Páginas

Orquídea Cambria

Orquídea Cambria
Família: Orchidaceae
Subfamília: Epidendroideae
Tribo: Cymbidieae
Subtribo: Oncidiinae
Gênero: Cambria

Descrição: Cambria é um nome comercial dado aos híbridos intergenéricos, um nome generalizado para denominar vários géneros cruzados de orquídeas: Oncidium, ,Ondontoglossum, Miltonia, Cochlioda e Brassia. 
As Cambrias são de fácil cultivo, indicadas a iniciantes, pois não são muito exigentes. Apresentam um crescimento mais vigoroso, maior resistência às pragas e florações exuberantes. Todas têm um crescimento simpodial, ou seja, crescem lateralmente formando gemas na sua base. São caracterizadas pela formação pseudobulbos bastante alongados, lateralmente achatados de onde surgem as folhas e a haste floral.  No geral as inflorescências sustentam de três a sete flores. O formato, o tamanho e a cor das flores destas orquídeas podem ser muito diversas, na generalidade apresentam cores forte e vibrantes, pintalgadas ou simples. No final da floração formam-se novos pseudobulbos que vão dar inicio a novas plantas e novas floração.
Dependendo do cruzamento a que foram sujeitas, cada Cambria têm o seu próprio nome: Odontocidium, Miltonidium, Vuylstekeara, Bealleara.

Cuidados das Orquídeas Cambria



Condições de cultivo favoráveis: Preferem locais com boa circulação de ar e sem a incidência direta dos raios solares. Tal como a maioria das orquídeas, gosta de boa luminosidade, mas não gosta que os raios solares incidam diretamente sobre ela. O excesso de sol pode provocar queimaduras nas folhas, murchamente das flores e secagem prematura das raízes.
A temperatura ótima de cultivo situa-se entre os 18º e os 24ºC.  No Inverno suportam temperaturas até 5ºC. As mudanças de temperatura estimulam a formação de inflorescências, mas não são decisivas. 
Dentro de casa, deverá ser colocada nas janelas viradas a Este ou Oeste, desde que tenham algum tipo de sombreamento.

Manutenção das Orquídeas Cambria: As raízes da Cambria são finas e frágeis e têm forte probabilidades de apodrecer com regas excessivas ou substratos demasiado húmidos. A frequência da rega depende de vários fatores como temperatura, humidade e composição do substrato. O ideal é realizar o teste do "dedometro", toque o substrato, se ele estiver húmido deixe a rega para depois, se estiver seco forneça água.
A rega de duas maneiras, regando por cima ou por imersão do vaso da planta. Na segunda opção, depois de uns breves minutos retira-se o vaso da água e deixa-se escorrer o excesso na totalidade.
A água para irrigação deve ser de alta qualidade, use apenas água não calcária, sem cloro e á temperatura ambiente . Prefira água macia e purificada, como água da chuva, destilada ou de nascente não calcária.
Uma pulverização sempre é bem vinda, as orquídeas não gostam de ambientes demasiado secos. 
A adubação é feita por duas fases. Na pós floração, administra-se um adubo de crescimento rico em azoto, de modo a estimular  o crescimento vegetativo. Depois dos pseudobulbos atingirem o ápice de crescimento passa-se a usar um adubo rico em fosforo e potássio para estimular a floração. 

A reprodução e transplante das  orquídeas Cambria. A reprodução faz-se por meio da divisão. É necessário fazê-lo com cuidado de modo a danificar o menos possível as raízes.
O transplante pode ser feito em qualquer época do ano, desde que a planta não esteja em floração. Plante a nova orquídea num meio que não retenha demasiada humidade sobre as suas raízes. Escolha uma mistura com boa capacidade de drenagem, uma que contenha casca de pinheiro, espagnum e carvão. Na hora de plantar é primordial que a orquídea  fique bem firme, se necessário aplique um tutor. O vaso deverá ter bons orifícios de drenagem, preferencialmente poroso ou de plástico escuro. 
Deve ser replantada a cada 2 ou 3anos, conforme com as condições do substrato, quando este estiver com aparência deteriorada e comece a reter mais umidade.
Como trata-se de uma orquídea que descende de vários gêneros de hábito epífito, pode também cultivar a Cambria montada sobre um tronco (Como cultivar orquídeas em troncos)
Poderá fazê-lo ao ar livre em climas quentes ou sob abrigo em climas frios. E como fazê-lo sob proteção? Plante a sua orquídeas em pedaços de tronco e pendure-os em locais abrigados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário