Páginas

Incenso Bastardo - Plectranthus forsteri marginatus

Incenso Bastardo- Plectranthus forsteri marginatus
Nome cientifico: Plectranthus forsteri marginatus
Género: Plectranthus
Família: Lamiaceae
Ordem: Lamiales
Origem: Europa   Oceania
Ciclo de vida: Perene
Época de floração: Junho-Julho
Nomes vulgares: Incenso bastardo, mirra bastarda, planta vela, planta de incenso, hera sueca, falsa hortelã.

O Incenso Bastardo Plectranthus forsteri marginatus é uma planta perene, que apresenta uma folhagem atraente, com folhas aredondadas e bordas dentadas com margens brancas, surgem sobre hastes que vão ficando avermelhadas com a idade.

A planta liberta um intenso aroma idêntico ao incenso utilizado nas cerimonias religiosas, um facto que dá origem ao seu nome. O odor libertado também permite utilizar a planta como repelente de insetos. Tradicionalmente diz-se que esta planta quando cultivada e mantida por perto trás sorte.

O incenso bastardo apresenta algumas características invasivas, quando cultivado no chão é necessário tomar algumas precauções de modo a evitar o seu alastramento descontrolado.

Cuidados com o incenso bastardo - Plectranthus forsteri marginatus


Condições favoráveis: Aprecia uma boa exposição solar ou meia sombra, suporta o sol direto. Tolera bem o frio, mas não suporta a geada, no Inverno tende a perder algumas folhas, mas na Primavera a planta volta a rebentar vigorosamente.
O incenso bastardo aprecia solos ricos e aceita solos secos ou húmidos com boa drenagem..

Cuidados: Requer regas regulares. Retire as folhas secas e amarelas da planta, faça também uma pequena poda de limpeza quando verificar que a sua planta se encontra envelhecida. Preste atenção atenção à cochonilha e aos ácaros.

Multiplicação: Propaga-se facilmente por meio da divisão de rama, por estaca e sementeira.

Utilização: O Incenso bastardo é uma planta indicada para vasos suspensos ou como cobertura do solo, devido ao efeito pendente dos seus longos e flexíveis ramos. Tradicionalmente é utilizado para purificar o ar e como repelente de insetos.

Uso medicinal: Embora o incenso bastardo pertence à mesma família do boldo da terra, uma planta medicinal empregada popularmente nas dores de estomago, não foram encontradas referencias cientificas sobre o potencial bioativo do Plectranthus forsteri marginatus, embora se pese essa possibilidade.

6 comentários:

  1. Essa é a mesma planta que chamam de arruda de preto velho?

    ResponderEliminar
  2. sim...uma funcionária de floricultura deu este nome também

    ResponderEliminar
  3. Eu conheço como Arruda da África ou incenso

    ResponderEliminar
  4. A minha está bem rosada as pontas, e não sei o que fazer.....

    ResponderEliminar
  5. Ela é da Europa e Oceania. Nomes populares podem confundir a origem da planta.

    ResponderEliminar