Como cultivar orquídeas em troncos

Cultivar orquídeas montadas em troncos
Na natureza a grande maioria de especies de orquídeas encontram-se a crescer agarradas aos troncos das árvores, sendo classificadas como plantas epífitas. Contudo vale lembrar que as orquídeas não são plantas parasitas, elas não consomem a seiva de outas plantas, nem prejudicam o seu desenvolvimento. Elas utilizam os troncos e os ramos como suporte, usufruem do abrigo da copa das árvores e recebem matéria orgãnica que é decomposta naturalmente.

As orquídeas epífitas possuem raízes grossas cobertas por uma camada de cálulas esponjosas, à qual se dá o nome de velame. Estas caraterísticas permitem que as raízes absorvam água rapidamente e se "colem" aos troncos e ramos das árvores.

Condições ideais para o cultivo das orquídeas montadas


Colocar orquídeas nas árvores traduz-se numa experiencia prazerosa e enriquecedora, sendo esta prática designada como: orquídeas montadas.

A copa das árvores cria as condições ideais para o perfeito desenvolvimento das orquídeas. Os raios solares não atingem diretamente o tronco e geralmente o ambiente é mais húmido. Se montarmos as orquídeas em trocos de árvores, já temos as condições reunidas e pouco há a acrescentar, se optarmos por colocar as orquídeas montadas em pedaços de tronco ou cascas de árvores, convém ter em consideração de as colocar em locais que ofereçam qualidades parecidas ao seu ambiente natural.

O processo é bem simples, consiste em procurar um pedaço de tronco rugoso que mantenha alguma humidade e facilite a fixação das raízes. Descarte os troncos tratados com produtos químicos ou que libertem resinas, as orquídeas não gostam destes elementos. É importante escolher materiais de fixação que não sufoquem ou estrangulem as raízes como plásticos rígidos ou arames, use fibras naturais ou tecidos.

Coloca a orquídea num local iluminado, mas sem a incidência direta dos raios solares. Se a colocar numa árvore certifique-se que a copa não é demasiadamente densa, ela deve deixar passar luminosidade suficiente. Caso ela não goste do local, ela dará os sinais, um crescimento fraco, inexistência de rebentos e floração nula ou fraca,

Como prender as orquídeas em ramos ou cascas de troncos


  1. A mudança da orquídea deve ser realizada apos a floração, somente apos as flores secarem e começarem a cair. Nesta fase a orquídea iniciará o processo de um novo ciclo no seu novo habitat.
  2. Inspecione a planta, verifique se as raízes estão saudáveis, corte as que se apresentem secas, velhas ou doentes.
  3. Depois de escolhida a base de apoio, coloque um pouco de musgo, este vai permitir manter um pouco mais a humidade.
  4. Posicione a planta em cima do musgo, com o cuidado de manter a sua posição natural e amarre-a com firmeza ao tutor com materiais suaves. Ela não deve balançar com o vento.
  5. A rega e pulverização das orquídeas montadas deve ser regular, porque a ausência de substrato conduz a uma maior rapidez de evaporação de água e pode levar à desidratação da planta.

Orquídeas indicadas ao cultivo em troncos (montadas)


Nem todas as orquídeas se dão bem em troncos, algumas delas são terrestres como a cymbidium e a orquídea bambu. Contudo a maioria das orquídeas são epífitas e adaptam-se perfeitamente ao cultivo em árvores, dentre elas destacamos:

Phalaenopsis (Como cuidar uma phalaenopsis)
Cattleya
Oncidium (Dicas de cultivo da oncidium)
Dendrobium
Vanda
Brassia
Encyclia
Maxillaria
Laelia
Dracula
Miltonia
Rodriguezia
Bulbophyllum

Pela dificuldade de transporte e manuseamento, geralmente as orquídeas indicadas ao cultivo em troncos, encontram-se à venda em vasos plásticos transparentes e substrato poroso. Deste modo as raízes das orquídeas recebem alguma luz e o substrato permite uma boa circulação de ar e facilita a drenagem ao permitir que a água escorra rapidamente para fora do vaso.

Sem comentários:

Enviar um comentário