Cultura da Pitangueira

A pitangueira (Eugenia uniflora) é uma árvore de fruto nativa da mata Atlântica  do Brasil, que pertence à família Myrtaceae, a mesma do araçá, goiaba, escova de garrafa e do eucalipto, entre outras. Apesar de ser tipicamente brasileira, ela pode ser encontrada em outras partes do globo, como: vários países da América do Sul, América Central e América do Norte, em Africa e Portugal (Madeira).

As folhas são persistentes, opostas, pequenas, coriáceas, ovais acuminadas. São avermelhadas quando jovens e vão gradativamente ficando verdes à medida que crescem. Quando pressionadas exalem um aroma característico. Na tradição popular o chá de folhas de pitangueira é usado pelas suas qualidades terapêuticas. São principalmente utilizadas para combater a febre, gripes, diarreia, gota e reumatismo.
 Apresentam propriedades anti inflamatórias, antifúngicas, digestivas, hipotensoras, antitumorais, analgésicas, entre outras.

Flor de pitangaAs flores da pitangueira são brancas, portam muitos estames e atraem os insetos polinizadores, podem surgir uma ou mais vezes ao ano, dependendo maioritariamente do clima e da região. Do inicio da floração até à maturação do fruto decorrem cerca de 30 dias.

As pitangas, também chamadas de cereja brasileira, são pequenas e doces, apresentam uma drupa carnosa, a casca geralmente vermelha, mas existem variedades roxas e negras. São ricas em vitamina A e C, complexo B e cálcio, ferro e fósforo. São consumidas em fresco, na preparação de doces e geleias, licores e sumos.

Condições favoráveis ao cultivo da Pitangueira


Condições ambientais: A pitangueira aprecia ambientes climas quentes, contudo tolera o frio até 0º, com -1º C sofre paragem de crescimento. As temperaturas ótimas situam-se entre os 23 e os 27ºC.
Requer sol pleno e um ambiente com humidade média a alta, entre os 70 e os 80%. Necessita
Não suporta vento forte, ele potência a queda das flores em detrimento da frutificação.

Aprecia solos leves, profundos, férteis, enriquecidos com matéria orgânica e húmidos mas com uma boa capacidade de drenagem. Não gosta de solo alcalinos, o ideal é o pH entre os 6 e os 6,5. Não tolera a salinidade ou a estiagem prolongada.

Como cuidar a pitangueira


Como plantar a pintangueira: A melhor altura de plantação é no Outono e no Inverno. Abra uma cova com o dobro do tamanho do torrão da planta. No fundo da cavidade é colocado estrume bem curtido, que deve ser coberto com uma camada de terra antes de colocar o torrão. Depois de colocar o torrão, aconchegue com o resto da terra e forme uma caldeira à volta da planta. Regue generosamente de modo a acomodar a raiz da pitangueira.

Adubação da pitangueira: A adubação é realizada anualmente com o acréscimo de estrumes bem curtidos, composto, adubo verde ou farinha de ossos, sob a copa duas vezes ao ano. Exigências nutritivas: 1:1:1 (N:P:K). Mantenha a base da pitangueira livre de ervas daninhas, de modo a estas não competirem com os nutrientes.

Propagação da pitangueira: O método de multiplicação mais usual é por via da sementeira. As sementes têm um bom poder germinativo, mas levam aproximadamente 2 meses a germinar. Todavia a enxertia é o melhor meio de obtenção da nova planta, ela garante a variedade e a qualidade da muda.

Poda da pitangueira: A planta é capaz de resistir a podas intensas e frequentes, contudo quando exagerada ela compromete a frutificação seguinte. Corte os ramos indesejáveis, fracos ou secos. Realize a poda da planta de modo a permitir uma boa entrada de luz. A melhor altura é o inicio da Primavera.

Rega: Nas épocas quentes regue com frequência e com generosidade, principalmente na altura da plantação, da floração e frutificação. A pitangueira aprecia uma boa humidade do solo, mas sem encharcamento.

