Cultivo da Feijoa - (Goiaba Serrana)

Cultivo da Feijoa - (Goiaba Serrana)Nome cientifico: Acca  Sellowiana
Família: Mirtaceae (a mesma da goiaba comum e da pitanga)
Sinonímia: Feijoa Sellowiana
Origem: Africa do Sul, Brasil, Paraguai, Uruguai.
Nomes populares: Feijoa, goiaba serrana, goiaba ananas, goiaba do mato, goiabinha do campo.

A Feijoa é uma planta de fruto com folha perene, que cresce sob a forma de arbusto ou de pequena árvore com coroa espessa. É originária das zonas temperadas e subtropicais, mas adapta-se perfeitamente ao clima de Portugal assim como diversos outros países: Espanha, Itália, EUA, Austrália, Colômbia, Nova Zelândia, sendo estes dois últimos os maiores produtores a nível mundial.

O fruto da feijoa é denominado por alguns como fruta da eterna juventude, devido aos seus vastos benefícios. É pobre em calorias, rico em minerais entre os quais, cálcio, ferro, manganês, iodo e vitaminas do complexo B e C. Destaca-se a sua preciosa ajuda na retardação do processo de envelhecimento e por ajudar nas dietas de emagrecimento.
Apesenta formato ovalado e tamanho aproximado a um ovo de galinha, a polpa é branca ou amarela clara e casca é sempre verde mesmo após a maturação. O sabor é doce acidulado, com um excelente aroma, é descrito como um misto de sabores, que se cruzam entre a goiaba e o ananás. Serve para o consumo em fresco, em saladas, na produção de sumos, compotas, geleias e gelados.

Cultivo da feijoa (Goiaba Serrana)


Clima e localização: Adapta-se ao clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado,Tropical.
Necessita de algum frio para poder frutificar. Prefere locais soalheiros, preferencialmente com sol direto, protegidos dos ventos fortes. Suporta a geada, desde que não seja demasiado severa, o excesso de frio pode danificar as folhas e os frutos, mas geralmente não compromete a vida da planta.
A feijoa também pode ser mantida em vaso por alguns anos, numa varanda ou num terraço. Porém  neste modo de cultivo devem ser regadas com maior frequência e com a atenção de a proteger no Verão do sol intenso.

Plantação: O plantio faz-se com a cava de uma cova profunda e coloca-se estrume bem curtido no fundo. As feijoas preferem um solo de  textura franco arenosa fértil, ricos em matéria orgãnica e ligeiramente ácido, com pH entre 6 e 6,5. A feijoa não reage positivamente a solos muitos calados. É essencial que o solo apresente uma boa capacidade de drenagem e seja arejado, já que a feijoa morre facilmente por asfixia radicular. A melhor época de plantação é a Primavera, esta fase potencia um melhor desenvolvimento radical e vegetativo.

Floração e polinização: As flores são comestíveis e muito vistosas, apresentam pétalas carnudas adocicadas e estames vermelhos. Começam a surgir em meados da Primavera, em Portugal coincide com Maio e prolongam-se por aproximadamente um mês.
A maior dificuldade encontrada na produção de feijoas é a polinização, geralmente este processo é realizado por abelhas e outros insetos polinizadores, no caso da feijoa ela é realizada também por pequenas aves. Devido à arquitetura da flor, a polinização torna-se mais eficiente quando feita por aves, estas ao visitarem a flor com interesse de comer as suas pétalas, acabam por transferir o pólen ao roçar o peito noutras flores. Já os insetos não são tão eficientes devido à distancia entre o estigma e o plano de antenas: Estudo relacionado
As produções são maiores quando há a existência de outras árvores de feijoa por perto. Muitos produtores auxiliam  a tarefa fazendo a polinização manual, passam o pólen de umas flores para as outras com ajuda de um pincel.

Frutificação e colheita: Geralmente a feijoa entra em produção a partir do quarto ano. Os frutos da feijoas, amadurecem no fim do Outono, ao atingirem a maturidade tendem a cair e consequentemente ficam pisados. Poderá evitar o estrago verificando a maturação do fruto, ele estará no ponto de colheita  quando se apresenta um pouco mole ao toque e libertar um aroma caraterístico. A conservação da feijoa é muito efêmera, habitualmente elas não duram mais de 1 a 2 semanas após a colheita.

Propagação da feijoa


É possível multiplicar a feijoa por meio de semente, de mergulhia ou de estaca, sendo os dois últimos modos os mais viáveis, porque permitem manter as qualidades genéticas da planta. Contudo a sementeira é o método mais utilizado, sendo até recorrente encontrar novas mudas perto do pé da árvore, devido a queda dos frutos que libertam a semente após a decomposição.

Por via de semente: Remova as sementes da feijoa, lave-as em água corrente até remover toda a polpa e coloque-as em vasos com uma mistura de terra e areia (meio por meio). A germinação não requer exigências especiais. Dependendo das condições ambientais, começa-se a observar-se o desenvolvimento das novas plantas após duas a três semanas , contudo o período poderá estender-se até 3 meses.

