Como multiplicar as suculentas através de folhas

As suculentas apresentam uma grande capacidade de sobrevivência e essa característica manifesta-se na sua propagação. As folhas e os caules destas plantas enraízam facilmente quando se soltam da planta mãe e algumas criam raízes mesmo fora do solo. Por isso multiplicar um suculenta é um processo muito fácil. A técnica mais conhecida e utilizada é a propagação por estaca, mas as folhas também dão origem a novas plantas. O método é simples e a taxa de sucesso é elevada, permitindo obter um grande numero de suculentas sem gastar muito dinheiro.

A reprodução de suculentas por das folhas é um método bastante atrativo, permite conseguir um grande numero de novas plantas com características idênticas à mãe.  
Geralmente as folhas criam raízes em 2 a 3 semanas, porém algumas demoram mais de um mês ou até mesmo dois, depende muito das condições climáticas e do tipo de suculenta. Com tempo quente elas propagam mais rápido. O fundamental é nunca desistir, enquanto a folhas não se deteriorarem há sempre chances, elas conseguem surpreender-nos, mesmo quando se apresentam um pouco murchas. 

O processo de multiplicação de suculenta por estaca, requer uma pequena secagem de dois dias, de modo a concluir o processo de cicatrização e evitar podridões desnecessárias.

6 passos para propagar as suas suculentas através das folhas



  1. Retire uma folha adulta da planta mãe. Remova-a delicadamente, fazendo um movimento giratório, de modo a que ela saia intacta. As folhas escolhidas devem apresentar saudáveis, com o estado de maturação completo, livres de manchas e sinais de doenças.
  2. Não enterre as folhas, apenas as coloque sobre a superfície da terra porosa. Deve escolher um substrato próprio para cactos e suculentas, ou uma mistura feita em casa de substrato com areia (Como preparar terra para cactos e suculentas)
  3. Coloque num lugar iluminado, evitando a incidência direta dos raios solares, principalmente nas horas de mais calor.
  4. Deixe as folhas das suculentas repousarem por uns 2 dias sobre a terra seca de modo a cicatrizarem. 
  5. Depois vá regando de um modo leve, sem exagerar na quantidade de água. Vá mantendo a terra ligeiramente húmida, resistindo à tentação de regar em demasia, o excesso de humidade pode levar ao apodrecimento do material vegetativo. Sugiro que o faça com vaporizador ou uma garrafa com um pequeno furo na tampa.
  6. Logo que verifique o aparecimento de novas raízes, mova a folha para um vaso com o mesmo substrato usado no processo anterior, mantendo a folha na mesma posição e cubra ligeiramente as raízes da folha com o substrato. Com o cuidado de não cobrir a pequena muda que começa a surgir na base da folha.
  7. Prossiga com o processo de rega gradual e siga os procedimentos normais indicados às plantas suculentas.

Propagar suculentas a partir da haste floral


Apesar do método de propagação a partir das folhas ser altamente viável,  torna-se difícil em alguns tipos de suculentas, geralmente acontece com as hibridas. Neste caso a utilização da haste floral é uma das soluções para a reprodução de novas plantas. Antes das flores abrirem, corte a haste pela base. Remova o ápice com os botões e mantenha apenas a parte que apresenta as folhas pequenas. Deixe os cortes cicatrizarem e plante num substrato arenoso. Regue e mantenha em local sombreado até surgirem as novas brotações.

1 comentário:

  1. Tenho uma Echeveria. É muito linda! Tenho dado de presente a minhas amigas, que adoram.

    ResponderEliminar