Páginas

Sedeveria letizia

Sedeveria letizia

Família: Crassulaceae 
Filiação: (Sedum cuspidatum e Echeveria setosa var. Ciliata)
Ciclo: perene
Nomes populares: Sedeveria
Curiosidade: A Sedeveria letizia é é um híbrido intergenérico resultante do cruzamento entre Sedum cuspidatum e Echeveria setosa.

Descrição: A Sedeveria letizia é uma linda suculenta que forma rosetas elegantes e coloridas. Quando submetidas ao stress adquirem extremidades avermelhadas sobre um verde brilhante, macio e suave. Essa ação stressante é provocada pelo sol ou pelo frio. Quando cultivadas á sombra ficam totalmente verdes.
É uma espécie que tem o hábito de se ramificar na sua base. Com o tempo as rosetas mais velhas exibem-se no topo do caule desnudado, curto e pouco visível. As novas rebentações vão surgindo á volta das mais velhas, densamente agrupadas.
As raízes são finas e pouco profundas, perfeitamente apropriadas ao cultivo em vaso. 
As flores apresentam tonalidade branco pérola e começam a surgir na Primavera. 

Cuidados com a Sedeveria letizia 


Condições de cultivo favoráveis: Aprecia uma boa exposição solar de preferência sol pleno embora tolere sombra parcial. Um bom aporte de luz solar garante cores mais intensas, sendo que a planta ganha uma tonalidade avermelhada na orla das folhas. Resiste muito bem ao calor e ao frio, suporta temperaturas até -4ºC. No Inverno a Sedeveria letizia tende a perder as folhas inferiores, tornando-se pernaltuda.
É essencial que o solo seja poroso e garanta uma boa drenagem da água (Como preparar terra para cactos e suculentas). 

Floração da Sedeveria letizia
Floração  da Sedeveria letizia
Rega: A Sedeveria letizia é bastante resistente à seca, contudo uma irrigação controlada garante uma planta mais exuberante. Durante o período de crescimento a regue deve ser moderada, sendo recomendada a sua redução na fase de repouso. O essencial é deixar secar o solo entre as regas. Tal como a maioria das suculentas a Sedeveria letizia não suporta o encharcamento, o excesso de água pode potenciar o apodrecimento das raízes e levar ao seu colapso.

Pragas: Poderá ser sujeita ao ataque da cochonilha, sendo possível remova estes parasitas com ajuda de um algodão embebido em álcool, ou com um cotonete nos pontos mais inacessíveis.

Propagação: A multiplicação é muito rápida e fácil, se for executada durante a Primavera até ao Outono. É muito praticada através das pequenas rosetas que surgem em grande numero à volta da planta mãe. Também é possível propagá-la por via das folhas. Leia mais em:(Como multiplicar as suculentas)

Cuidados: A Sedeveria letizia é uma planta de baixa manutenção, contudo poderá melhorar o seu aspeto, mantendo-a limpa das folhas amarelas ou secas. Quando a planta se apresenta muito pernaltuda, cote a roseta a poucos centímetros do solo e coloque-a noutro vaso. Quanto à parte decapitada, ela irá produzir novos rebentos e dará origem a uma nova plantinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário