Páginas

Escova de garrafa - Callistemon

Calistemo ou escova de garrafa - Callistemon
Género: Callistemon
Família: Myrtaceae
Origem: Oceania - Austrália
Ciclo de vida: Perene
Nomes populares: Calistemo, escova de garrafa, escovilhão, lava garrafas, penacheiro.

Descrição: O género callistemon conta com mais de trinta especies, por vezes difíceis de distinguir dada a sua semelhança. A escova de garrafa é uma planta arbustiva, que atinge em média 3 a 7 metros de altura.  É amplamente usada nos jardins como planta ornamental, pela beleza exuberante, facilidade de cultivo e adaptabilidade.

Os Callistemon possuiem ramos lenhosos com cascas salientes, que são ótimos para a fixação de plantas epífitas, como por exemplo as orquídeas (Como cultivar orquídeas em troncos).
As folhas são pequenas, lineares, coriáceas e aromáticas, possuem tonalidade verde, que com o tempo vão adquirindo tons bronzeados.

As inflorescências são o maior encanto desta árvore,  têm formato cilíndrico, com inúmeros estames vermelhos, que dependendo da variedade podem ser rosados ou amarelados, lembrando os escovilhões de garrafas. Surgem principalmente entre o Inverno e a Primavera, podendo a floração estender-se a todo o ano.
A flor depois de polinizada forma pequenos frutos lenhosos que ficam aderidos aos ramos e lembram pequenos sininhos.

A floração da escova de garrafa é muito atrativa ao polinizadores, beija flores, vespas, abelhas e vários tipos de outros insetos polinizadores. Atualmente em Portugal atrai outro tipo de insetos, as indesejadas vespas asiáticas (Vespa velutina nigrithorax ou vespa asiática). 

Cultivo e cuidados com a escova de garrafa - Callistemon


Condições de cultivo favoráveis: A escova de garrafa adapta-se ao clima tropical, sub-tropical, temperado e mediterrânico, portanto, adapta-se tanto em climas quente como em climas frios, tolerando inclusive a geada. Aprecia o sol pleno.
Solos: Não é exigente quanto às qualidades do solo, tolera inclusive algum grau de salinidade. Desenvolve-se bem em locais secos ou mais húmidos, desde que tenham boa drenagem. Também se desenvolve bem em vasos.

Manutenção da Escova de garrafa - Callistemon: Rega: A escova de garrafa é resistente à secura, mas quando jovem, mantenha o solo ligeiramente húmido. Depois de adulta pode espaçar as regas da escova de garrafa.
Adubação: Para conseguir uma floração plena e exuberante é recomendada fazer adubação duas vezes ao ano com um NPK que disponha o P (fosforo) em maior quantidade, como por exemplo (4-14-8).

Multiplicação da escova de garrafa - Callistemon: A propagação mais indicada é por via da sementeira, porém também é realizável por estaquia de ramos lenhosos com aproximadamente 15 centímetros de comprimento. As sementes do Callistemon devem ser colhidas, guardadas em sacos de papel e armazenadas em local seco e arejado, depois de alguns dias as capsulas começam a liberar as sementinhas.

Uso paisagístico: A escova de garrafa (Callistemon) é indicada a jardins grandes ou pequenos, calçadas e cercas vivas, apesar de não formar barreiras muito densas.

Poda da escova de garraffa - Callistemon 


O calistemo é um arbusto rustico que não exige grande manutenção, apenas uma poda de limpeza, eliminar os ramos secos, desalinhados e os rebentos que nascem na base do caule.
Se pretende uma árvore frondosa, após a floração retire as extremidades dos ramos florais, esta prática mantém a planta compacta e estimula a floração da época seguinte. Contudo há que lembrar que ela têm tendencias pendentes e ao cortar as extremidades, pode contrair o efeito de planta chorona.
Se planejar manipular a forma da planta poderá realizar uma poda de formação, eliminando e talhando os ramos desnecessários.
Pode igualmente ser podado com a finalidade de ganhar formas decorativas ou ser talhado com o intuito de formar sebes. As podas devem ser realizadas após a floração.

Curiosidades: Callistemon vem do grego, Kallistos significa "muito bonito" Stêmôn significa estame.

Sem comentários:

Enviar um comentário