densas e margens arenosas dos rios, contudo corre grandes riscos de extinção devido ao seu uso e abuso.
A equinácea é uma planta vivaz cheia de qualidades, atrai borboletas no jardim e oferece importantes valores terapêuticos na área de saúde (Benefícios da Echinacea purpurea). Pode ser cultivada no jardim formando lindas bordaduras e macicos, depois de florirem podem ser colhidas, secas e utilizadas ao longo do ano. É uma planta silvestre, perene e pratense. Seu caule é ereto e ramificado, com folhas lanceoladas verdes escuras, serrilhadas e ásperas. As raízes são aprumadas e cilíndricas que emitem um odor aromático e adocicado. Não é muito cultivada em Portugal, porém temos boas condições climáticas para o seu plantio.

Como Cultivar a equinácea - Echinacea purpurea


Condições favoráveis: Embora não seja muito exigente, a equinácea aprecia solos ricos em matéria orgânica com boa drenagem, com pH situado entre os 6 e os 7,5.
Aprecia irrigações regulares, mas não tolera o encharcamento.
Em Invernos rigorosos a planta desaparece por completo, mas volta a rebentar em força na Primavera e forma de novo uma linda planta que pode ultrapassar um metro de altura.

Praticas culturais: Em Julho realize uma poda na planta, ela irá potenciar nova vegetação e possibilitará nova floração entre Outubro e Novembro. De 4 em 4 anos as raízes devem ser arrancadas, este procedimento deve ser realizado no Outono.

Multiplicação da equinácea: A propagação é feita principalmente por sementes, contudo também é possível realizá-la por divisão vegetativa.
Sementeira: Colha as flores e coloque-as a secar. Depois de secas abra os capítulos sobre um papel e recolha as sementes que apresentarem melhor formação. A melhor época de sementeira encontra-se entre o fim do Inverno e principio da Primavera. Geralmente a germinação das sementes ocorre entre 10 a 12 dias, em ambiente quente e iluminado.
Divisão vegetativa: A melhor época para executar esta operação é no Outono após a floração ou na Primavera. Corte parte do rizoma, reservando algumas raízes e partes dos ramos.
Depois de estabelecidas a plantas formam touceiras de grandes dimensões, plante as novas mudas com espaçamento de 50 cm entre plantas e entre linhas.

Curiosidades sobre a equinácea


A "flor" da equinácea é na verdade uma inflorescência, define-se como um conjunto de flores agrupadas, semelhantes à margaridas. O disco central é amarronzado com formato cônico e aparenta um ouriço do mar, denominado em grego como "echinos"  do qual derriva o nome botânico echinacea. A polinização é realizada por abelhas e borboletas e as sementes atraem as aves.
As flores são duráveis e podem ser utilizadas como flor de corte, em vasos ou arranjos florais.

Nomes comuns: Equinácea, flor de cone, flor roxa cônica, margarida de cone, purpura, rudbéquia, cometa roxo, coneflower.

Sem comentários:

Enviar um comentário