Páginas

Elimine os fungos das suas plantas sem recorrer a pesticidas

Elimine os fungos das suas plantas sem recorrer a pesticidas
É comum surgirem manchas nas plantas, manchas essas que podem ser amareladas, acastanhadas ou esbranquiçadas, algumas com aparência de bolor. Normalmente são doenças provocadas por fungos, uns seres com uma grande capacidade de proliferação, que se dissipam através de esporos.

Sem andar com rodeios, é certo dizer que são facilmente tratáveis com pesticidas, mas existem diversas formas de combater as doenças fúngicas sem recorrer a tratamentos agressivos ao ambiente. Além de não poluírem o planeta, estas mesinha caseiras não são tóxicas para os seres humanos e podem inclusive ser ser usados em plantas comestíveis.

Antes de refletir no tratamento é preciso pensar na prevenção, é importante remover folhas secas ou amareladas que possam ser potencias focos de infeção. É importante manter a planta arejada de modo a permitir uma boa circulação de ar e minimizar as hipóteses de sobrevivência dos fungos. Outra consideração importante é tentar manter o menos tempo possível a planta húmida. Sempre que possível faça a rega pela manhã, durante o dia o solo e a planta secam mais rápido e não permanecerão tanto tempo húmidos.
Outra dica importante é quando comprar uma planta nova, coloque-a de quarentena, com o objetivo de reduzir as hipóteses das outras plantas serem contaminadas caso ela venha infetada com fungos. 

4 receitas de fungicidas caseiros para combater as doenças provocadas por fungos


➤ Calda de leite

Nesta receita usa-se uma parte de leite para nove de água. 
Exemplo: 100 ml de leite em 900 ml de água.

Coloque a calda num borrifador e aplique nas plantas afetadas, molhe bem as partes mais atingidas.
Esta mistura também se revela eficaz no tratamento contra os ácaros. Todos os detalhes em: (Leite de vaca no tratamento de doenças das plantas)

➤ Solução de água oxigenada

Usa-se quatro colheres de sopa num litro de água
É primordial escolher água oxigenada volume 10.

Agita-se e aplica-se nas plantas afetadas. Borrife a folhagem ou o solo á volta do caule da planta para a prevenção da podridão da raiz. (Truque da água oxigenada para as plantas)

➤ Calda de vinagre

Nesta diluição usa-se o vinagre de maçã.
Emprega-se uma colher de sopa em um litro de água.

Mexa bem e verta a solução num borrifador e pulverize as plantas. 
Além da sua ação fungicida esta mistura  também combate afídeos e outros tipos de insetos. Todos os detalhes em: (Usos do vinagre na horta e no jardim)

➤ Calda de camomila

Misture 50 g de flores de camomila com  1 l de água.

Deixe a mistura  em repouso por três dias, com o cuidado de agitar 3 a 4 vezes ao dia. 
Findo o tempo, coe o preparado e pulverize as plantas doentes.

Regras básicas do tratamento de plantas


A maioria dos tratamentos não têm efeito imediato e a insistência é a palavra chave. O ideal é borrifar as plantas pelo menos uma vez por semana, até se observar a ausência de sintomas. Se chover, reaplique.

Não aplique estas soluções nas horas de maior calor. O sol direto ao incidir sobre os líquidos pode potenciar o efeito de lupa e provocar queimaduras. Além disso as folhas e outras partes aéreas da planta têm umas pequenas aberturas chamadas de estômatos, responsáveis pela fotossíntese, respiração e absorção de nutrientes. Estas estruturas também estão relacionados com a perda de água por transpiração, portanto, nas horas de maior calor os estómatos fecham-se com o intuito de proteger a planta, nas horas mais frescas estão abertos e mais recetivos á absorção dos tratamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário