Cacto Parodia leninghausii

ultivo do Cacto Parodia leninghausii
O Parodia leninghausii é um cacto colunar nativo da América do Sul, da província do Rio Grande, no Sul do Brasil, uma região com as quatro estações bem definidas. No seu habitat natural cresce em paradões rochosos, no meio das fendas das rochas. Nesse ambiente ele encontra porções de solo com boa drenagem e ricos em matéria orgânica, derivada dos resíduos de outras plantas.

Na faze inicial ele apresenta uma forma mais arredondada, conforme vai crescendo ele vai adquirindo a forma colunar. Na idade adulta ele alcança uma média de 100 cm. de altura, 12 cm de diâmetro e cerca de 30 costelas muito próximas umas das outras. Apresenta espinho finos e flexíveis, com a particularidade de serem pouco agressivos. Conforme a variedade os espinhos podem apresentar tonalidade amarelada ou esbranquiçada.
Na sua base vão-se formando novas plantas, que vão crescer de um modo paralelo à planta mãe.
Geralmente só floresce após 4 ou 5 anos crescimento, quando apresenta 20 cm de altura ou mais. As flores são amarelas sedosas, com aproximadamente 5 cm de diâmetro, são muito atrativas e surgem no topo do cato. Os frutos são globosos e contém inúmeras sementes castanhas escuras.

O Parodia leninghausii cultiva-se sem grande dificuldade, os cuidados aplicados regem-se pelos mesmos que são empregues à maioria dos cactos e suculentas.

Principais cuidados como o cacto Parodia leninghausii


Ambiente: É um cacto com muita resistência ao frio, suporta temperaturas negativas até -4º, ou possivelmente mais, desde que o composto esteja seco. A temperatura ótima situa-se entre os 20 e os 30ºC.
Têm necessidade de uma boa exposição solar, incluindo algumas horas de sol direto, excepto nos períodos de maior calor.

Rega: Tal como a maioria dos cactos o Parodia leninghausii é resistente à seca. Certifique-se de deixar secar o solo entre as regas. O excesso de irrigação pode levar ao apodrecimento da planta ou ao aparecimento de doenças fúngicas. Ao regar evite molhar o corpo do cacto, principalmente nas horas de calor, quando o sol incide diretamente na planta.

Solo: O substrato deve permitir uma rápida drenagem da água e uma boa porosidade de modo a assegurar que as raízes respirem. Cresce de modo ótimo numa mistura de areia com um substrato equilibrado. O reenvasamento deve ser efetuado na época quente a cada 2 ou 3 anos, dependendo do crescimento das raízes.

Multiplicação: Propaga-se facilmente através das sementes ou das mudas que surgem na base da planta mãe. São postos a enraizar durante a Primavera e o verão em meia sombra.

Cuidados: Entre a primavera e o início do outono forneça um fertilizante líquido indicado a cactos e suculentas diluído na água da rega.

Floração: A melhor maneira de incentivar a floração, passa por permitir que a planta usufrua de período de resfriamento no Inverno, diminuindo drasticamente as regas nessa fase. Outra medida importante é fornecer uma fertilização adequada durante a época de crescimento.

Pragas e doenças: Raramente é afetado por pragas, mas em certas condições pode ser atacado por cochonilhas. O excesso de humidade é o maior inimigo e está na origem da maioria das doenças fúngicas.

Nomes populares: torre amarela, bola de ouro, bola de limão, balão dourado.

Sem comentários:

Enviar um comentário