Por via de estaca: Escolha estacas semi-lenhosas de feijoa, pode otimizar o processo usando hormonas de enraizamento. Veja aqui como fazer: Três tipos de hormonas de enraizamento caseiras.
 A estacaria não é um método tão fácil quanto a sementeira, o enraizamento das estacas é impreciso, contudo permite  obter plantas com cateterísticas iguais à planta dadora. Uma vez enraizadas, as estacas devem prosseguir nos vasos com o substrato sempre húmido e acondicionadas em locais bem iluminados. Quando as pequenas mudas de feijoas atingem cerca de 40-50 cm, podem ser plantadas  no local definitivo

Manutenção da feijoa


➢ A poda da feijoa têm a finalidade manter a copa da árvore arejada e estimular a floração. Devem ser removidos os ramos e rebentos secos.
➢ Execute uma sacha ligeira à volta do tronco da planta, com a finalidade de eliminar as ervas daninhas e arejar a terra.
➢ Nos períodos secos convém regar a planta com maior frequência, principalmente no primeiro ano de plantio. A feijoa desenvolve-se melhor quando recebe regas regulares, contudo resiste a pequenos períodos de seca depois de restabelecida. A água não deve faltar durante o período de floração e frutificação, de modo a não comprometer a produção dos frutos.
➢ Um dos seus maiores inimigos é a mosca branca, pendure garrafas mosquiteiras nas árvores de modo a prevenir ataques intensivos desta praga. Veja como as fazer: Armadilhas para eliminar a mosca da fruta

A minha experiencia com a feijoa em Portugal


orquídea na feijoaNão sei precisar a idade certa da minha arvore de feijoa, mas ultrapassa os 5 anos. Comprei-a e nem conhecia o fruto, fui atraída pela sua folhagem e pela novidade. Plantei-a num canto do jardim e ela
Árvore de feijoafoi crescendo sem muitos cuidados. Nunca a protegi do frio e da geada, apesar da minha área sofrer invernos rigorosos (Zona da Bairrada). Há cerca de três anos ela começou a brindar-me com belas flores e o meu entusiasmo aumentou, contudo nunca frutificou. Este ano vou praticar a polinização manual com um pincel e estou bastante otimista, mais à frente vos contarei os resultados.
Para já posso dizer, a minha feijoa está linda, é uma pequena árvore resistente que até serve de abrigo às minhas orquídeas, o meu jardim não seria o mesmo sem ela, vale pelo aspeto ornamental.

25 comentários:

  1. Tb tenho uma no meu quintal, já deu flor mas nunca deu frutos. Este ano esta carregada de flores, vamos ver se é este ano que me vai brindar com os frutos. Grata.

    ResponderEliminar
  2. Aqui no sítio tem uma árvore com mais de cinco anos , sempre da flores mas nada de frutos, não tem outras árvores de feijoa, gostaria de dicas do que fazer para ajudá-la a frutificar . Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo q já li têm que ser duas plantas para se ligarem mais o menos como os kiwi

      Eliminar
    2. Só tenho uma árvore e este ano, estava plantada há cinco anos, deu imensos frutos.

      Eliminar
    3. Colhi feijoas no Jardim da Devesa em Pedrógão Grande. Nao vi qq outro especimen nas proximidades.

      Eliminar
  3. Aonde é que se pode arranjar a planta ou a semente da feijoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta em floriculturas talvez tenha que encomendar

      Eliminar
    2. Procura no Mercado Livre lá tem produtores do Sul que Vendem.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Boa tarde SR Fernandes,

      Eu tenho uma feijoa, já deu flores mas frutos nada. parece-me que devo precisar de mais uma planta de feijoa. Se ainda tiver estacas para dar pode informar-me?
      cumpts
      Jorge

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Estou interessada nas estacas de feijoa, se ainda tiver disponíveis, claro está!

      Cumprimentos,
      Ana Barroso

      Eliminar
    3. Boa tarde Sr Fernandes, só agora entrei no blog. Pergunto se este ano tem sementes ou estacas de feijoa.
      Cps
      Sílvia

      Eliminar
    4. Bom dia Sr Fernandes, vi este blog agora, será que ainda tem algum para dar, obrigado

      Eliminar
  5. Tenho uma feijoeira a três que já comprei grande todos os anos tem dado muitos frutos e este ano está carregada de botões apanha sol quase todo o dia vivo na zona de cantanhede.

    ResponderEliminar
  6. A minha brindou-me com um batalhão de frutos e não é muito grande por ser ainda jovem.Estou na zona de Aveiro mais propriamente em S João da Madeira.
    Boa Noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, tenho tentado arranjar semente de feijoa mas só encontro vindo de outro país e fica muito caro. Por acaso não tem sementes que queira vender? Obrigada e desculpe a intromissão na sua conversa.
      Natalina Dimas (linadimas1@gmail.com)

      Eliminar
  7. Boa tarde
    Alguém da zona de Aveiro que possa dispensar estacas de feijoa?
    Obrigada
    Fernando Ferreira

    ResponderEliminar
  8. Boa noite, tenho uma pequena plantação de feijoas que este ano deram uma boa quantidade de feijoas. Onde posso entregar os frutos (cooperativas?) Na zona de Felgueiras. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Sou da zona de Fafe. Por acaso não teria sementes ou estaca que pudesse disponibilizar? Muito obrigada 😌

      Eliminar
  9. Boa tarde, a minha feijoa está a ficar com as folhas amarelas, este amarelar está a alastrar para outros ramos do mesmo pé, inclusive um ramo secou e tive de o cortar. Não sei o que possa ser, a feijoa está num lugar solarengo e é regada.
    Podem ajudar-me?

    ResponderEliminar
  10. Onde posso escoar a minha producao de feijoas, sou da zona de Felgueiras

    ResponderEliminar
  11. A minha já tem uns 7 anos e está enorme. Tinha uma outra que secou mas esta ainda este ano deu e ainda está a dar frutos. Este ano já lá plantei uma outra através de um fruto, mas vou tentar plantar mais uma através de estaca.

    ResponderEliminar
  12. Qual é o momento de poda e haverá algum filme ilustrativo?

    ResponderEliminar