Páginas

Cultivo dos coentros

Cultivo dos coentros
Os coentros (Coriandrum sativum) são plantas aromáticas anuais, que fazem parte da família das Umbelliferae. São relativamente fáceis de manter, com a vantagem de apresentarem um crescimento rápido e alcançam a maturidade em aproximadamente 2 meses após a sementeira.

Cultivam-se principalmente pela folhagem, mas também pelas suas sementes, as quais têm propriedades particulares, dão sabor distinto a vários pratos, chás, doces e bebidas, são inclusive um ingrediente importante no tempero de pickles, principalmente o conhecido cornichon francês.

Características dos coentros


É uma planta aromática, que se adapta perfeitamente ao nosso clima. O ciclo cultural dos coentros varia entre os 90 e os 120 dias, contudo a colheita das folhas inicia-se aos 50 ou 60 dias após a sementeira.

Apresentam um porte baixo, entre os 30 e os 50 cm. As folhas são verdes e aromáticas, sendo as da base loboladas e as do topo finamente recortadas, quando esmagadas apresentam um odor forte, lembrando o cheiro do percevejo.
As flores atraem os insetos polinizadores e surgem entre a Primavera e o Verão. Estão dispostas numa inflorescência tipo umbela, são pequenas de tonalidade branca ou levemente rosadas.
As sementes são redondas com tonalidade beje, são muito aromática e apresentam uma um sabor distinto.

Sementeira e condições favoráveis ao cultivo dos coentros


Preferem exposição ensolarada, ambientes quentes, ao abrigo das correntes de ar, eles não suportam o vento, pois podem secar e morrer.

Procure semeá-los diretamente em local definitivo os coentros não apreciam grandes mudanças. São recomendadas sementeiras escalonadas, de modo a permitir colheitas regulares.

Os coentros não gostam de solo compacto, deve ser ligeiro, poroso e fértil, fresco e ao mesmo tempo com boa permeabilidade. Toleram solos de pH ácido, neutro e alcalino.

As sementes devem ser enterradas a uma profundidade de 1 cm. Procure manter o extrato ligeiramente húmido, até à germinação, que acontece entre 7 a 15 dias dependendo das condições ambientais. Quando as jovens plantas alcançarem 4 a 5 folhas, faça um desbaste, mantenha as mais vigorosas, de modo a permitir um crescimento mais uniforme.

Cuidados com os coentros


Procure regar os coentros regularmente nas horas mais frescas do dia, mantenha o substrato ligeiramente húmido, sem que o solo fique encharcado. A planta até tolera curtos períodos de seca, porem a falta de irrigação estimula a planta ao florescimento prematuro. Já o excesso de água pode levar ao amarelecimento das folhas.

Retire periodicamente as ervas daninhas de modo a não permitir a competição com o espaço, a luz e os nutrientes.

Colheita dos coentros


A colheita faz-se pelas folhas mais desenvolvidas, com um corte rente ao solo, não convém podar as folhas na totalidade, de modo a possibilitar que a planta continue a desenvolver-se de maneira equilibrada. O corte das folhas deve ser realizado pela manhã, pois é nesta altura do dia que os óleos essenciais estão mais concentrados.

As sementes de coentros são colhidas quando mudam do verde para o castanho, preferencialmente no período da manhã, após o orvalho ter evaporado. Depois de devidamente secas devem ser conservadas numa caixa hermética, ao abrigo da luz, de modo a manter todo o aroma.

Existe algumas semelhanças entre os coentros e a salsa, apesar de existirem notáveis diferenças nos sabores. As formas de cultivo são parecidas, contudo o tempo de germinação varia muito entre as duas plantas, enquanto os coentros levam de 10 a 15 dias a germinarem, a salsa pode levar 20 a 40 dias. Veja mais em: (Cultivo da salsa)

Nomes populares: coentro português, coriandro, erva percevejo, salsa árabe, salsa chinesa, culandro, cilandro, salsinha, cilantro (espanhol), coriandre (francês), coriander (inglês).

Sem comentários:

Enviar um comentário