Toda esta beleza têm necessidade de ter alguns cuidados especiais, bem simples de serem cumpridos.
De têm crianças ou animais de estimação em casa, é necessária alguma prudência. As azáleas pertencem ao grupo de plantas tóxicas e caso sejam ingeridas podem provocar vários sintomas indesejáveis (Cuidados com as flores tóxicas) .
A azálea é uma planta de fácil cultivo desde que as sua necessidades edafo-climáticas sejam tidas em conta. Adapta-se a uma grande variedade de climas, mas não tolera solos calcários, situações de seca ou temperaturas excessivamente altas.
Pode ser cultivada dentro e fora de casa, na rua a azálea pode superar o metro de altura, dentro de casa geralmente não ultrapassa os 40 cm.
Doenças e pragas das azáleas
Folhas com manchas: Ácaros, aparecem em ambientes secos e quentes. Pulverize as azáleas com um acaricida e melhore a humidade ambiental pulverizando as folhas das plantas sem molhar as flores.
As flores não abrem: Excesso de rega e corrente de ar. Resguarde a planta das correntes de ar e diminua a frequência das regas.
Os botões apodrecem: Atmosfera demasiado fria e correntes de ar
Folhas secas: Demasiado calor. Regue com mais frequência, vaporize as folhas das plantas com água não calcária e leve as azáleas para um local mais fresco.
Falta de inflorescência: Falta de adubo e atmosfera muito seca, Adube a planta com um fertilizante próprio para rhododendron e pulverize as folhas da planta.
Folhas novas pequenas. Falta de adubo.
Cuidados com as azáleas no interior
- Deve manter uma boa iluminação, mas sem sol direto
- A temperatura ideal ronda os 13º C e agradece uma boa ventilação.
- As azáleas necessitam de humidade alta, sobretudo nas alturas de calor. Borrife-as com água sem no entanto atingir as flores. Colocar o vaso sobre um prato cheio de gravilha com água também resulta muito bem.
- Pode a extremidade dos ramos no principio do verão para que o crescimento seja mais frondoso.
- As azáleas devem ser plantadas com terra ácida e transplantadas a cada 2 anos.
- Retire as flores secas, juntamente com os seus pedúnculos.
- Durante época de floração, adube com um fertilizante liquido para plantas ácidas a cada 2 semanas.
Cuidados com as azáleas no exterior
- Agradece um local de meia sombra ou até mesmo sombra total.
- Nunca deixe secar a terra por completo, regue as azáleas em abundância mas evite o encharcamento. Evite a água da torneira que têm tendência a ser calcaria. Sempre que puder recolha a água da chuva. Espalhe casca de pinheiro à volta da planta, garantindo os níveis de humidade alta e um pH mais ácido.
- Proteja a planta do calor durante o verão. Tenha cuidado com os muros muito expostos ao sol. Escolha a sombra de uma árvore ou uma exposição a norte.
- Em Abril adube com um adubo de longa duração.
- Proteja a floração precoce das geadas tardias.
- Retirar as flores velhas das azáleas para prolongar e melhorar a floração.
- Use terra especial para rododendros.
- Depois da floração pode todos os ramos secos ou danificados.
Sem comentários:
Enviar um comentário