Cultivo da Nogueira (Juglans regia)

Cultivo da Nogueira Juglans regia

A nogueira comum  Juglans regia, pertence à família Juglandaceae. É uma árvore caduca de longa longevidade, nativa da Europa e da Asia, que vive em média 300 a 400 anos, mas quando se apresenta em boas condições consegue ultrapassar largamente esta média.
É valorizada pelos seus deliciosos frutos (nozes) e pela sua madeira de excelente qualidade.
O fruto da nogueira é vulgarmente conhecido pelo nome de noz, mas também pode ser denominado por noz persa ou noz inglesa.

Condições favoráveis ao cultivo da nogueira


A nogueira é uma árvore frutífera de grande porte, requer muito espaço, atingindo em média altura de 7,5 metros em 20 anos. A sua raiz é profunda e pivotante, ou seja, têm uma raiz principal que se distingue facilmente das secundárias. Recomenda-se uma distancia de 10 a 12 metros de distancia de outros exemplares.
Aprecia terrenos profundos, ricos em matéria orgânica, ,húmidos mas com boa drenagem, a nogueira não suporta o encharcamento. O pH ideal situa-se entre os 6,5 e os 7,5.

Poderá plantar a nogueira por via da semente ou poderá escolher uma árvore com qualidade reconhecida adquirida num viveiro.
As nozes precisam de período de frio para estimular a germinação, devem ser semeadas no Outono para permitir a germinação na Primavera. O buraco deve ter apenas a profundidade suficiente para  cobrir a noz. No primeiro ano a pequena nogueira vai atingir entre 30 a 60 centímetros.

Manutenção da nogueira


Mantenha a terra livre de infestantes à volta da árvore, principalmente nos primeiros 4 anos. Após este período poderá simplesmente manter as ervas controladas por capinas, deixando ficar os desperdícios que constituem um bom aporte de matéria orgânica.

As nogueiras apreciam regas do final da Primavera até ao final do Verão, embora sejam cultivadas em modo sequeiro na produção familiar, mas com um rendimento inferior. As regas permitem o  melhor desenvolvimento das árvores, melhoram a produção e a qualidade das nozes.

A nogueira praticamente dispensa a poda, quando existe têm como objetivo favorecer a entrada de luz, a eliminação de ramos secos e doentes. Geralmente a árvore é cultivada sob a forma normal de guia central.

Floração e frutificação da nogueira


Uma árvore que não produza frutos e que apresente um desenvolvimento atrofiado, pode estar a sofrer uma carência nutricional, motivada pela falta de adubação, falta de água, sombreamento excessivo ou incidência de doenças e pragas. Em contrapartida uma nogueira com excesso de vigor também leva à ausência de frutificação, geralmente é ocasionada por podas severas, enxertia em cavalo vigoroso ou excesso de azoto.

A nogueira é uma árvore de crescimento lento, só produz fruto após 5 a 10 anos e atinge o seu pico de produção mais ou menos aos 30. Esta frutífera têm tendência a dar boas produções a cada dois anos, sendo as produções intermédias inferiores.

A nogueira é uma espécie monoica, ou seja, apresenta flores masculinas e femininas separadas. A floração manifesta-se antes das folhas, as flores masculinas surgem nos ramos do ano anterior, 5 a 10 dias antes das flores femininas. Agrupam-se numa inflorescência comprida, cilíndrica e pendente, chamada de amento ou amentilho. As flores femininas surgem no topo dos ramos do ano e são quase impercetíveis, são esféricas e discretas.

A maturação dos frutos dá-se no inicio do Outono. As nozes apanham-se varejando a árvore e recolhem-se do chão à medida que vão caindo. Apos a apanha, deve-se efetuar o descasque, retirando o invólucro que as envolve. Esta operação deve ser realizada o mais cedo possível, caso contrário a remoção torna-se difícil. Em condições normais de armazenamento as nozes aguentam 10 a 11 meses, desde que não sejam lixiviadas.
Atenção: Os invólucros das nozes mancham a pele e as roupas, recomenda-se o uso de luvas na sua manipulação. 

Curiosidades sobre a nogueira


Tenha em conta que a nogueira, principalmente a nogueira preta Juglans nigra (indicada à produção de madeira) pode prejudicar o desenvolvimento de algumas plantas como: batateira, tomateiros, mirtilos, pinheiros, macieiras, entre outros.

Em Portugal temos vários tipos de árvores que fazem parte da historia do país e que se destacam de outras da mesma espécie pela idade, porte, interesse histórico e raridade. No caso da nogueira sobressai uma árvore monumental no distrito de Bragança, concelho de Vinhais, freguesia de Paçó, na localidade de Quintela: Refª KNJ1/394. Saiba mais sobre o assunto no: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Veja também outros artigos relacionados com: Árvores e plantas de frutos.
Visite-nos no: Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário