Truque da água oxigenada para as plantas

Água oxigenada nas plantas
Quem gosta de plantas procura sempre algo milagroso que ajude a resolver as maleitas que as assombram. A água oxigenada pode ser uma dessas soluções e ser usada para evitar vários problemas que impendem o crescimento harmonioso das nossas verdinhas. Não é mito, a ciência comprova.

A água oxigenada é uma solução aquosa, uma mistura de água e peróxido de hidrogênio com fórmula química H2O2. É um poderoso oxidante com propriedades virucidas, germicidas, bactericidas, esporicidas e fungicidas. Já se conhece o seu uso na desinfeção de feridas, esterilização e descoloração de cabelos,  entre outros: (Características e usos da água oxigenada), mas ela também pode ser uma forte aliada no combate das doenças e pragas das plantas. 

O peróxido de hidrogênio provoca uma fácil oxidação dos compostos orgânicos, uma caraterística que o torna num potente desinfetante. Através da oxidação ele destrói (queima) , bactérias, fungos, algas e até larvas e insetos. Mas cuidado, dependendo da concentração e dosagem ele pode danificar até as raízes e as folhas das plantas. É recomendado como um defensivo agrícola, porque o seu modo de ação não deixa resíduos tóxicos, após a oxidação, transforma-se em água e oxigénio.

Principais benefícios do uso da solução de água oxigenada no tratamento de plantas


 Regar suas plantas com peróxido de hidrogênio misturado com água permite liberar e adicionar mais oxigênio ao solo. A planta absorve mais nutrientes e água, o que estimula seu crescimento. 
Previne a podridão das raízes. Quando a água oxigenada entra no solo ela acaba por se decompor, a água separa-se do oxigénio e este é libertado. Os fungos são organismos anaeróbicos, não sobrevivem com grande quantidade de oxigénio. 
Controla fungos, bactérias e esporos. 
Elimina vários tipos de pragas das folhas das plantas. Controla vários tipos de insetos, destruindo alguns componentes da parede celular  dos organismos. Extermina pulgões, cochonilhas, entre outros.
Estimula o crescimento de novas raízes e acelera o pegamento das plantas e das estacas. 
Protege as plantas contra os stress abióticos: falta de água, salinidade excessiva, mudanças bruscas de temperatura.
Estimula e acelera a germinação das sementes.

Como preparar e usar a solução de água oxigenada

4 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes
1 litro de água

Misture a água oxigenada de 10 volumes  com a água e coloque dentro de um borrifador. 
Atenção: Aplique obrigatoriamente a oxigenada liquida volume 10 (peroxido de hidrogénio a 3%). 
Não aplique sob o sol, faça-o ao fim do dia ou de noite, de modo a proteger a planta de eventuais queimaduras solares. 

Fungos e pragas das folhas: Borrife generosamente a solução sobre a planta, principalmente as partes mais afetadas pelas pragas. Trate  uma vez por semana até exterminar os fungos e as pragas. Em casos de altas infestações, faça aplicações diárias até diminuir os sinais da praga. 

Podridão das raízes: Borrife a solução no solo ao redor da planta. Esta operação ajuda a prevenir a podridão ou recuperar infeções pouco adiantadas. Quando a podridão está muito avançada há pouco a fazer. 

Mudas novas: Borrife a solução sobre o substrato e sobre a planta recém plantada. A solução vai estimular a formação de novas raízes e atenuar o efeito de stress hídrico. Favorecer uma recuperação rápida, ajuda a impulsionar o crescimento e promete plantas mais saudáveis.

Germinação de sementes: Mergulhe as sementes na solução e deixe de molho por 30 minutos a duas horas, dependendo da semente. Isto permite o aceleramento da germinação das sementes, proporcionando raízes e plantas mais resistentes.

Enraizamento de estacas: Antes de plantar a estaca molhe-a por inteiro com a solução e cada vez que regar a estaca regue-a com a solução de água oxigenada.

