Coroa de Cristo - Euphorbia milii

Cuidados com a Coroa de Cristo - Euphorbia miliiA coroa de Cristo (Euphorbia milii) é um arbusto espinhoso originário de Madagascar, que pertence à família Euphorbiaceae.

É um arbusto suculento semi herbáceo, bastante ramificado, com ramos lenhosos providos de grandes espinhos agressivos. O tamanho difere conforme a variedade. As variedades anãs crescem em média até 50 cm de altura, têm um crescimento mais sobre a horizontal, caules mais delgados e espinhos mais vastos. As variedades arbustivas podem ultrapassar um metro e meio de altura, apresentam caules espessos, as folhas são mais alongadas.

As flores surgem na ponta dos caules, ao longo de todo o ano, mas é na Primavera e no Verão que elas expressam maior abundancia. As cores variam do vermelho, ao rosa, amarelo e branco. Na verdade as flores da Coroa de Cristo são minusculas e o que nos salta à vista são brácteas (folhas modificadas), à semelhança do que acontece com com a Poinsétia conhecida como Estrela de Natal

Cuidados com a Coroa de Cristo (Euphorbia milii)



Condições favoráveis: Aprecia uma boa exposição solar, com pelo menos quatro horas de sol direto por dia. Suporta  as altas temperaturas, resiste ao frio e ao vento, apesar de sofrer com o frio acentuado e a geada. Cresce bem na maioria dos solos, mas prefere solos leves, com mistura arenosa, boa capacidade drenante e moderadamente fértil.

Irrigação: A coroa de Cristo é uma planta tolerante à seca, sendo que aguenta grandes períodos sem água, mas cresce mais bonita e frondosa quando lhe é fornecida água de um modo moderado.

Poda: É recomendada uma poda de formação, ela revigora e refresca a planta, também estimula a formação de novos rebentos e consequentemente mais botões florais.

Coroa de Cristo - Euphorbia miliiCuidados: A coroa de Cristo é muito resistente e fácil de cuidar, contudo é preciso algum cuidado com o seu manuseio, que deve sempre ser feito com luvas grossas. A planta possui espinhos duros e agressivos e têm seiva lactescente toxica, que pode provocar queimaduras e irritações na pele, nos olhos e mucosas.

Usos: A croa de Cristo floresce o ano inteiro, uma característica importante quando se procura cor, ela forma belos maciços, e bordaduras de canteiros. Mas além de ser utilizada como planta ornamental, ela também é cultivada como cerca viva, é praticamente impossível atravessá-la, ela impede a passagem de pessoas e animais, devido à presença dos espinhos duros .

Propagação da Coroa de Cristo


A multiplicação por estaquia é a mais usual, porque permite preservar as características da planta mãe e as estacas enraízam facilmente. São escolhidas as pontas dos ramos que apresentam folhas nas extremidades. A estaca demora aproximadamente um mês a enraizar e pode ser colocada logo no local definitivo.
Também é possível realizar a multiplicação da coroa de Cristo por via da sementeira. A germinação das sementes leva entre uma a duas semanas dependendo das condições existentes. O transplante das novas mudas deve ser realizado quando estas apresentem 4 a 6 folhas verdadeiras.

Nomes populares: Coroa de Cristo, coroa de espinhos, colchão de noiva, dois irmãos, martírios, duas amigas, coroa de nossa senhora, bem casados, dois irmãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário