Páginas

Astrophytum ornatum

Cacto pedra - Astrophytum ornatum
O Astrophytum é uma especie que pertence ao gênero Astrophytum e à família cactaceae. É nativo do México, onde se encontra em risco de extinção devido à extração exagerada com finalidade comercial.

É uma especie apreciada pelo sua forma incomum, visto de cima lembra a forma de estrela. Na fase inicial de crescimento manifesta forma cilíndrica, à medida que cresce vai tendendo para a forma colunar.Apresenta pintas brancas com distribuição irregular sobre uma base acinzentada, os espinhos são longos e raros.

As flores apresentam numerosas  pétalas amarelas e vistosas, surgem no ápice do caule, num tubo floral com aproximadamente 5 cm de comprimento e 3 a 7 centímetros de diâmetro. Podem ocorrer geralmente na Primavera e no Verão, mas surgem apenas depois da planta alcançar pelo menos 15 centímetros, o que pode levar 7 anos ou mais, dependendo das condições climáticas existentes.

Cuidados com o Astrophytum ornatum 


Solo e localização: Requer uma boa exposição solar e boa ventilação. É nos ambientes bem iluminados que ele encontra as condições ideais, quando lhe é fornecida luz insuficiente ele pode entrar em stress e consequentemente o seu crescimento fica afetado. É sensível ao frio.
O solo deve ser rico em matéria orgãnica e com uma boa percentagem de areia, de modo a permitir uma boa drenagem, um substrato indicado a cactos e suculentas cumpre bem essas funções.

Cuidados: A rega deve ser moderada, o excesso de água está na base dos principais problemas do Astrophytum ornatum. Não requer fertilização, cresce perfeitamente sem adição de adubos, no seu habitat natural cresce em solos relativamente pobres. Mas se quiser adubar o seu cacto, escolha um fertilizante indicado a cactos e suculentas, administre-o no máximo uma vez por mês e apenas na época de crescimento.

Multiplicação: A propagação realiza-se por sementes na Primavera ou no Verão. Contudo este cacto não se autopoliniza, sendo necessárias pelos menos duas plantas para se realizar a polinização, obter frutos e sementes.
Usos decorativos: Presta-se a jardins rochosos e belos arranjos juntamente com outras suculentas.

Nomes comuns: Cacto pedra, mitra de bispo, cacto chapéu de bispo, cacto estrela.

Sem comentários:

Enviar um comentário