Desinfeção do material de cultivo: A água oxigenada também é muito útil na desinfeção do material de jardinagem. É um poderoso agente para rápida desinfeção e é capaz de dissolver sais acumulados. Faça a imersão dos objetos por 30 minutos nesta mistura para assegurar uma correta desinfeção;

Água oxigenada no tratamento de orquídeas


A solução de peroxido de hidrogénio consegue controlar com eficiência os insetos e os fungos que se alojam nas folhas e no substrato das orquídeas. É benéfico para o sistema radicular, aumenta a eficiência foliar e melhora o desempenho fotossintético da planta.
Ao regar ou pulverizar uma orquídea florida não molhe de modo algum as flores com a solução preparada. 
Se a planta a curar se tratar de uma orquídea Phalaenopsis, tenha o cuidado de verificar o acumulo de água no núcleo das folhas, elimina o fluido com ajuda de um cotonete ou um pano normal (Como Cuidar a Orquídea Phalaenopsis)
Se a orquídea apresentar partes necrosadas, elimine as parcelas afetadas com ajuda de uma tesoura ou lamina vem afiada, mantenha apenas os tecidos saudáveis. De seguida borrife a solução sobre as folhas.
Se a orquídea apresentar raízes afetadas, elimine-as com ajuda de uma tesoura bem esterilizada. Posteriormente mergulhe o raizame limpo num recipiente com a solução de água oxigenada e deixe por 20 minutos.

Água oxigenada no tratamento de suculentas


A água oxigenada ajuda as suculentas a ficarem mais saudáveis, previna a incidência de pragas e fungos, areja o solo e é fácil de aplicar. É particularmente eficiente no tratamento e prevenção da fumagina, uma doença causada por fungos e que indica geralmente que a planta foi atacada por pragas sugadoras de seiva. Ela forma uma barreira negra superficial sobre a folha e impede-as de realizarem corretamente a fotossíntese 
Pulverizar o substrato das suculentas ajuda a prevenir a podridão das raízes, mas não funciona bem em em processos de infeção iniciada. A melhor hipótese é tentar salvar a planta fazendo a decapitação, remover todas as partes afetadas e plantar apenas a parte sã. 

17 comentários:

  1. Amei as dicas vou passar hoje nas minhas plantas.

    ResponderEliminar
  2. Qual a periodicidade que posso regar as plantas com essa mistura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez por semana se não estiver com infestação de insetos, cochonilhas e pulgões. Se estiver com problemas com esses organismos, daí diariamente, sempre ao final da tarde.

      Eliminar
    2. Sei que aplicamos a tarde, , mas precisa lavar depois no outro dia para não queimar as folhas?

      Eliminar
    3. Não é necessário, pois a noite é tempo suficiente pra decomposição do composto e liberação do Oxigênio!

      Eliminar
  3. Começarei hoje mesmo o tratamento, obrigado pela dica, muito valiosa.

    ResponderEliminar
  4. Vou testar! Parece ser muito eficiente! Não Tóxico!

    ResponderEliminar
  5. Nossa encontrei essa página agora já amei

    ResponderEliminar
  6. Obrigada. Excelente texto. Tenho dúvida quanto a forma de aplicação. Posso regar normalmente, com regador?

    ResponderEliminar
  7. Olá, acabei de aprender essa técnica, mas confundi a dosagem da solução, 250ml coloquei 2 colheres de sopa , acredito que deveria ser 1 , o que pode acontecer ??

    ResponderEliminar
  8. O que acha de usar borra de café como fertilizante de suculentas? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A borra de café deve ser decomposta antes de colocar no vaso

      Eliminar
  9. Vou seguir esta informação. Obrigada pela v/ajuda.

    ResponderEliminar
  10. Posso usar água oxigenada 20 volumes e talvez dobrar a quantidade de Água?

    ResponderEliminar