Pragas e doenças: Uma das principais pragas da pitangueira é a mosca da fruta. A fêmea deposita os ovos no fruto, após alguns dias nasce uma larva que se alimenta da polpa e torna o fruto improprio ao consumo.
Outras das pragas recorrentes são a broca e a cochonilha, devem ser vigiadas e controlada logo no inicio do aparecimento.
Também são testemunhadas a presença de formigas, porém quando existem geralmente elas são indicativas da presença de outras pragas. Veja aqui alguns métodos de controle: Como acabar com as formigas
Quanto às doenças, a ferrugem é uma das mais comuns, apesar de pouco incidente.

Pitangueira em vaso: O diâmetro do vaso é que vai determinar o tamanho da pitangueira, quanto maior o tamanho mais a planta cresce, contudo é recomendado um vaso com pelos menos 50 litros de capacidade. É imperativo colocar o vaso num local ensolarado. A terra deve ser enriquecida com composto orgânico, devendo este material ser reposto todos os anos. A rega deve mais vigiadas, o solo deve ser mantido húmido mas sem encharcar.

Curiosidades da pitangueira


Quanto tempo demora a pitangueira a dar fruto? O inicio da frutificação depende de vários fatores, porém a normalidade circunda os 3 anos após o plantio.

É possível plantar Pitanga em Portugal? A pitangueira é muito cultivada na Madeira, em Portugal, como árvore de frutos e como planta ornamental. Mas é uma espécie ainda pouco divulgada no Continente e ao contrário de outras árvores de fruto exóticas, ela não têm tido muita oferta nos viveiros. Contudo as poucas experiencias que há são positivas. As pitangueiras crescem e frutificam com sucesso em algumas regiões de Portugal.

Madeira da pitangueira: A madeira desta  árvore de fruto é usada na fabricação e como complemento de ferramentas e instrumentos agrícolas.

Nomes populares: Pitanga, pitangueira, cereja do Brasil, cereja brasileira, pitanga do mato, cereja de Suriname.

Fotos pixabay 

13 comentários:

  1. Eu tenho no Algarve (Portugal). A planta está bonita mas só dá 2 ou 3 frutos ( e isto há anos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma pequena pitangueira a 13 Km de Portimão que está a entrar em plena produção este ano.
      Não fossem as formigas e este ano teria mais de 100 pitangas para colher.

      Eliminar
    2. Boa tarde, preciso de umas folhas de pitanga para fazer chá. Meus filhos moram em Portimão.

      Eliminar
  2. Vitor, tudo bem?
    Sou aqui de Lisboa. Gostaria de saber como posso fazer para ter uma muda da pitangueira? Ou folhas, pois no Brasil o uso das mesmas em forma de chá era bastante usadas como medicação. Indiquei para um amigo daqui da zona de Sintra mas, temos muita dificuldade de as ter.
    Agradeço se possível seu contato.
    actldeoliveira@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Olá, fazendo uma pesquisa no Google, fiquei a saber que a pitangueira está a ser cultivada em Almeirim, distrito de Santarém, no Ribatejo. Oxalá tudo dê certo para que em breve possamos consumir esta fruta aqui em Portugal. Tenho uma em vaso já há alguns anos, não se desenvolve muito, pelo que vou tentar mandá-la para uma quintinha a ver se cresce e dá frutos. Obrigada pelo post!

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma plantada na minha horta em Santarém. Está a desenvolver bem, tem 2 anos. Tenho que regar todos os dias, é uma árvore que gosta de muita água.

    ResponderEliminar
  5. Já é a terceira pitangueira que cultivo em Portugal, na região de Setúbal. Demoraram a dar frutos, mas o ano passado já tive umas 50 pitangas para comer😊. Este ano terminou agora a floração, deu muita flor, mas como houve vento, estou ansiosa para ver o que vou conseguir colher.

    ResponderEliminar
  6. Tenho 5 pés de pitangueira há 3 anos, num vaso grande, em Lisboa. Este ano foi a primeira vez que deu flor, apenas 1 resistiu até ficar fruto, as restantes cairam... Comi uma única pitanga 😊!! Em Set/Out irei mudar a terra e colocar húmus, tenho 3 pés para oferecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou de Lisboa e gostaria de ter um desses pés de pitanga!

      Eliminar
  7. se puder envie-me whatsapp para combinarmos. O numero é 939453012

    ResponderEliminar
  8. Tenho uma pirangeuira no Porto e darta-se de dar pitangas grandes e boas.

    ResponderEliminar
  9. Queria dizer pitangueira

    ResponderEliminar